Questões de Concurso Público Prefeitura de Dourados - MS 2024 para Médico
Foram encontradas 30 questões

Internet: Eletrocardiograma na sala de emergência: guia prático de diagnóstico e condutas terapêuticas / editores Maria Margarita Castro Gonzalez, Glaucylara Reis Geovanini, Sérgio Timermman. 2ª ed. – Barueri, SP: Manole, 2014.
Paciente do sexo masculino, 67 anos de idade, obeso, hipertenso em tratamento, diabético e em tratamento irregular; não faz uso de antiplaquetários e é tabagista, com carga tabágica de 60 maço-ano. Ele apresenta-se na sala de emergência de pronto atendimento com dor torácica e sinal de Levine, iniciados há cerca de 80 minutos. O Centro Terciário para transferência do paciente fica a 40 minutos de distância. Ao exame físico, estado geral regular, pálido, sudoreico e com fáscies de dor; ausculta cardiopulmonar mostra apenas crepitações em bases pulmonares; pressão arterial sistêmica é de 178x108 mmHg; e frequência cardíaca.
Com base no eletrocardiograma apresentado — considere os parâmetros configurados: 25 mm/s; 10 mm/mV — sem contraindicações à terapia trombolítica, assinale a alternativa que apresenta a conduta médica correta a ser tomada.

Internet: ECG essencial [recurso eletrônico]: eletrocardiograma na prática diária / Malcolm S Thaler ; tradução e revisão técnica: de Jussara N. T. Burnier. – 7.ª ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta a ser tomada diante da avaliação de um paciente internado em leito intensivo com o seguinte trecho de traçado eletrocardiográfico (parâmetros: 25 mm/s; 10 mV/mm).
Com base nessa informação, assinale a alternativa que corresponde à artéria culpada.
Assinale a alternativa que apresenta o fármaco contraindicado para controle pressórico neste momento.

Considerando o caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico de entrada, o diagnóstico evolutivo e a conduta médica imediata.

Internet: Medicina de Emergência: abordagem prática / editores Ludhmila Abrahão Hajjar ... [et al.] – 18. Ed., rev. e atual. – Santana de Parnaíba [SP]: Manole, 2024.
Considerando a interpretação do eletrocardiograma (parâmetros: 25 mm/s; 10 mm/mV), assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico nosológico compatível e a conduta adequada inicial, respectivamente.
De acordo com o caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o principal agente etiológico para o caso em tela e a antibioticoterapia a ser instituída.
Acerca do caso hipotético e dos sinais e sintomas de choque hemorrágico/hemorragia por classe, assinale a alternativa que apresenta a classe e o percentual de sangue de perda do volume sanguíneo, respectivamente.
Assinale a alternativa que apresenta a pontuação na Escala de Coma de Glasgow.

Internet: Advanced Trauma Life Support. Tenth Edition. Copyright© 2018 American College of Surgeons 633 N. Saint Clair Street Chicago, IL 60611-3211.
Paciente vítima de traumatismo cranioencefálico, após avaliação primária e secundária, realiza um exame de imagem. No que diz respeito ao caso hipotético e à interpretação do exame de imagem, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica correta.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta médica imediata a ser adotada nessa situação.

Fonte: Friedmann, Antonio Américo Eletrocardiograma em 7 aulas: temas avançados e outros métodos/Antônio Américo Friedmann. - 2. ed. - Barueri, SP: Manole, 2016.
Um paciente de 7 anos de idade, acompanhado por responsável, apresenta eletrocardiograma com os seguintes parâmetros: 25 mm/s; 10 mm/mV. O exame foi realizado devido ao genitor ter falecido de forma súbita aos 40 anos. Com relação ao traçado eletrocardiográfico, à interpretação diagnóstica e conduta médica, assinale a alternativa correta.