Questões de Concurso Público EBSERH 2013 para Farmacêutico
Foram encontradas 13 questões
Sobre o valor do sedimento urinário no diagnóstico das doenças renais, assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) cilindros hemáticos ocorrem apenas nas doenças glomerulares.
( ) cilindros leucocitários não ocorrem apenas na pielonefrite aguda.
( ) Eosinofilúria sugere nefrite intersticial aguda.
( ) Cilindros granulosos podem ocorrer na injúria renal aguda.
A sequência correta é:
Sobre o teste de Coombs direto atualmente denominado Teste da antiglobulina direta, podemos afirmar:
I. Detecta anticorpos maternos ligados nas hemácias do Recém-nascido identificando a doença hemolítica do recém-nascido.
II. Dispensa a realização da pesquisa de anticorpos irregulares no soro dos receptores.
III. Previne a aloimunização.
IV. Nas técnicas em tubo as lavagens inadequadas podem ocasionar reações falso-negativas.
Com relação ao sistema Rh podemos afirmar:
I. RhD “normal”: possui todos os epítopos, previstos inicialmente como nove, mas estudos atuais demonstraram 37 epítopos já descritos até o momento.
II. RhD fraco: Fraca Expressão de RhD e são causados pela substituição de aminoácidos nas porções transmembranas e intracelulares da proteína RhD devido a uma única mutação missense no gene RHD.
III. D parciais: São caracterizados pela ausência de um ou mais epítopos originais do antígeno D que foram substituídos para outra(s) sequência(s) de aminoácidos. Essas trocas foram promovidas por mutações de ponto missenses no gene RHD ou rearranjos gênicos entre RHD e RHCE, alterando qualitativamente a proteína RhD na porção extracelular.
IV. Os indivíduos que expressam o antígeno D fraco e os indivíduos D parciais devem ser considerados fenotipicamente Rh(D)negativo, e não poderão receber transfusões de hemácias contendo antígeno Rh(D) sob risco de produzirem anti-D.
I. Em cirurgias eletivas, devem ser consideradas ações que reduzam o consumo de hemocomponentes alogênicos, como métodos que diminuam o sangramento no intraoperatório ou a realização de transfusão autóloga.
II. Retrovigilância - processo de identificação dos doadores de unidades de sangue ou hemocomponentes soronegativos, porem provenientes de receptor que posteriormente apresentou soro-conversão para infecções transmissíveis por transfusão.
III. A instituição de assistência a saúde que possuir serviço de hemoterapia deve constituir um comitê transfusional, multidisciplinar.
IV. A transfusão de sangue e componentes deve ser utilizada criteriosamente na medicina, por ser um procedimento que não esta isento de risco. Sua indicação não poderá ser objeto de analise e aprovação pela equipe médica do serviço de hemoterapia.
Estão corretas as afirmativas: