Questões de Concurso Público EBSERH 2013 para Profissional de Educação Física
Foram encontradas 25 questões
Gallahue e Donnelly (2008) situam em três os níveis de aprendizado dos indivíduos às novas habilidades motoras sendo estes sequencialmente apresentados na alternativa: a) Aquisição, con
“O Corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, através do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais num processo de inCORPOração (a palavra é significativa). Mais do que uma aprendizagem do intelectual, o indivíduo adquire um conteúdo do cultural, que se instala no seu corpo, no conjunto de suas expressões” (DAOLIO, 1995).
Considerando o corpo na perspectiva apresentada por Daolio (1995) onde este se situa como produto de uma construção social específica e cada gesto cada postura como expressão individual de uma totalidade social, é necessário que as práticas do profissional de Educação Física se distanciem daquelas tradicionais e mecanicistas e adotem uma prática:
I – Exercício Físico
II – Aptidão Física
III – Atividade Física
IV – Estilo de Vida
V – Qualidade de Vida
A) Conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas.
B) Condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano.
C) capacidade de conduzir tarefas diárias com rigor e vivacidade, sem fadiga inadequada a ampla energia para conduzir os momentos de lazer e as exigências das atividades da vida diária.
D) Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso.
E) Forma de atividade planejada, estruturada e repetitiva.
“A necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho remonta a Revolução Industrial (Inglaterra, século XVIII). A partir desta época, o número de funcionários com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente. O advento de novos processos de produção trouxe em seu bojo mudanças consideráveis no ambiente de trabalho. Mais recentemente, a Era da Informática acentuou estas mudanças e catalisou suas consequências. Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.”(CONFEF, 2004)
O profissional de Educação Física ao atuar neste segmento do mercado de trabalho deve estar ciente dos principais fatores relacionados ao aparecimento dos quadros de LER/DORT sendo estes:
1. Resistência.
2. Vibração.
3. Posturas viciosas.
4. Compressão mecânica.
5. Repetitividade.
6. Força.
7. Frio/calor.
8. Estresse psicológico.
Assinale a alternativa correta.
Tênis X Frescobol (Rubem Alves)
O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário - e é justamente para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.
O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que ninguém erre. O erro de um, no frescobol, é um acidente lamentável que não deveria ter acontecido, pois o gostoso mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir... E o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...
A crônica de Rubem Alves contextualiza duas práticas da cultura de movimento no qual a competição se desenvolve em perspectivas diferentes. O tênis da forma apresentada pelo autor pode ser associado à dimensão “rendimento” e o frescobol à dimensão “educação”. Relacione as colunas de acordo, associando os tipos de esporte às suas respectivas características.
I – Esporte Rendimento
II – Esporte Educação
A- Objetiva o máximo desempenho.
B- Visa à aprendizagem e orienta-se para a generalidade
C- Enfatiza o processo.
D- Preocupa-se com a pessoa comum e é inclusivo.
E- Orienta-se para a especificidade.
I. O jogo cooperativo não é baseado em resultados finais de vencedor; ele acaba como uma ferramenta que coloca a diversão e o prazer acima de resultados. A cooperação é um processo em que os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas, e os resultados são benéficos a todos;
II. Os jogos de mesa são aqueles que necessitam de alguma base para serem jogados, que pode ser uma mesa. Mas nada impede que esses jogos sejam disputados, por exemplo, no chão, sobre um banco, no capô de um carro, etc. Os jogos de mesa são aqueles conhecidos como jogos de salão, em que o jogador não precisa despender muita energia corporal e, sim, esforço mental.
III. Os jogos populares somente são realizados em locais padronizados e estão ligados às regras e aos equipamentos institucionalizados, assim como, durante sua prática, nega-se a vida real e parte-se para uma esfera temporária de atividade que requer competição;
IV. Nos jogos de handebol, voleibol, basquete, futsal, futebol de campo, existe um significado central, que consiste em atacar, defender, recuar e contra-atacar, visando marcar pontos;
V. Jogos populares são aqueles conhecidos, também, como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados ou decididos pelos próprios jogadores, com variação no número de participantes e uma flexibilidade de regras, assim como não são necessários recursos materiais mais sofisticados, pois a gênese dos jogos populares está na cultura popular;
Estão CORRETOS os itens:
I. Flexão
II. Extensão
III. Abdução
IV. Adução
V. Circundução
A) Movimento no plano frontal, quando um segmento move-se para longe da linha central (média) do corpo.
B) Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.
C) Movimento de um membro que descreve um cone, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução.
D) Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) afastam-se um do outro.
E) Movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução de volta à posição anatômica.
Assinale a alternativa que estabelece a correta associação entre a nomenclatura dos principais movimentos corporais e seu conceito.
I. Dentre as diversas manifestações do organismo ao exercício físico dentre as quais o profissional de Educação Física pode basear-se na elaboração de programas voltados a prescrição de atividade física está o limiar anaeróbio.
Porque
II. O limiar anaeróbio se constitui no ponto em que as demandas metabólicas do exercício não podem mais ser satisfeitas pelas fontes aeróbias disponíveis e no qual ocorre a estabilização do metabolismo anaeróbio, refletindo a estabilização da concentração sérica de lactato.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.
Todas as alternativas abaixo são fatores fisiológicos que influenciam o VO2 máx., EXCETO:
A prescrição de exercícios para portadores de Diabetes Mellitus não Insulino-dependentes pode representar um papel importante na terapia destes indivíduos. Por outro lado, as motivações para o exercício, o conceito específico acerca de seu uso e os tipos de exercício que são aceitáveis podem se diferenciar consideravelmente entre grupos ou indivíduos.
Desta forma
As recomendações de exercícios devem seguir um protocolo único contemplando os diferentes tipos de diabetes (tipo I, tipo II ou pré-diabetes) inclusive no que diz respeito à idade ou sexo, a presença ou ausência de complicações crônicas relacionadas ao Diabetes.
Assinale a opção correta acerca dessas proposições.
Relacione os princípios relacionados na coluna da esquerda aos seus conceitos apresentados na coluna da direita.
I – Princípio de Sobrecarga
II – Princípio de Especificidade
III – Princípio de Diferenças Individuais
IV – Princípio da Reversibilidade
A - Refere-se às adaptações nas funções metabólicas e fisiológicas que dependem do tipo de carga imposta.
B -Declínio ou perda das adaptações fisiológicas e de desempenho decorrente da diminuição ou encerramento da participação no exercício regular.
C - Exercício realizado com intensidade acima dos níveis em relação aos quais o indivíduo encontra-se adaptado, por meio da manipulação das variáveis como frequência, intensidade e duração.
D - Os benefícios ótimos do treinamento são conseguidos com programas de exercícios ajustados às necessidades e capacidades próprias do participante.
I. O termo isotônico, que deriva do grego isotons refere- se comumente às contrações musculares concêntricas e excêntricas, pois em ambos os casos ocorre um movimento.
Onde
II. A contração concêntrica se caracteriza quando a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo se alonga a medida que a tensão aumenta.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.