Questões de Concurso Público PC-RJ 2013 para Perito Criminal - Engenharia Ambiental
Foram encontradas 66 questões
I. O uso intenso das terras exploradas com culturas perenes ressalta a necessidade de manter exploração racional, para preservar o potencial produtivo dos solos; assim, o conhecimento das propriedades químicas e físicas do solo é ferramenta fundamental para direcionar práticas que reduzam o depauperamento a níveis toleráveis.
II. O solo, desprovido de cobertura vegetal nas áreas agrícolas preparadas para o plantio, ou com a cobertura vegetal diminuída nos casos de sobrepastejo, sem a ação fixadora das raízes e com o impacto direto da chuva ou do vento, fica exposto aos processos erosivos. Esses processos são mais marcantes nas planícies, em função do aumento da declividade.
III. Como a fertilidade dos solos tropicais depende fortemente da qualidade e quantidade dos estoques orgânicos aportados ao solo, o conhecimento da reconstituição das camadas orgânicas do solo ou horizontes húmicos, relacionados com propriedades edáficas, traz informações relevantes para o futuro manejo desses plantios arbóreos. Nestes termos, no que diz respeito à fertilidade do solo,
Nestes termos, no que diz respeito à fertilidade do solo, está correto o que se afirma em:
- processos erosivos
- ausência de cobertura vegetal
- diminuição de cobertura vegetal
- deposição de lixo - compactação do solo
- assoreamento dos rios
Consideram-se sintomas de áreas degradadas, dentre os seis itens listados:
I. Os usuários de agrotóxicos, seus componentes e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, de acordo com as instruções previstas nas respectivas bulas,
II. no prazo de até meio ano, contado da data de compra, ou prazo superior, se autorizado pelo órgão registrante,
III. podendo a devolução ser intermediada por postos ou centros de recolhimento, desde que autorizados e fiscalizados pelo órgão competente.
Está(ão) correto(s) a(s) afirmativa(s):
I. madeira em toras, toretes e postes não imunizados.
II. escoramentos, palanques roliços, dormentes nas fases de extração/fornecimento, estacas e moirões.
III. achas e lascas, pranchões desdobrados com motosserra, lenha, palmito, xaxim e óleos essenciais.
O Documento de Origem Florestal – DOF, gerado pelo sistema eletrônico denominado Sistema DOF, constitui-se em licença obrigatória para o controle do transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa, contendo as informações sobre a procedência desses produtos e subprodutos. Considerando os itens I, II e III citados, para efeito de Instrução Normativa competente, entende-se por produto florestal aquele que se encontra no seu estado bruto ou in natura, nas formas descritas em:
I. Maior estabilidade em terrenos inclinados devido à grande superfície de apoio do sistema de locomoção e da pequena distância do centro de gravidade ao solo;
II. Elevada força de tração, que pode ser superior a 80% da sua massa total, e baixa patinagem, devidas à grande superfície de contacto rasto - solo;
III. Baixa compactação do solo devida à baixa pressão exercida (0.3 - 0.4 kgf.cm-2 ) e da regularidade da distribuição da carga em toda a superfície de apoio.
Os itens descritos, constituem vantagens do trator:
I. Em síntese, os trabalhos relacionados a diversos tamanhos de parcelas têm confirmado a maior eficiência das parcelas pequenas. De modo geral os coeficientes de variação decrescem como função inversa do tamanho da parcela, e em consequência o número de parcelas necessárias para o mesmo grau de precisão é mais elevado quanto menores sejam as parcelas.
II. Entretanto, o número de árvores mensuradas sempre tem sido menor do que em parcelas maiores, o que vem corroborar a maior eficiência das primeiras.
III. A maior eficiência de pequenas parcelas foi comprovada e exemplificada, tendo por base de comparação a informação relativa por árvore, que decresceu sensivelmente com o aumento do número de árvores por parcela.
Com respeito à determinação do tamanho das parcelas em um inventário florestal, está(ão) correto(s):
N = número total de indivíduos amostrados.
ni = número de indivíduos amostrados da i-ésima espécie.
S = número de espécies amostradas.
ln = logaritmo de base neperiana (e).
Nestes termos, é correto afirmar que:
- perímetro:11,3 km
- área:800 ha
- comprimento axial:4,5 km
Foram determinados 7 valores de largura ao longo da bacia, iguais a 1,5 km, 2,6 km, 3,5 km, 4,5 km, 4,3 km, 2,8 km e 1,1 km. Aplicando-se as fórmulas para determinação de coeficientes, obteve-se:
- Coeficiente de Compacidade (kc) =1,12
- Fator de forma (Kf) = 0,644
- Índice de Conformação (Ic) = 0,40
Nesse contexto, considere as informações dos itens I, II e III, a seguir, para responder a questão.
I. Kc =1,12 indica que a bacia possui grande tendência a grandes enchentes.
II. Com base no Kf e no Ic a bacia terá tendência mediana a enchentes.
III. Como Kf expressa uma tendência a enchentes e Kc expressa a dimensão da cheia, os índices são complementares. Assim, esta bacia apresentará tendência mediana a enchentes e se estas ocorrerem, poderão ser de grande vulto.
Nestes termos, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):