Questões de Concurso Público TRE-AM 2014 para Analista Judiciário - Contabilidade
Foram encontradas 21 questões
I. Denominação da companhia, sua sede e prazo de duração.
II. O valor do capital social, a data do ato que o tiver fixado, o número de ações em que se divide e o valor nominal das ações, ou a declaração de que não têm valor nominal.
III. Nas companhias com capital autorizado, o limite da autorização, em número de ações ou valor do capital social.
IV. O número de ações ordinárias e preferenciais das diversas classes se houver as vantagens ou preferências conferidas a cada classe e as limitações ou restrições a que as ações estiverem sujeitas.
V. O número de ordem do certificado e da ação, e a espécie e classe a que pertence.
VI. Os direitos conferidos às partes beneficiárias se houver.
VII. A época e o lugar da reunião da assembleia-geral ordinária.
VIII. A data da constituição da companhia e do arquivamento e publicação de seus atos constitutivos.
IX. O nome do acionista.
X. O débito do acionista e a época e o lugar de seu pagamento, se a ação não estiver integralizada.
XI. A data da emissão do certificado e as assinaturas de dois diretores, ou do agente emissor de certificados.
Indique a alternativa com as sentenças corretas:
I. As participações de uma sociedade em outra.
II. Os saldos de quaisquer contas entre as sociedades.
III. As parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e do custo de estoques ou do ativo circulante que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades.
Indique alternativa correta:
( ) 0 objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro de propósito geral constitui o pilar da Estrutura Conceituai. Outros aspectos da Estrutura Conceituai - como o conceito de entidade que reporta a informação, as características qualitativas da informação contábil-financeira útil e suas restrições, os elementos das demonstrações contábeis, o reconhecimento, a mensuração, a apresentação e a evidenciação - fluem logicamente desse objetivo.
( ) 0 regime de caixa retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que ditos efeitos são produzidos, ainda que os recebimentos e pagamentos em caixa derivados ocorram em períodos distintos. Isso é importante em função de a informação sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação, e sobre as mudanças nesses recursos econômicos e reivindicações ao longo de um período, fornecer melhor base de avaliação da performance passada e futura da entidade do que a informação puramente baseada em recebimentos e pagamentos em caixa ao longo desse mesmo período.
( ) O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.
Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa correta.
(a) A data da ocorrência da transação.
(b) A conta debitada.
(c) A conta creditada.
(d) O histórico da transação de forma descritiva ou por meio do uso de código de histórico padronizado, quando se tratar de escrituração eletrônica, baseado em tabela auxiliar inclusa em plano de contas.
(e) O valor da transação.
(f) O número de controle para identificar os registros eletrônicos que integram um mesmo lançamento contábil.
Assinale a alternativa com a seqüência correta:
( ) O patrimônio é o objetivo da contabilidade.
( ) Direitos são os valores que a empresa tem que pagar para terceiros.
( ) Obrigações são os valores que a empresa tem a receber de terceiros.
( )A representação gráfica do patrimônio se dá em forma deT.
( )Os elementos patrimoniais devidamente equacionados poderão apresentar três situações líquidas patrimoniais diferentes: ativo maior que o passivo; ativo menor que o passivo e; ativo igual ao passivo.
( ) Patrimônio líquido é o mesmo que situação líquida. Embora sejam duas expressões utilizadas como sinônimos, nos meios contábeis há momento em que o uso de uma é mais adequado que o uso da outra.
Aponte a alternativa correta:
1 . Impostos.
2. Café e lanches.
3. Contribuições previdenciárias
4. Material de expediente.
5. Descontos obtidos.
6. Vendas de mercadorias.
7. Material de limpeza.
8. Salários.
9. Descontos concedidos.
Assinale a alternativa correta:
( ) 0 livro diário quanto à finalidade é obrigatório, sendo exigido pela legislação civil, comercial, tributária, societária e também pela Interpretação Técnica ITG 2000 do CFC.
( )Cada Estado, por meio de legislação própria, poderá determinar a obrigatoriedade da adoção e escrituração de vários livros, tais como registro de entradas, registro de saídas, registro de inventário, registro de apuração do ICMS e etc.
( )Os livros facultativos são os livros que as entidades utilizam sem que haja exigência legal. Podem servir de suporte para o registro nos livros diários e razão e são denominados também livros auxiliares.
Assinale a alternativa correta:
I. Local e data da ocorrência do fato.
II. Conta a ser debitada.
III. Conta a ser creditada.
IV. Histórico.
V. Valor.
Assinale a alternativa correta:
“Aparecem no lançamento, mais de uma conta no débito e mais de uma no crédito.”
Assinale a alternativa correta:
I. Despesas de juros.
II. Juros passivos.
III. Juros pagos.
Estão corretas as afirmativas:
( )São contribuintes da COFINS sobre Faturamento as pessoas jurídicas de direito privado, inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do imposto de renda, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte optantes pelo regime do Simples.
( )A legislação tributária trata da contribuição do PIS juntamente ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
( ) O PIS e a COFINS são duas modalidades de tributos que as empresas em geral devem recolher mensalmente ao Governo Federal.
( )A conta ISS a recolher pertence ao passivo circulante e representa a obrigação que a empresa tem para recolher o referido tributo, à administração municipal, no mês seguinte ao da ocorrência do seu fato gerador.
I. Aumento do capital com o aproveitamento de reservas.
II. Aumento do capital com conversão de obrigações de curto ou de longo prazo.
III. Aumento de capital com integralização em bens do ativo imobilizado.
IV. Transferências de valores do exigível em longo prazo para o passivo circulante e do realizável a longo prazo para ao ativo circulante.
Aponte a alternativa correta: