Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Médico-Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular
Foram encontradas 25 questões
I. Estados hipercoaguláveis congênitos (hereditários) e deficiência dos anticoagulantes naturais, como antitrombina, proteína C e proteína S, estão associados ao aumento de risco de trombose venosa profunda dos membros inferiores.
II. A trombose venosa profunda dos membros inferiores (veia tibial, poplítea, femoral ou ilíaca) é o principal fator predisponente à ocorrência da embolia pulmonar.
III. A maioria das tromboses venosas profundas são restritas as extremidades venosas e são sintomáticas.
IV. A trombose de veia do sistema superficial apresenta evolução benigna na maioria dos casos e raramente pode tornar-se incapacitante.
Estão corretas:
I. Pode atingir todas as camadas das artérias.
II. A camada média é a mais comumente atingida na maioria das lesões.
III. Ao nível da carótida interna extracraniana a displasia fibromuscular frequentemente envolve o segmento da 2ª e 3ª vértebras cervicais.
IV. Ao ecodoppler a artéria carótida apresenta-se alongada e com Kinking em aproximadamente 5% dos casos.
Estão corretas:
I. A maioria dos AAA está localizada abaixo das artérias renais.
II. Dentre os fatores de risco, somente três apresentam risco independente para ruptura da aorta: diâmetro inicial maior que 5cm, hipertensão arterial e doença pulmonar obstrutiva crônica.
III. As manifestações clinicas dos AAA podem incluir, por exemplo, obstrução de um vaso ramificado da aorta (ex. artérias renais, ilíacas, vertebrais ou mesentéricas), resultando em isquemia distai dos rins, pemas, medula espinhal, ou trato gastrointestinal.
Estão corretas:
I. Edema duro, frio e indolor.
II. Sinal de Godet negativo.
III. Verrucosidades linfostáticas.
IV. Sinal de Stemmer negativo.
Estão corretas:
I. As úlceras cutâneas em pacientes com pé diabético podem ser causadas por isquemia, que podem resultar em gangrena em uma área específica ou atingir todo o pé, exigindo sua amputação.
II. A infecção das úlceras pode ser superficial ou profunda, podendo formar abcesso e osteomielite.
III. O tratamento das ulcerações é baseado na debridação cirúrgica da lesão, tratamento das infecções associadas e no uso de betabloqueadores.
IV. A neuropatia periférica facilita a perda da camada protetora de pele no membro inferior. Essa perda leva o paciente a perder a sensação de dor, facilitando o trauma repetido e, consequentemente, a exposição dos tecidos à colonização por bactérias.
Estão corretas: