Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Médico-Pneumologia
Foram encontradas 25 questões
( ) Ele é eficaz na melhora dos sintomas da SAOS, da sonolência diurna, na qualidade de vida mensurada em questionários específicos e reduz as complicações cardiovasculares.
( ) 0 uso do PAP, está associado à redução significativa de cerca de 11,5 mmHg na pressão arterial sistólica, aferida pela medida ambulatorial da pressão arterial de 24 horas (MAPA).
( ) Pacientes com SAOS tratados com PAP e submetidos a teste automobilístico apresentam melhor desempenho e menor tempo de reação aos estímulos quando comparados com placebo.
( ) A exacerbação do DPOC é fator independente associado à mortalidade.
( ) Os agravos dos sintomas respiratórios por mais de três dias, o aumento do uso de medicamentos broncodilatadores, ou presença de sintomas que ocasionem a procura de serviços de saúde caracterizam a exacerbação da DPOC.
( ) A pesquisa da existência da DPOC em todo o fumante ou ex-fumante que procure atendimento médico na presença de sintomas respiratórios agudos, não se justifica.
( ) Habitualmente, na forma acelerada, há rápida evolução para o óbito.
( ) A aguda corresponde à proteinose alveolar silicótica.
( ) Alteração patológica como o nódulo silicótico encontrado no interstício pulmonar, ao redor de bronquíolos respiratórios e dos vasos, nas regiões subpleurais, na pleura visceral e em linfonodos, é característica da forma crônica da doença.
( ) A bronquite eosinofílica sem asma mais comumente se manifesta como tosse seca ou produtiva e se enquadra na definição de tosse crônica.
( )a espirometria é normal ou mostra limitação leve, sem resposta broncodilatadora e responsividade das vias aéreas ao teste de broncoprovocação.
( )A bronquite eosinofílica, sem asma, responde bem ao tratamento com corticosteroides inalados.
( ) Todos os adultos com idade igual ou superior a 65 anos devem ser vacinados.
( ) Deve ser vacinada qualquer pessoa entre 2 e 64 anos de idade que sejam portadores de doença crônica, podendo ser cardíaca, pulmonar, drepanocitose, diabetes, alcoolismo, cirrose hepática, fístulas cerebroespinhais ou implantes cocleares.
( ) Não devem recebera vacina, pessoas em uso de drogas imunossupressoras ou corticosteroides sistêmicos.