Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Médico-Transplante de Medula Óssea

Foram encontradas 25 questões

Q523666 Medicina
Leia o texto a seguir, e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.


Para que se realize um transplante de medula é necessário que haja uma total compatibilidade entre doador e receptor, determinada por um conjunto de genes localizados em determinado cromossomo, que devem ser iguais entre doador e receptor. Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é d e ___%.

Alternativas
Q523667 Medicina
A respeito das vantagens clínicas do uso de células do sangue de cordão umbilical (SCU) como fonte de células progenitoras hematopoéticas (CPH), analise as afirmativas, e assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q523668 Medicina
A respeito das indicações do transplante de células- tronco (TCTH) autólogo na leucemia mieloide aguda (LMA) em primeira remissão completa (RC), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.


I. Em pacientes de baixo risco (sem mutação do c-KIT e na presença de NPM1) recomenda-se apenas a QT em altas doses, não havendo indicação de TCTH alogênico ou autólogo.

II. Em casos de citogenética desfavorável, o TCTH autólogo é superior e deve ser indicado sempre que possível.

III. O TCTH alogênico é aceito no tratamento da leucemia mieloide aguda refratária.

IV. Na leucemia mieloide aguda - M3, em segunda RC molecular é aceitável o TCTH autólogo.


Estão corretas:

Alternativas
Q523669 Medicina
São doenças não neoplásicas em que está indicado o tratamento de transplante de células tronco hematopoéticas todas as abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q523670 Medicina
Dentre as complicações pós-transplante de células- tronco hematopoiéticas, está a doença veno-oclusiva hepática (VOD) que pode resultar de irradiação hepática ou de quimioterapia em altas doses durante a preparação do paciente para o transplante. Dentre as características clinicas da VOD estão, EXCETO:
Alternativas
Q523671 Medicina
Os fatores de crescimento hematopoéticos possuem a habilidade de mobilizar células-tronco hematopoéticas do compartimento medular para sangue periférico, possibilitando sua coleta para a realização dos transplantes. Uma grande quantidade de células CD34+ podem ser mobilizadas a partir de doadores normais com a utilização do fator de crescimento:
Alternativas
Q523672 Medicina
São células progenitoras destinadas exclusivamente a transplantes alogênicos:

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.


I. Células da medula óssea.

II. Células-tronco do sangue periférico (CTP).

III. Células de sangue do cordão umbilical.

IV. Células de fígado fetal.

V. Células geneticamente modificadas.


Estão corretas:

Alternativas
Q523673 Medicina
Após a realização do transplante de células progenitoras hematopoéticas, considera-se que houve a pega da medula, assim que a contagem de leucócitos se mantiver acima de:
Alternativas
Q523674 Medicina
Os Transplantes de Medula Óssea (TMO) alogênicos e singênicos podem ser utilizados para o tratamento de várias doenças. Dentre as principais listadas a seguir, assinale a alternativa que apresenta doença neoplásica.
Alternativas
Q523675 Medicina
É possível a ocorrência de Doença Enxerto Contra Hospedeiro (DECH) nos transplantes singênicos e mais raramente nos autogênicos.

A DECH crônica é uma síndrome clínico-patológica que envolve vários órgãos e sistemas, expressando-se como uma doença crônica auto-imune. Usualmente envolve:

Analise as afirmativas a seguir, e assinale a alternativa correta.


I. Pele.

II. Fígado.

III. Olhos.

IV. Mucosa oral.


Estão corretas:

Alternativas
Q523676 Medicina
A infecção por Citomegalovírus (CMV) é comum nos pacientes submetidos a transplante alogênico. Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir, e assinale a alternativa correta.


I. Apresenta maior incidência entre os dias +28 até o dia +100, sendo secundária à reativação de vírus latente no organismo, primo-infecção ou reinfecção.

II. É mais freqüente em pacientes submetidos ao transplante autogênico.

III. A manifestação mais importante da doença é a pneumonia intersticial.

IV. Casos de pneumonia intersticial podem ser fatais em até 75%.


Estão corretas:

Alternativas
Q523677 Medicina
O pulmão é outro órgão frequentemente afetado por complicações durante o TMO. Está sujeito a pneumonias bacterianas, fúngicas e virais, bronquiolite e DECH. Sobre complicações cardio-pulmonares, analise as afirmativas a seguir, e assinale a alternativa correta.


I. Fibrose pulmonar pode ocorrer tardiamente, devido aos efeitos da radioterapia ou de drogas como o bussulfan.

II. A ciclofosfamida nas doses utilizadas em regimes de condicionamento é por si só cardiotóxica.

III. A maioria dos pacientes que desenvolvem cardiomiopatias têm história prévia ao TMO de utilização de antraciclinas, que são quimioterápicos com conhecido potencial cardiotóxico.

IV. A radioterapia em região torácica não induz nem potencializa efeitos cardiotóxicos.


Estão corretas:

Alternativas
Q523678 Medicina
Os efeitos tardios após um TMO estão frequentemente relacionados a uma combinação de fatores como a doença de base, o condicionamento utilizado, o tipo de transplante e complicações agudas. Assinale a alternativa que apresenta efeito, não relacionado ao regime de condicionamento.
Alternativas
Q523679 Medicina
Sobre Disfunção Imunológica em TMO, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q523680 Medicina

Os pacientes submetidos ao TMO têm risco aumentado de outras neoplasias devido ao potencial carcinogênico da quimioterapia e da radioterapia utilizadas previamente. Podem ocorrer também doenças linfoproliferativas associadas ao Epstein Bar vírus.

Assinale a alternativa que apresenta a probabilidade aproximada de surgimento de uma segunda neoplasia, num período de 15 anos após o TMO.

Alternativas
Q523681 Medicina
Dentre os principais regimes de condicionamento pré-transplante de medula óssea, e doenças mais frequentemente tratadas com o esquema, assinale a alternativa em que o regime não corresponde à doença.
Alternativas
Q523682 Medicina
Com relação as indicações, existem casos em que o transplante de medula óssea é necessário. Analise as afirmativas a seguir, e assinale a alternativa correta.


I. Anemia aplástica grave.

II. Mielodisplasias.

III. Leucemia mieloide aguda.

IV. Leucemia mieloide crônica.

V. Leucemia linfoide aguda.


Estão corretas:

Alternativas
Q523683 Medicina
Sobre os Métodos para a Detecção de Doença Residual Mínima (DRM) pós-Transplante de Medula Óssea (TMO), são exames sensíveis, comumente utilizados:


I. Citogenética convencional.

II. Imunofenotipagem.

III. Hibridização fluorescente in situ (fish - fluorescent in situ hibrydization).

IV. PCR (polymerase chain reaction).


Estão corretas:

Alternativas
Q523684 Medicina

Sobre os transplantes de medula óssea (TMO), leia o texto a seguir, e assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Existem três tipos de transplante. No transplante_________ , a medula óssea é retirada de um doador previamente selecionado por testes de _________ ,normalmente identificado entre os familiares ou em bancos de medula óssea. No transplante_______ , a medula óssea ou as células tronco periféricas são retiradas do próprio paciente, criopreservadas e reinfundidas após o regime de condicionamento. O transplante de medula óssea entre gêmeos univitelinos é denominado _________ . Mais recentemente, o transplante com células do cordão umbilical vem sendo empregado em alguns centros para o tratamento de crianças e adultos jovens, principalmente portadoras de leucemias agudas.

Alternativas
Q523685 Medicina

Sobre os transplantes de medula óssea (TMO), leia o texto a seguir, e assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

O transplante de medula óssea tem vários aspectos peculiares, desde os estudos iniciais até o seu reconhecimento em _____ com o Prêmio Nobel de medicina, agraciado ao _____________ . A medula óssea foi inicialmente utilizada para tratar doenças em por Brown-Sequard numa preparação oral para tratamento de leucemia.

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: B
5: A
6: A
7: D
8: E
9: D
10: E
11: A
12: D
13: C
14: A
15: C
16: B
17: E
18: E
19: D
20: B