Questões de Concurso Público Prefeitura de Petrópolis - RJ 2015 para Instrutuor de Libras
Foram encontradas 4 questões
A fundação da cidade de Petrópolis está intimamente ligada ao Imperador D. Pedro I e ao Padre Correia. Desde que o Imperador pernoitou na fazenda do padre, de passagem pelo Caminho do Ouro que o levaria às Minas Gerais, ficou encantado com a exuberância e amenidade do clima. Foi seu desejo, então, adquirir a propriedade para seu uso e, em especial, para o tratamento de sua filha, Princesa Dona Paula Mariana de cinco anos, sempre muito doente.
Com base no enunciado assinale a alternativa incorreta.
Foi elevada à condição de cidade com a denominação de Petrópolis pela Lei nº 961/1857. Pelos Decretos Estaduais nos 1/1892 e 1-A/1892 são criados os distritos de Cascatinha Itaipava, Pedro do Rio e São José do Rio Preto e anexados ao município de Petrópolis. Pela Lei Estadual nº 50/1894, a capital do estado foi transladada para Petrópolis, verificando-se a instalação em 20 de fevereiro de 1894. A Lei Estadual nº 89/1894 declarou Petrópolis capital do estado do Rio de Janeiro. Pela Lei Estadual nº 542/1902, perdeu a condição de capital do estado.
Tomando a legislação descrita como referência e considerando os dados estatísticos de Petrópolis, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A população estimada em 2014 para o município de Petrópolis é de, aproximadamente, 298 mil habitantes; em 2010, esse número era de 296 mil habitantes.
II. A área da unidade territorial é de 795,799 km2 .
III. A densidade demográfica (hab/km2 ) é 274,5 habitantes por quilômetro quadrado.
IV. O adjetivo gentílico, ou seja, atribuído a quem nasce em Petrópolis, é petropolitano.
V. O atual prefeito de Petrópolis é Rubens José França Bomtempo.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.