Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Enfermeiro - Infecção Hospitalar (HUAP-UFF )

Foram encontradas 25 questões

Q732141 Enfermagem
Considerando a sobrevivência de microrganismos em matéria orgânica ressecada, em temperatura ambiente, o tempo de sobrevivência do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é:
Alternativas
Q732142 Enfermagem
Para a adequada execução do Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH), os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar. Considerando a composição dos membros da CCIH, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) A CCIH deverá ser composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente designados. Os membros da CCIH serão de dois tipos: consultores e executores. ( ) O presidente ou coordenador da CCIH será sempre um médico, indicado pela direção do hospital. ( ) Um dos membros executores deve ser, obrigatoriamente, um enfermeiro. ( ) Os membros executores serão, no mínimo, 2 (dois) técnicos de nível superior da área de saúde para cada 200 (duzentos) leitos ou fração deste número com carga horária diária, mínima, de 6 (seis) horas para o enfermeiro e 4 (quatro) horas para os demais profissionais.
Alternativas
Q732143 Enfermagem
Considerando os conceitos de infecção hospitalar, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. I. É aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital. II. É aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. III. A infecção que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção. IV. As infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas.
Alternativas
Q732144 Enfermagem
O técnico de enfermagem foi escalado para prestar cuidados integrais aos pacientes na unidade de Clínica Médica. Dentre os cuidados prestados aos pacientes, realizou curativo em dois pacientes e, na pressa, não realizou a higienização das mãos antes e após o manuseio dos pacientes, o que acarretou em infecção cruzada. Considerando os conceitos de ética, o profissional de enfermagem cometeu:
Alternativas
Q732145 Enfermagem
São meios recomendados para a cultura das amostras do trato respiratório:
Alternativas
Q732146 Enfermagem
_____________ é uma das principais infecções relacionadas à assistência à saúde no Brasil, ocupando a terceira posição entre todas as infecções em serviços de saúde e compreendendo 14% a 16% daquelas encontradas em pacientes hospitalizados. Preencha a lacuna e a seguir assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q732147 Enfermagem
A classificação de artigos hospitalares tem como objetivo auxiliar o grau de risco de aquisição de infecção. São considerados artigos semi críticos:
Alternativas
Q732148 Enfermagem
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) classificados como Grupo A são:
Alternativas
Q732149 Enfermagem

A investigação de surtos tem o objetivo de evitar o surgimento de novos casos, conhecendo os mecanismos que levaram a eles, bloqueando-os e desta forma controlar a epidemia. Considerando os surtos e sua investigação, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. No caso das infecções relacionadas à assistência à Saúde (IRAS), estas já estão presentes nos hospitais e quando o número de casos excede o esperado na curva endêmica, ou ocorrem casos de um novo agente etiológico, pode-se estar diante de um surto hospitalar.

II. Os surtos de fonte comum são aqueles que surgem lentamente e a transmissão do agente deve ser interpessoal ou por meio de fômites. Geralmente o agente etiológico multiplica-se no hospedeiro antes de infectar outra pessoa. Exemplo: Dieta parenteral contaminada.

III. Espera-se 1 (um) surto para cada 1.000 (um mil) admissões, o que pode ser uma orientação quanto à subnotificação.

IV. A implantação de medidas de controle devem ser imediatas ao reconhecimento do surto. Uma das medidas gerais a ser adotada é a intensificação da higienização das mãos.

Alternativas
Q732150 Enfermagem

As infecções da corrente sanguínea (ICS) são multifatoriais e apresentam fisiopatologia, critérios diagnósticos, implicações terapêuticas, prognósticas e preventivas distintas. Leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. A infecção de corrente sanguínea secundária (ICSS) é a ocorrência de hemocultura positiva ou sinais clínicos de sepsis; e deverá ser notificada como ICS, independente da presença de sinais de infecção em outro sítio.

II. Um dos critérios para definição de Infecções primárias da corrente sanguínea (IPCS) laboratorial é pelo menos um dos seguintes sinais ou sintomas: febre (>38°C), tremores, oligúria (volume urinário <20 ml/h), hipotensão (pressão sistólica _ 90mmHg), e esses sintomas não estão relacionados com infecção em outro sítio; e duas ou mais hemoculturas (em diferentes punções com intervalo máximo de 48h) com contaminante comum de pele (ex.: difteróides, Bacillus spp, Propionibacterium spp, estafilococos coagulase negativo, micrococos).

III. As Infecções relacionadas ao acesso vascular (IAV) são infecções que ocorrem no sítio de inserção do cateter, com repercussões sistêmicas.

IV. As infecções primárias da corrente sanguínea (IPCS) são aquelas infecções de consequências sistêmicas graves, bacteremia ou sepse, sem foco primário identificável.

Alternativas
Q732151 Enfermagem
São medidas específicas que devem ser adotadas para a prevenção das pneumonias hospitalares e da mortalidade relacionadas à ventilação mecânica
Alternativas
Q732152 Enfermagem
Considerando a classificação e critérios definidores de infecção cirúrgica (IC), Osteomielite do esterno, após cirurgia cardíaca ou endoftalmite são consideradas infecções de:
Alternativas
Q732153 Enfermagem

A infecção do trato urinário (ITU) relacionada à assistência à saúde (ITU-RAS), no adulto, é definida como: 1-qualquer infecção ITU relacionada a procedimento urológico; e 2- ITU não relacionada a procedimento urológico diagnosticada após a admissão em serviço de saúde e para a qual não são observadas quaisquer evidências clínicas e não está em seu período de incubação no momento da admissão. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) A ITU relacionada a procedimento urológico, mais frequentemente é o cateterismo vesical.

( ) A urina coletada em paciente já cateterizado deve ser aspirada assepticamente do local próprio no circuito coletor e a cultura processada de forma quantitativa. Não há indicação de troca do cateter para obter urina para cultura.

( ) A cultura de ponta de cateter urinário é um teste laboratorial aceitável para o diagnóstico de ITU.

( ) ITU-RAS sintomática é definida pela presença de ao menos um dos seguintes critérios: Paciente está ou esteve com um cateter vesical (CV) em até 7 dias antes da urinocultura, apresenta urinocultura positiva com ≥105 UFC/mL de até duas espécies microbianas, com ou sem presença de sintomas como: febre (>38ºC), urgência, frequência, disúria, dor suprapúbica ou lombar

Alternativas
Q732154 Enfermagem
A infecção puerperal é qualquer isolamento de microrganismo na cavidade uterina, elevação de temperatura igual a 38°C no período após o parto recente (excluindo o 1º dia), presença de taquicardia consistente e súbita, drenagem uterina purulenta e dor abdominal acompanhada de hipersensibilidade do útero, útero amolecido e hipoinvoluído. Inúmeras são as causas que predispõem a infecção puerperal. Alguns fatores aumentam o risco da complicação no pós-parto, como:
Alternativas
Q732155 Enfermagem
Baseando-se no modo de aquisição de infecção neonatal, é considerada uma infecção hospitalar precoce:
Alternativas
Q732156 Enfermagem
Um dos indicadores de processo para a prevenção de infecção do sítio cirúrgico (pré e intra-operatório) é a:
Alternativas
Q732157 Enfermagem
A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal. É uma doença de notificação compulsória imediata:
Alternativas
Q732158 Enfermagem
Um paciente foi diagnosticado com Tuberculose Pulmonar e internado na Unidade de Internação de Doenças Transmissíveis. Considerando os tipos de precauções de acordo com o modo de transmissão, é correto afirmar que esse paciente:
Alternativas
Q732159 Enfermagem
A higienização simples das mãos tem a finalidade de remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos. A duração do procedimento é de:
Alternativas
Q732160 Enfermagem
Considerando os setores de apoio e o Controle de Infecção, não são fatores limitantes para realização da limpeza:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: B
5: C
6: A
7: E
8: C
9: D
10: B
11: A
12: A
13: B
14: C
15: D
16: E
17: D
18: C
19: D
20: B