Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Enfermeiro - Saúde do Trabalhador (HUAP-UFF)
Foram encontradas 14 questões
Segundo a Norma Regulamentadora de número 6 (NR- 6), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresenta várias competências. Sobre o que compete ao órgão nacional do MTE em matéria de segurança e saúde no trabalho, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Cadastrar o fabricante ou importador de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
II.Receber e examinar a documentação para emitir ou renovar o Certificado de aprovação (CA) de EPI.
III. Fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI.
IV. Recolher amostras de EPI.
V. Suspender o cadastramento da empresa fabricante ou importadora de EPI e cancelar o CA.
Os quimioterápicos antineoplásicos somente devem ser preparados em área exclusiva e com acesso restrito aos profissionais diretamente envolvidos. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A área deve dispor no mínimo de vestiário de barreira com dupla câmara; sala de preparo dos quimioterápicos; local destinado para as atividades administrativas e local de armazenamento exclusivo para estocagem.
( ) O vestiário deve dispor apenas de lava olhos, o qual pode ser substituído por uma ducha tipo higiênica; de um chuveiro de emergência e armários para guarda de pertences.
( ) Devem ser elaborados manuais de procedimentos relativos a limpeza, descontaminação e desinfecção de todas as áreas, incluindo superfícies, instalações, equipamentos, mobiliário, vestimentas, EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e materiais.
( ) Os manuais devem estar disponíveis a todos os trabalhadores e à fiscalização do trabalho.
Sobre a Norma Regulamentadora de número 15 (NR- 15), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Entende-se por “Limite de Tolerância”, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.
II. O exercício de trabalho em condições de insalubridade, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo; 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio; e 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.
III. No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, serão considerados todos os graus, para efeito de acréscimo salarial, sendo permitido a percepção cumulativa.
IV. A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.