Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Engenheiro de Segurança do Trabalho (HUAP-UFF)
Foram encontradas 25 questões
Você foi chamado(a) para avaliar se uma determinada instalação hospitalar, envolvendo caldeira de 1.800 litros, está dentro do regulamento da Norma Regulamentadora que trata do assunto. A caldeira está instalada em ambiente aberto, e com as seguintes propriedades apresentadas no desenho que segue.
Sabe-se ainda que o sistema de captação e lançamento dos gases e material particulado, provenientes da combustão, atende as normas ambientais vigentes.
Com base no exposto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A caldeira jamais poderia estar em ambiente aberto segundo a norma regulamentadora.
( ) A chaminé da caldeira não atende a altura recomendada pela norma regulamentadora.
( ) A distância (a) está aquém do que a norma regulamentadora recomenda.
( ) As distâncias (b) e (c) atendem a norma regulamentadora.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. A Insalubridade em trabalhos e operações que possuem contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, caracteriza-se naqueles profissionais que atuam em:
I. Hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados).
II. Hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais).
III. Contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos.
IV. Cemitérios (exumação de corpos).
V. Gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico).
Das afirmações apresentadas estão corretas.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Partículas sólidas, produzidas por ruptura de um material originalmente sólido, suspensas ou capazes de se manterem suspensas no ar devem ser investigadas nos ambientes de trabalho que tenham, em sua essência, a possibilidade de liberação de material. Na literatura de Segurança do Trabalho encontramos algumas definições sobre o material disperso, as quais descreve-se a seguir.
I. Particulado inalável - é a fração de material particulado suspenso no ar constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 100μm, capaz de entrar pelas narinas e pela boca, penetrando no trato respiratório durante a inalação. É apropriada para avaliação do risco ocupacional, associado com as partículas que exercem efeito adverso quando depositadas no trato respiratório como um todo.
II. Particulado torácico - é a fração de material particulado suspenso no ar constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 25μm, capaz de passar pela laringe, entrar pelas vias aéreas superiores e penetrar nas vias aéreas dos pulmões. É apropriada para avaliação do risco ocupacional, associado com as partículas que exercem efeito adverso quando depositadas nas regiões tráqueo-bronquial e de troca de gases.
III. Particulado respirável - é a fração de material particulado suspenso no ar, constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 10μm, capaz de penetrar além dos bronquíolos terminais e se depositar na região de troca de gases dos pulmões, causando efeito adverso nesse local.
IV. Particulado total - é o material particulado suspenso no
ar coletado em porta-filtro de poliestireno de 37 mm de
diâmetro, de três peças, com face fechada e orifício para
a entrada do ar de 40 mm de diâmetro, conhecido como
cassete. A coleta de particulado total deve ser utilizada
somente quando não houver indicação específica para
coleta de particulado inalável, torácico ou respirável.