Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Físico - Física Médica Radiodiagnóstico (HUAP-UFF)
Foram encontradas 4 questões
O licenciamento de um serviço de radiodiagnóstico está sujeito à aprovação do projeto básico de construção da instalação e posterior emissão do alvará de funcionamento. Para aprovação do projeto necessitase de parecer favorável de alguns documentos. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada um dos documentos necessários à aprovação do projeto.
I. Projeto básico de arquitetura das instalações e áreas adjacentes.
II. Relação de exames a serem praticados, com estimativa de carga de trabalho semanal máxima, com previsão de operação por, no mínimo, 5 anos.
III. Relatórios de levantamento radiométrico e teste de radiação de fuga dos equipamentos.
IV. Certificado de calibração dos equipamentos de raios X diagnósticos previstos para a instalação.
Assinale a alternativa correta:
Durante a realização de procedimentos radiológicos alguns procedimentos de trabalho devem ser seguidos e estão descritos na Portaria 453/98 da ANVISA. De acordo com estes procedimentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Durante a realização de procedimentos radiológicos, todos os profissionais na sala devem posicionar-se de tal forma que nenhuma parte do corpo incluindo extremidades seja atingida pelo feixe primário sem estar protegida por 0,5 mm equivalente de chumbo.
II. Durante a realização de procedimentos radiológicos, todos os profissionais na sala devem proteger-se da radiação espalhada por vestimenta ou barreiras protetoras com atenuação não inferior a 0,25 mm equivalente de chumbo.
III. Para realização de exames radiológicos com equipamentos móveis em leitos hospitalares ou ambientes de internação, os demais pacientes que não puderem ser removidos do ambiente devem ser protegidos da radiação espalhada por uma barreira protetora com mínimo de 0,25 mm equivalente de chumbo.
IV. Para realização de exames radiológicos com
equipamentos móveis em leitos hospitalares ou
ambientes de internação, os demais pacientes que não
puderem ser removidos do ambiente devem posicionar-se
de modo que nenhuma parte do corpo esteja a menos
de 2 metros do cabeçote ou receptor de imagem.