Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Médico - Cirurgia Torácica (HUAP-UFF)
Foram encontradas 25 questões
Assinale a alternativa incorreta quanto à aspiração de corpo estranho em crianças.
Analise as afirmativas a seguir que dizem respeito à estenose laringotraqueal e assinale a alternativa correta.
I. A principal etiologia tanto em adultos quanto em crianças é a intubação orotraqueal e pode ocorrer mesmo após curtos períodos de intubação, como após um procedimento anestésico comum.
II. A etiologia idiopática é rara, mais comum em mulheres com doença reumática sem história de intubação traqueal e só pode ser atribuída quando todas as demais causas de estenoses foram excluídas.
III. A classificação das estenoses é observador dependente, por isso, a reavaliação endoscópica do paciente deve ser feita preferencialmente pelo mesmo examinador.
IV. As principais classificações das estenoses laringotraqueais são as propostas por McCaffrey que variam de grau I a IV de acordo com o percentual de obstrução e Cotton-Myer que variam de grau I a IV de acordo coma extensão craniocaudal.
V. As opções de tratamento endoscópico das estenoses incluem as modalidades: dilatação mecânica, eletrocauterização, laser de dióxido de carbono, cauterização com bisturi de argônio, crioterapia, terapia fotodinâmica e braquiterapia.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta quanto ao tratamento endoscópico da estenose traqueal.
Analise as afirmativas a seguir que dizem respeito ao tratamento endoscópico das obstruções da traqueia com uso de órteses e assinale a alternativa correta.
I. A vantagem no uso da órtese de silicone rígido é permitir a fonação e a passagem fisiológica do ar pelas vias aéreas superiores, mas sua aplicação é feita exclusivamente através de endoscopia rígida.
II. As principais complicações da órtese de silicone rígido são a migração, colonização bacteriana e fúngica e a obstrução da sua luz por secreção.
III. As órteses metálicas autoexpansíveis têm seu uso reservado a lesões malignas localizadas principalmente na região traqueal.
IV. As órteses metálicas autoexpansíveis são de fácil aplicação através de broncoscopia flexível, mas as principais complicações são o mau posicionamento, o crescimento de tecido de granulação entre as malhas, a erosão da parede traqueal e a impossibilidade do seu ajuste ou remoção.
V. O uso de órteses de silicone rígido é terapêutico temporário, enquanto o das metálicas autoexpansíveis é paliativo.
Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas a seguir que dizem respeito às alterações do descritor T decorrentes do novo estadiamento do câncer de pulmão de não pequenas células e assinale a alternativa correta.
I- A principal alteração do novo estadiamento foi associada ao descritor N, mas houve muitas modificações no descritor T.
II-O tamanho de 3 centímetros foi importante na sobrevida e portanto mantido como divisor entre o estadiamento T1 e T2.
III- Tumores maiores que 7 centímetros apresentaram sobrevida semelhante aos tumores do tipo T3, e foram agrupados nesse subgrupo.
IV- Tumores menores que 2 centímetros apresentaram a melhor sobrevida entre os tumores do tipo T1, e foram subdivididos em subgrupo T1a (menores ou iguais a 2 centímetros) e T1b (maiores que 2 e menores que
3 centímetros). O grupo T2 foi subdividido em T2a (maiores que 3cm e menores ou iguais a 5 centímetros) e T2b (maiores que 5 cm e menores que 7 centímetros).
V- Nódulos-satélite no mesmo lobo do tumor primário apresentaram sobrevida similar aos tumores T4, e foram reclassificados nesse grupo.
Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas a seguir que dizem respeito às alterações do descritor N decorrentes do novo estadiamento do câncer de pulmão de não pequenas células e assinale a alternativa correta.
I-A análise do descritor N confirmou a importância da classificação tradicional em N0, N1, N2 e N3. Logo, não foram feitas alterações neste descritor.
II- O novo mapa linfonodal é composto de 6 zonas. Uma zona superior (cadeias 1 a 4), zona aortopulmonar (cadeias 5 e 6), zona subcarinal (cadeia 7), zona inferior (cadeias 8 e 9), zona hilar (cadeias 10 e 11) e zona periférica (cadeias 12 a 14).
III- Não houve diferença de prognóstico entre o envolvimento de linfonodos de cadeias situadas em uma mesma zona.
IV- Pacientes com acometimento de somente uma cadeia N1 apresentaram sobrevida superior quando comparados aos com envolvimento de múltiplas cadeias N1 (sobrevida em 5 anos 48% versus 35% respectivamente; p < 0,009). Por essa razão houve a subdivisão em N1a quando apenas uma zona estivesse comprometida (hilar ou periférica) e N1b (mais de uma zona).
IV- Pacientes com envolvimento mediastinal N2 em zona única apresentaram sobrevida superior aos com acometimento de múltiplas zonas N2 (sobrevida em 5 anos, 34% versus 20% respectivamente; p < 0,001). Por essa razão, houve a subdivisão do N2 em N2a (zona única) e N2b (múltiplas zonas).
Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas a seguir que dizem respeito às alterações do descritor M decorrentes do novo estadiamento do câncer de pulmão de não pequenas células e assinale a alternativa correta.
I- A clássica divisão da doença metastática em M0 e M1 também foi revista. O subgrupo M1 foi dividido em M1a e M1b.
II- No grupo M1a estão pacientes com derrame pleural por
infiltração neoplásica.
III - No grupo M1a estão pacientes com nódulos pulmonares ipsilaterais ao tumor primário.
IV- No grupo M1b estão pacientes com nódulos pulmonares
contralaterais ao tumor primário.
V- No grupo M1b estão os indivíduos com metástases em outros órgãos alvo (cérebro, adrenal, ossos, etc.)
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta quanto às condutas para estadiamento pré-operatório do câncer de pulmão não pequenas células.
Analise as afirmativas a seguir que dizem respeito às condutas para estadiamento pré-operatório do câncer de pulmão de não pequenas células e assinale a alternativa correta.
I - Havendo disponibilidade do equipamento, a tomografia com emissão de pósitrons é o único exame necessário para investigação da presença de metástases em órgãos alvo.
II- A tomografia com emissão de pósitrons na detecção de lesões metastáticas na suprarrenal é muito sensível, mas o valor de captação padronizado para diferenciação de lesão metastática de adenoma benigno ainda não está totalmente estabelecido.
III- A tomografia com emissão de pósitrons pode no fígado diferenciar massas benignas de possíveis metástases reduzindo a necessidade de biópsias guiadas.
IV - O mapeamento ósseo com Tecnécio 99 é o exame mais sensível para pesquisa de metástase óssea, mas está sendo rapidamente substituído pela tomografia com emissão de pósitrons que é muito mais específica.
V - A tomografia com emissão de pósitrons é falha na avaliação de metástases pulmonares de adenocarcinoma.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa incorreta quanto aos tumores da parede torácica.
Analise as afirmativas a seguir que dizem respeito aos tumores da parede torácica e assinale a alternativa correta.
I - Em tumores de alto grau histológico se localizados em ossos, devem ser tratados com ressecção de todo o osso envolvido pela possibilidade de disseminação subperiostal e pela cavidade medular.
II- Em tumores localizados em arcos costais não há necessidade de remover costelas acima do limite superior e abaixo do limite inferior da lesão, caso não estejam envolvidas pelo tumor.
III- Em tumores do esterno e manúbrio recomenda-se a ressecção parcial ou completa do osso em bloco com as cartilagens costais correspondentes bilateralmente.
IV - Em osteossarcoma do esterno recomenda-se a ressecção total do osso pela possibilidade de disseminação pelo canal medular.
V - Todas as estruturas fortemente aderidas ao tumor com informação de invasão devem ser ressecadas, mas as margens não precisam alcançar 2 centímetros em pele, músculos, e mama, devendo ser maiores que 2 centímetros em clavículas, pulmão, timo, pericárdio e diafragma.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta quanto à reconstrução da parede torácica após ressecção.
Analise as afirmativas a seguir que dizem respeito à avaliação do derrame pleural e assinale a alternativa correta.
I - Ao exame físico, a palpação do tórax no derrame pleural há aumento da broncofonia, na percussão há submacicez e na ausculta há diminuição do murmúrio.
II - O estudo radiológico da cavidade pleural deve ser feito sempre com o paciente em posição ortostática, pois em decúbito dorsal o líquido fica entre os pulmões e a parede torácica posterior só sendo identificado se volumoso o suficiente para mudar a radiotransparência do pulmão.
III - O derrame pleural pode ser confundido com atelectasia, portanto, deve-se sempre ter em mente que a atelectasia é um processo retrátil e o derrame pleural é expansivo e que além disso o derrame pode ser simplesmente secundário à atelectasia
IV - A tomografia computadorizada tem grande valor diagnóstico nos derrames malignos, com sensibilidade de 88 a 100%, quando encontrado envolvimento da pleura mediastinal, espessamento pleural parietal maior que 1 centímetro, nodular ou circunferencial.
V - A ultrassonografia pleural tem importante valor na avaliação da pleura, podendo ser indicada para diferenciar tumores em grandes opacificações pleurais, mensurar derrames, bem como identificar e guiar punções em pequenos derrames e derrames septados.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta quanto à avaliação do derrame pleural.
Assinale a alternativa correta quanto ao manejo do derrame pleural neoplásico.
Assinale a alternativa incorreta quanto ao manejo do derrame pleural neoplásico.
Leia as afirmativas a seguir que dizem respeito ao manejo do empiema pleural e assinale a alternativa correta.
I - A toracocentese seriada pode ser utilizada como método
terapêutico na fase I do empiema.
II - Os agentes fibrinolíticos na cavidade pleural melhoram a drenagem do material infectado pelo dreno, aumentando a penetração do antibiótico no líquido e permitindo a limpeza dos poros de drenagem pleural, assim reestabelecendo a circulação pleural, com efetividade variando de 80 a 90%.
III - A fase III do empiema reduz 25% da perfusão pulmonar e a realização da descorticação dobra a perfusão e melhora em até 80% a capacidade vital forçada e 69% volume expiratório forçado no primeiro minuto.
IV - A pleurostomia só é realizada quando o pulmão encarcerado não ocupa a cavidade pleural, mesmo após a descorticação.
V - A videotoracoscopia para descorticação só deve ser realizada na fase II do empiema ou na fase III, apenas em crianças.
Estão corretas as afirmativas:
Leia as afirmativas a seguir que dizem respeito ao pneumotórax e assinale a alternativa correta.
I -O pneumotórax espontâneo primário ocorre geralmente em adultos jovens entre os 20 e os 40 anos, do sexo masculino (na relação de 20 homens para 1 mulher), magros, longilíneos, altos e tabagistas.
II - O tratamento do pneumotórax espontâneo primário pode ser: observação; suplementação com oxigênio puro; aspiração simples; drenagem com tubos pleurais com ou sem instilação de substância esclerosante; videotoracoscopia para grampeamento das bolhas, lise de aderências pleurais, instilação de agente esclerosante ou abrasão pleural; e toracotomia.
III - No caso dos pneumotórax secundários, o American College of Chest Physicians recomenda que: 1) pacientes estáveis, com pneumotórax pequeno devem ser tratados com observação ou drenagem pleural fechada em selo d’água dependendo da intensidade dos sintomas e a evolução do pneumotórax; 2) pacientes estáveis, com pneumotórax grande devem ser tratados com drenagem pleural fechada sob selo d’água para re-expansão pulmonar; 3) pacientes instáveis, com pneumotórax de qualquer tamanho devem ser tratados com drenagem pleural para a re-expansão pulmonar. Nas 3 situações são pacientes que estão em regime de internação hospitalar e que após estabilização devem ser submetidos a procedimento vídeotoracoscópico ou aberto por meio de pequena toracotomia axilar que pode ser associado à biópsia do pulmão para reconhecimento e estabelecimento do diagnóstico da doença pulmonar prévia causadora do pneumotórax e realizar procedimento de pleurodese com agentes esclerosantes para prevenção de recorrências.
IV -A videotoracoscopia deve ser realizada já no segundo episódio do pneumotórax espontâneo primário.
V -A videotoracoscopia nunca deve ser realizada em casos
de pneumotórax espontâneo secundário.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta quanto aos tumores de mediastino.
Assinale a alternativa incorreta quanto aos tumores de mediastino.