Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Médico - Pediatria, (HUPEST-UFSC)
Foram encontradas 25 questões
Em relação à suplementação vitamínica e mineral das crianças prematuras e de baixo peso, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso, a vitamina K deve ser dada ao nascimento da mesma forma que para o recém-nascido a termo.
II. Para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso, a vitamina D deve ser recomendada na dose de 500 a 1.000 UI/dia (unidades internacionais por dia).
III. Para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso, a vitamina A deve ser usada na dose de 200 a 800 mcg/ dia (microgramas ao dia).
IV. A partir do trigésimo dia de vida, os recém-nascidos prematuros e os de baixo peso devem receber ferro medicamentoso na dose de 6 mg/Kg/dia (miligramas por quilograma de peso corporal), por dois meses.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa CORRETA.
O interesse pelas fibras na alimentação não se prende exclusivamente à sua ação no funcionamento normal do intestino, admite-se que o seu uso em quantidades adequadas na dieta poderia diminuir o risco, na idade adulta, de doenças crônicas, tais como alguns tipos de câncer, doença cardiovascular e diabetes tipo 2. De acordo com a fórmula utilizada para o cálculo da quantidade diária de fibras a ser ingerida pelas crianças normais, recomenda-se para uma criança de 5 anos de idade a ingestão diária de:
Assinale a alternativa CORRETA.
Objetivando melhor abordagem individual e de estratégias em saúde pública, têm sido propostas várias classificações para avaliação da intensidade do agravo nutricional. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) utiliza a classificação da desnutrição baseada no:
Assinale a alternativa CORRETA.
Utilizando o conceito de idade gestacional corrigida para as crianças nascidas antes do termo, uma criança nascida com 32 semanas de gestação, hoje com três meses de idade cronológica deverá ter seu peso avaliado como se tivesse: