Questões de Concurso Público Prefeitura de São Paulo - SP 2016 para Analista de Saúde - Médico Generalista Rede de Atenção à Urgência e Emergência
Foram encontradas 50 questões
Considerando a lei 8142/90, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A Conferência de Saúde reunir-se-á cada 4 anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada exclusivamente pelo Conselho de Saúde.
II. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e não deliberativo, é órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
III. O Sistema Único de Saúde - SUS de que trata a Lei n°
8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada
esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder
Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:
a Conferência de Saúde, o Conselho de Saúde e o
Consórcio de Saúde.
Sobre os indicadores de saúde, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O coeficiente geral de mortalidade não é muito utilizado para comparar o nível de saúde de diferentes populações, pois não leva em consideração a estrutura etária dessas populações.
II. No cálculo do coeficiente de mortalidade materna entram, portanto, todos os casos de óbitos maternos, tanto por causas obstétricas diretas, como indiretas, que ocorreram em até 42 dias após o término da gestação.
III. Para compararmos o risco de ocorrência de doenças
entre populações usamos, o coeficiente de prevalência.
Sobre as condutas em casos de intoxicações exógenas agudas, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Não há qualquer indicação para a irrigação intestinal total.
II. Algumas substâncias são pouco absorvidas pelo carvão ativado, como por exemplo o lítio.
III. A alcalinização é uma medida aplicável nas intoxicações
por salicilatos.
I. Abusos e maus tratos devem ser considerados em crianças com fraturas de costelas. II. As fraturas de costelas devem ser tratadas com analgesia desde oral até bloqueio intercostal. III. A contusão pulmonar é comum em crianças com fraturas de costela.
I. Na hipótese de traumatismo hepático o paciente deve ser monitorado com controle radiológico frequente, sendo indicada laparotomia se houver necessidade de múltiplas transfusões. II. Em mais de 90% dos casos de traumatismo de baço o tratamento é cirúrgico. III. O traumatismo de duodeno ocorre em cerca de 30% dos casos de traumatismos abdominais em crianças.