Questões de Concurso Público Prefeitura de São Paulo - SP 2016 para Analista de Saúde - Médico Ginecologista e Obstetrícia
Foram encontradas 40 questões
I. Quantificação da excreção de proteína na urina-Hipertensão na gravidez com proteinúria deve ser considerada pré-eclâmpsia (pura ou sobreposta) até prova em contrário.
II. Hemoglobina e hematócrito - A hemodiluição apoia o diagnóstico de pré-eclâmpsia e é um indicador de gravidade.
III. Nível sérico de ácido úrico- Níveis séricos aumentados de ácido úrico sugerem o diagnóstico de pré-eclâmpsia e correlacionam-se com restrição de crescimento intrauterino.
Entre 10 a 15% das gestações apresentam hemorragias. Analise as condições abaixo e assinale a alternativa que contem aquela (s) que ocorre (m) na 2a metade da gestação:
I. Gravidez ectópica.
II. Neoplasia trofoblástica gestacional benigna.
III. Descolamento corioamniótico.
IV. Vasa prévia.
A via de parto da gestação gemelar deve ser cuidadosamente avaliada em face do risco aumentado de complicações maternofetais. Sobre esse tema, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Quando o primeiro feto se encontra em apresentação pélvica ou córmica, preconiza-se cesariana.
II. Trigemelares beneficiam-se de cesariana.
III. Quando ambos os fetos estão em apresentação cefálica (Cefálico/Cefálico), o parto vaginal pode ser indicado.
I. Na atualidade, permanece válida a indicações de proteger a mãe nos casos de cardiopatia (risco de descompensarão pelo esforço do período expulsivo), pelo uso de parto instrumental com fórceps.
II. A falha do método escolhido, vácuo ou fórceps, em termos de obter o nascimento do concepto em um tempo razoável, deve ser considerado como indicação para o abandono do método.
III. Evidências de alta qualidade apontam que o parto vaginal assistido por ventosa (vácuo-extrator), quando comparado com o fórceps está mais associado com falha do uso, menos trauma perineal e genital e menos dor perineal a curto e longo prazo, mas com maior incidência de céfalo-hematoma e hemorragia retiniana do recém-nascido.
Sobre os indicadores em saúde materno-infantil, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. No cálculo do coeficiente de mortalidade materna entram, portanto, todos os casos de óbitos maternos, tanto por causas obstétricas diretas, como indiretas, que ocorreram em até 42 dias após o término da gestação.
II. Óbitos de menores de 7 dias de vida/ nascidos vivos na mesma comunidade e ano x 1000 é a fórmula para cálculo do coeficiente de mortalidade perinatal.
III. O coeficiente de mortalidade materna é um indicador da qualidade de assistência à gestação e ao parto numa comunidade.
Sobre as alterações sistêmicas do organismo materno durante a gestação, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Nos últimos meses de gestação ocorre aumento da resistência à insulina.
II. Durante a gravidez há aumento nos triglicerídeos plasmáticos.
III. A pressão arterial média é reduzida na gestação, principalmente por conta da queda da resistência vascular periférica.