Questões de Concurso Público Prefeitura de São Paulo - SP 2016 para Analista de Saúde - Médico Neonatologia

Foram encontradas 50 questões

Q715626 Enfermagem
Considerando o relatório final da 8ª conferência Nacional de Saúde, no que diz respeito aos princípios referentes às condições de acesso e qualidade, assinale a alternativa que não expressa o que diz o texto do referido relatório:
Alternativas
Q715627 Enfermagem
Considerando a Constituição da República Federativa do Brasil, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos. II. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano. III. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: descentralização, integralidade, gratuidade e controle social.
Alternativas
Q715628 Enfermagem
Sobre a lei 8080/90, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q715629 Enfermagem

Considerando a lei 8142/90, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Conferência de Saúde reunir-se-á cada 4 anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada exclusivamente pelo Conselho de Saúde.

II. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e não deliberativo, é órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.

III. O Sistema Único de Saúde - SUS de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde, o Conselho de Saúde e o Consórcio de Saúde.

Alternativas
Q715630 Enfermagem
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, são responsabilidades comuns a todas as esferas de governo, EXCETO:
Alternativas
Q715631 Enfermagem
É vedado ao médico revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por justa causa, dever legal ou autorização expressa do paciente. Essa proibição deixa de existir, nas seguintes situações, EXCETO:
Alternativas
Q715632 Enfermagem
Paciente deu entrada à unidade de emergência com queixa típica de angina e sudorese. Fez ECG que confirmou infarto de parede inferior. Iniciou-se medicação específica, porém faleceu cerca de 1 hora após ser atendido e antes de ser internado, após apresentar queda de pressão intensa e não revertida. Neste caso, o atestado de óbito:
Alternativas
Q715634 Enfermagem

Sobre os indicadores de saúde, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O coeficiente geral de mortalidade não é muito utilizado para comparar o nível de saúde de diferentes populações, pois não leva em consideração a estrutura etária dessas populações.

II. No cálculo do coeficiente de mortalidade materna entram, portanto, todos os casos de óbitos maternos, tanto por causas obstétricas diretas, como indiretas, que ocorreram em até 42 dias após o término da gestação.

III. Para compararmos o risco de ocorrência de doenças entre populações usamos, o coeficiente de prevalência.

Alternativas
Q747496 Medicina

A alternativa abaixo que contempla as recomendações para o transporte inter-hospitalar de um prematuro de 29 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento inferior a 1000 g é:

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q747497 Medicina

RN de 27 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento de 850 g, nascido por parto cesáreo, Apgar = 3-5-9; apresenta quadro de insuficiência respiratória progressiva, com necessidade de intubação e ventilação mecânica. Tem sinais radiológicos compatíveis com Síndrome do Desconforto Respiratório.

Assinale a alternativa correta em relação à terapia de reposição de surfactante (TRS).

Alternativas
Q747498 Medicina

Observe a os títulos de sorologia para sífilis (VDRL) de uma gestante:

Pré-tratamento = 1/1024;

1 mês após tratamento = 1/512;

2 meses após tratamento = 1/256;

No momento do parto = 1/512.

A gestante foi tratada com 3 doses de penicilina benzatina e não há informações sobre o tratamento do parceiro.

Segundo o Ministério da Saúde, a conduta com o RN deve ser:

Alternativas
Q747499 Medicina
De acordo com as Diretrizes do Programa de Rean imação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, assinale a alternativa correta em relação ao clampeamento do cordão umbilical de um recém-nascido a termo.
Alternativas
Q747500 Medicina
Na investigação da toxoplasmose congênita, assinale, dos exames abaixo, os que são essenciais para adequada abordagem terapêutica do recém-nascido:
Alternativas
Q747501 Medicina
Recém-nascido de 36 semanas, parto cesáreo, sem trabalho de parto, desenvolveu quadro de insuficiência respiratória, logo após o nascimento, caracterizada por aumento da frequência respiratória e uso de tiragem intercostal. Evoluiu com necessidade decrescente de oxigênio inalatório e com 48 horas de vida estava eupneico e respirando em ar ambiente. O padrão radiológico pulmonar que melhor descreve o quadro apresentado é:
Alternativas
Q747502 Medicina
As alterações abaixo, que podem ser encontradas mais frequentemente em um recém-nascido pequeno para idade gestacional, com restrição de crescimento intrauterino, cuja mãe teve hipertensão complicada com pré-eclâmpsia são:
Alternativas
Q747503 Medicina
Em relação ao procedimento de ventilação com pressão positiva (VPP) para a reanimação do recém-nascido (RN) em sala de parto, recomenda-se:
Alternativas
Q747504 Medicina
Das alterações abaixo, a que pode ser utilizada como critério para o diagnóstico da asfixia perinatal é:
Alternativas
Q747505 Medicina
Em relação à hipotermia terapêutica na abordagem do recém-nascido (RN) com encefalopatia hipóxicoisquêmica, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: D
5: B
6: E
7: A
8: C
9: C
10: D
11: C
12: E
13: B
14: A
15: E
16: C
17: D
18: D
19: C
20: D