Questões de Concurso Público Prefeitura de São Paulo - SP 2016 para Analista de Saúde - Médico Pediatria
Foram encontradas 50 questões
Considerando a lei 8142/90, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A Conferência de Saúde reunir-se-á cada 4 anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada exclusivamente pelo Conselho de Saúde.
II. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e não deliberativo, é órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
III. O Sistema Único de Saúde - SUS de que trata a Lei n°
8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada
esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder
Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:
a Conferência de Saúde, o Conselho de Saúde e o
Consórcio de Saúde.
Sobre os indicadores de saúde, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O coeficiente geral de mortalidade não é muito utilizado para comparar o nível de saúde de diferentes populações, pois não leva em consideração a estrutura etária dessas populações.
II. No cálculo do coeficiente de mortalidade materna entram, portanto, todos os casos de óbitos maternos, tanto por causas obstétricas diretas, como indiretas, que ocorreram em até 42 dias após o término da gestação.
III. Para compararmos o risco de ocorrência de doenças
entre populações usamos, o coeficiente de prevalência.
Historicamente, diversos calendários de vacinação foram propostos em função de diferentes situações, tais como: situação epidemiológica, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas. De acordo com a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, para a Vacina Hepatite A, a partir do ano de 2016 passará a ser adotado o esquema vacinai de dose única aos:
Adolescente de 11 anos de idade, sexo masculino, é atendido em Unidade Básica de Saúde com história de dor na região do calcanhar há mais ou menos 3 meses, que geralmente ocorre após atividades físicas, muitas vezes acompanhada de claudicação intermitente. No exame físico observa-se dor intensa à palpação do calcanhar, sem edema ou limitação de movimento do tornozelo. O diagnóstico mais provável é de:
Leia as afirmativas a seguir e assinale abaixo a alternativa correta.
I. Deve ser considerado caso suspeito de dengue toda criança proveniente ou residente em área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 a 7 dias, e sem foco de infecção aparente. II. É considerado caso suspeito de dengue com sinais de alarme todo caso que, no período de defervescência da febre, apresenta dois ou mais dos seguintes sinais de alarme: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; sinal clínico de acúmulo de fluído; sangramento de mucosa; letargia ou irritabilidade, hipotensão postural; hepatomegalia; aumento progressivo do hematócrito. III. Em crianças, a prova do laço é considerada positiva se houver o surgimento de qualquer número de petéquias, com atenção para o surgimento de possíveis petéquias em todo o antebraço, dorso das mãos e nos dedos. IV. Se a prova do laço apresentar-se positiva antes do tempo, preconizado para adultos e crianças, ela pode ser interrompida. A prova do laço frequentemente pode ser negativa em pessoas obesas e durante o choque.Estão corretas as afirmativas:
A suspeita de possível Imunodeficiência Primária pelo pediatra é essencial para que a criança seja rapidamente encaminhada para centros especializados no diagnóstico e tratamento destas doenças. A dificuldade de cicatrização e retardo da queda do coto umbilical (acima de 30 dias) são importantes sinais de alerta para:
Em crianças, a presença de sopro sistólico em ejeção em borda esternal esquerda associada ao desdobramento fixo da segunda bulha são sugestivos para o diagnóstico de:
Em algumas situações especiais, que podem estar ligadas à mãe ou à criança, a amamentação não deve ocorrer. Uma das contraindicações ao aleitamento materno é: