Questões de Concurso Público Prefeitura de São Paulo - SP 2016 para Analista de Saúde - Médico Pediatria
Foram encontradas 40 questões
Historicamente, diversos calendários de vacinação foram propostos em função de diferentes situações, tais como: situação epidemiológica, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas. De acordo com a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, para a Vacina Hepatite A, a partir do ano de 2016 passará a ser adotado o esquema vacinai de dose única aos:
Adolescente de 11 anos de idade, sexo masculino, é atendido em Unidade Básica de Saúde com história de dor na região do calcanhar há mais ou menos 3 meses, que geralmente ocorre após atividades físicas, muitas vezes acompanhada de claudicação intermitente. No exame físico observa-se dor intensa à palpação do calcanhar, sem edema ou limitação de movimento do tornozelo. O diagnóstico mais provável é de:
Leia as afirmativas a seguir e assinale abaixo a alternativa correta.
I. Deve ser considerado caso suspeito de dengue toda criança proveniente ou residente em área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 a 7 dias, e sem foco de infecção aparente. II. É considerado caso suspeito de dengue com sinais de alarme todo caso que, no período de defervescência da febre, apresenta dois ou mais dos seguintes sinais de alarme: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; sinal clínico de acúmulo de fluído; sangramento de mucosa; letargia ou irritabilidade, hipotensão postural; hepatomegalia; aumento progressivo do hematócrito. III. Em crianças, a prova do laço é considerada positiva se houver o surgimento de qualquer número de petéquias, com atenção para o surgimento de possíveis petéquias em todo o antebraço, dorso das mãos e nos dedos. IV. Se a prova do laço apresentar-se positiva antes do tempo, preconizado para adultos e crianças, ela pode ser interrompida. A prova do laço frequentemente pode ser negativa em pessoas obesas e durante o choque.Estão corretas as afirmativas:
A suspeita de possível Imunodeficiência Primária pelo pediatra é essencial para que a criança seja rapidamente encaminhada para centros especializados no diagnóstico e tratamento destas doenças. A dificuldade de cicatrização e retardo da queda do coto umbilical (acima de 30 dias) são importantes sinais de alerta para:
Em crianças, a presença de sopro sistólico em ejeção em borda esternal esquerda associada ao desdobramento fixo da segunda bulha são sugestivos para o diagnóstico de:
Em algumas situações especiais, que podem estar ligadas à mãe ou à criança, a amamentação não deve ocorrer. Uma das contraindicações ao aleitamento materno é:
Além da ação para o bom funcionamento do intestino, admite-se que o uso de fibras em quantidades adequadas na dieta poderia diminuir o risco, na idade adulta, de doenças crônicas, tais como alguns tipos de câncer, doença cardiovascular e diabetes tipo 2. De acordo com as recomendações atuais, uma criança de 3 anos de idade deveria ingerir ao dia:
Leia as afirmativas a seguir e assinale abaixo a alternativa correta.
I. As bactérias mais comumente isoladas dos seios maxilares, em pacientes com rinosinusite aguda, são Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenza e Staphylococcus aureus. II. Febre e secreção purulenta nas fossas nasais podem acontecer nas rinossinusites agudas virais, não indicando inicialmente a prescrição de antibióticos. III. Na presença de sinais e sintomas de resfriado que persistem por mais de 10 dias com qualquer tipo de rinorreia e tosse que piora à noite deve-se suspeitar de rinossinusite aguda bacteriana. IV. O uso da radiografia simples é considerado inadequado na abordagem diagnostica da rinossinusite aguda na infância.Estão corretas as afirmativas:
Após certificar-se que o diagnóstico e o tratamento das faringoamigdalites recorrentes foram adequados, devem ser encaminhados para avaliação da possibilidade de tonsilectomia os pacientes com as seguintes manifestações:
A taquipneia é o sinal isolado mais sensível para o diagnóstico de pneumonia em crianças menores de cinco anos de idade. O valor de referência para se considerar taquipneia na faixa etária de 13 meses a 5 anos é de:
De acordo com a Classificação da Gravidade da Asma, idealmente realizada em pacientes não submetidos à corticoterapia inalatória, a criança maior de 3 anos de idade que apresenta sintomas diários, mas não contínuos, com sintomas noturnos (sem despertar noturno regular) em mais de uma vez por semana, que apresenta crises frequentes necessitando de broncodilatador de alívio mais de duas vezes por semana e menos de duas vezes por dia, que apresenta Pico de Fluxo Expiratório (PFE) pré-broncodilatador entre 60% a 80% e Espirometria com Distúrbio Ventilatório Obstrutivo (DVO) leve deve ser inicialmente classificada portadora de: