Questões de Concurso Público SES-PR 2016 para Engenheiro Sanitarista
Foram encontradas 20 questões
Assinale a alternativa correta quanto as características dos agentes etiológicos (biológicos) listadas abaixo:
A – Patogenicidade.
B – Infectividade.
C – Virulência.
D – Poder imunogênico.
I. Capacidade do agente etiológico de induzir a formação de anticorpos no hospedeiro.
II. Capacidade do agente etiológico de produzir doença no hospedeiro.
III. Capacidade de invasão e multiplicação do agente etiológico no hospedeiro.
IV. Capacidade do agente etiológico de produzir doença
grave e/ou óbito.
Sobre as condições de qualidade das águas doces de classe 1, que estão estabelecidas na Resolução CONAMA 357/2005, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. pH: 6,0 a 9,0.
II. Oxigênio dissolvido (OD), em qualquer amostra, não inferior a 6 mg/L O₂.
III. Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) - 5 dias a 20°C até 3 mg/L O₂.
IV. Turbidez até 60 UNT (unidades nefelométricas).
Estão corretas:
As hepatites ocasionadas por ingestão acidental de água contaminada são as:
Assinale a alternativa correta.
Sobre a amebíase é INCORRETO afirmar que:
A notificação de doenças ou de agravos à saúde é definida como a comunicação da ocorrência dessas patologias à autoridade sanitária realizada por profissionais da saúde ou por qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes, sendo a principal fonte de dados dos sistemas de vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis. No Brasil, dentre as doenças que estão listadas na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças e agravos à saúde, de notificação imediata, estão, EXCETO:
O Aedes aegypti é o mosquito vetor responsável por diversas doenças de etiologia viral como a dengue, zika, chikungunya e a febre amarela. Sobre as formas de controle utilizadas no combate ao Aedes aegypti, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. O larvicida fabricado a partir do Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), pode ser utilizado no controle biológico das larvas do Aedes aegypti.
II. O Novaluron é um larvicida desenvolvido a partir de bactérias do gênero Wolbachia utilizado no controle das larvas e mosquitos Aedes aegypti.
III. O pyriproxyfen é um larvicida utilizado no controle do Aedes aegypti, análogo do hormônio juvenil natural encontrado em invertebrados, que tem como mecanismo de ação a inibição do desenvolvimento das características adultas do inseto (por exemplo, asas, maturação dos órgãos reprodutivos e genitália externa), mantendo-o com aspecto “imaturo” (ninfa ou larva).
Estão corretas: