Questões de Concurso Público SES-PR 2016 para Médico - Cardiologia
Foram encontradas 20 questões
Acerca da hipertensão arterial (HAS) em crianças e adolescentes, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Quanto mais altos forem os valores da pressão arterial (PA) e mais jovem o paciente, maior é a possibilidade de a HAS ser secundária, com maior prevalência das causas renais.
II. Uso de drogas ilícitas, utilização de hormônios esteróides, anabolizantes e anticoncepcionais orais devem ser considerados possíveis causas de hipertensão em adolescentes.
III. A escolha dos medicamentos obedece aos mesmos critérios utilizados para adultos.
O bloqueio atrioventricular (BAV) congênito é uma das principais indicações de marca-passo em crianças. Analise as indicações expressas nas sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. BAV Total relacionado a doenças neuromusculares.
II. BAV Total associado à FC < 55 bpm sem cardiopatia estrutural ou < 70 bpm com cardiopatia estrutural ou disfunção ventricular.
III. BAV Total ou de segundo grau Mobitz II persistentes após três dias de procedimento cirúrgico para correção de defeito cardíaco congênito.
Sobre as cardiopatias congênitas, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Na anomalia de Ebstein da valva tricúspide ocorre deslocamento apical da inserção das cúspides septal e inferior da valva tricúspide, que costuma ser bastante insuficiente.
II. O defeito básico da tetralogia de Fallot é a anteriorização do septo de saída, promovendo, ao mesmo tempo, a estenose subpulmonar, o cavalgamento da aorta e a comunicação interventricular.
III. No defeito septal atrioventricular (AV) existe uma junção AV única, no mesmo plano, com consequente ausência do septo AV.
I. O nó sinusal é o marca-passo intrínseco do coração. Tem forma oval ou fusiforme, e situa-se junto à desembocadura da veia cava superior no átrio morfologicamente direito, na face lateral, sobre o sulco terminal, que é a projeção epicárdica da crista terminal da aurícula. Localiza-se a menos de 1 mm abaixo do epicárdio. II. O triângulo de Koch, situado na transição AV das câmaras cardíacas morfologicamente direitas, é a referência da posição do nó AV. É definido a partir de linhas traçadas pela inserção da cúspide septal da valva tricúspide e do tendão de Todaro, que corresponde à continuação da veia de Eustáquio da veia cava inferior. III. O nó atrioventricular (AV) recebe irrigação arterial da artéria que se origina na crux cordis, a partir da artéria coronária dominante, que, na maioria das vezes, é a coronária esquerda.
Sobre o tratamento para reduzir os sintomas e a isquemia miocárdica em pacientes com angina estável, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os bloqueadores beta-adrenérgicos constituem os medicamentos de primeira escolha no tratamento da angina estável, além de benefícios quanto à mortalidade e à redução de infarto após evento agudo coronário.
II. Os antagonistas dos canais de cálcio reduzem a mortalidade, quando utilizados após o infarto do miocárdio, e se mostram bastante eficazes na redução da isquemia miocárdica, tanto a angina do peito, quanto a isquemia silenciosa e também na angina vasoespástica.
III. Os nitratos de ação prolongada devem ser restritos aos pacientes com angina não controlada por outros agentes antianginosos. No tratamento de pacientes com angina vasoespástica, os nitratos não devem ser associados aos bloqueadores de canais de cálcio, para controle sintomático.
1ª: Os betabloqueadores associados a inibidor da enzima de conversão da angiotensina ou bloqueador do receptor da angiotensina determinam benefícios clínicos na mortalidade global, na morte por IC e na morte súbita, além de melhora dos sintomas e redução de reinternação por IC. 2ª: Recomenda-se o uso de inibidor da enzima de conversão da angiotensina para disfunção assintomática e sintomática do ventrículo esquerdo.