Questões de Concurso Público SES-PR 2016 para Médico - Hematologia Hemoterapia
Foram encontradas 20 questões
Entre as situações menos frequentes das Doenças de Células Plasmáticas está o Mieloma Múltiplo Não Secretor, isto é, com a ausência de Proteína Monoclonal Sérica e/ou Urinária em Eletroforese de Proteínas. Analise as afirmativas abaixo sobre o Mieloma Múltiplo Não Secretor e assinale a alternativa correta.
I. Com o advento de novas metodologias como a Imunofixação de Proteínas e a Dosagem de Cadeias Leves Livres, a maioria dos casos previamente diagnosticados como portadores de Mieloma Múltiplo Não Secretor são atualmente reconhecidos como baixo secretores ou oligosecretores.
II. A sobrevida média dos pacientes com Mieloma Múltiplo Não Secretor não é significativamente menor que a dos pacientes com Mieloma Múltiplo Secretor.
III. A maioria dos casos de Mieloma Múltiplo Não Secretor apresenta proteína monoclonal citoplasmática.
Analise as seguintes afirmativas sobre aspectos clínicos e fisiopatológicos do subtipo histológico Esclerose Nodular do Linfoma de Hodgkin e assinale a alternativa correta.
I. É o subtipo histológico mais comum entre os adultos em nosso país.
II. É mais raro em mulheres jovens com presença de massa mediastinal no momento do diagnóstico.
III. É o subtipo menos frequentemente associado ao vírus de Epstein-Barr.
Analise as seguintes afirmativas sobre efeitos colaterais e indesejáveis dos quimioterápicos antineoplásicos e assinale a alternativa correta.
I. No caso de suspeita de extravasamento em tecido subcutâneo durante infusão do etoposide, deve-se evitar o uso de compressas frias ou gelo no local.
II. Os alcaloides da vinca, os alquilantes e a dacarbazina podem causar flebites em decorrência de aplicação endovenosa.
III. As antraciclinas produzem lesões graves quando ocorre extravasamento acidental do medicamento no tecido subcutâneo.
Analise as seguintes afirmativas sobre a indicação transfusional de plaquetas e assinale a alternativa correta.
I. Quando se preparam pools de plaquetas de vários doadores, nos quais o sistema de armazenamento se torna aberto, o prazo para se infundir o produto não deve ser superior a 4 horas após o preparo.
II. Plaquetas podem ser transfundidas em adultos sem levar em conta a tipagem ABO.
III. A presença de hemácias no concentrado de plaquetas não induz à aloimunização contra antígenos eritrocitários do doador.
A transfusão de hemocomponentes pode acarretar reações adversas. Os principais sinais e sintomas são febre, dor torácica, dor lombar ou abdominal, sangramentos anormais, cefaleia, náuseas, vômitos, sibilos, tosse, dispneia, cianose, edema pulmonar, disfagia, oligúria, anúria, hematúria, prurido, urticária, hipo ou hipertensão. Sobre as reações transfusionais não podemos afirmar: