Questões de Concurso Público SES-PR 2016 para Médico - Intensivista
Foram encontradas 20 questões
A dissecção aguda da aorta (DAA) é um evento grave e requer atenção especial devido à alta mortalidade nas primeiras 24 horas, quando não tratada. Analise as afirmativas abaixo e considere se são verdadeiras (V) ou falsas (F). A seguir assinale a alternativa que contenha a sequência correta de respostas de cima para baixo.
I. ( ) O controle da pressão arterial é imprescindível, e deve ser instituído imediatamente com o uso de bloqueador de canal de cálcio para que não haja risco de comprometimento da função renal.
II. ( ) O controle da pressão arterial deve ser instituído imediatamente após a admissão do paciente na unidade de emergência. A droga de escolha é o betabloqueador, pois o mesmo reduz a pressão de pulso que é responsável pela extensão da dissecção e pelo enfraquecimento da parede da artéria.
III. ( ) O nitroprussiato de sódio é a droga de eleição, quando não é conseguido controle pressórico adequado com outras drogas.
IV ( ) O objetivo terapêutico na fase aguda da DAA é atingir freqüência cardíaca abaixo de 50 bpm e pressão sistólica abaixo de 90 mmHg.
V. ( ) O tratamento clínico isolado é utilizado nos casos de DAA do tipo Stanford B não complicado e dissecção isolada e estável do arco aórtico.
O tétano ainda é uma patologia prevalente no mundo todo, e é responsável por 1 milhão de mortes ao ano. É doença grave e o manejo dos pacientes com tétano deve ser realizado em ambiente de terapia intensiva. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O manejo clínico inclui a neutralização da toxina tetânica (tetanospasmina) com imunoglobulina humana ou heteróloga.
II. O uso de benzodiazepínicos não é indicado nos casos graves.
III. A instabilidade autonômica é responsável pelos desfechos desfavoráveis e a morte.
IV. O uso de bloqueadores neuromusculares é questionável uma vez que podem prolongar a permanência dos pacientes na UTI.
Uma paciente internada na unidade de terapia intensiva devido à pancreatite biliar tem RX de tórax com imagem sugestiva de derrame pleural à direita. Você solicitou ultrassonografia do tórax, que evidenciou lâmina de líquido pleural de 30 mm e optou pela punção diagnóstica. Os resultados laboratoriais estão contidos na tabela abaixo. Após analisar os dados, assinale qual a sua impressão diagnóstica e conduta.
Líquido pleural Valores séricos
pH: 7,35 DHL: 300
DHL: 700 Proteínas: 3,0
Proteínas: 2,0 Albumina 2,0
Albumina: 1,0
Aspecto seroso
Volume 50 mL
A manutenção do potencial doador de órgãos falecido requer atenção do intensivista. Sabe-se que alguns pontos são fundamentais nesse manejo. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A restauração da oferta de oxigênio aos tecidos é fundamental. A primeira medida para este objetivo é a introdução de droga vasopressora, pois sabe-se que a infusão de volume não tem sucesso uma vez que o potencial doador perde o tônus vascular.
( ) A reposição hormonal no potencial doador é fundamental. É sugerido o uso de vasopressina, metilprednisolona, insulina e hormônio tireoidiano.
( ) Sabe-se que o controle da natremia no potencial doador é importante fator para se conseguirem melhores resultados dos transplantes, principalmente em relação ao enxerto hepático.
( ) O uso de drogas vasopressoras deve contraindicar o transplante de órgãos sólidos, sendo recomendado apenas a captação das córneas com o coração parado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.