Questões de Concurso Público EBSERH 2017 para Assistente Social, (HUGG-UNIRIO)

Foram encontradas 25 questões

Q768558 Serviço Social
A interdisciplinaridade influencia a prática profissional do Assistente Social contemporâneo. Para o exercício interdisciplinar consciente precisamos primeiro delimitar o que podemos entender por interdisciplinaridade. Nesse sentido, são extremamente relevantes as contribuições de Sampaio (2010) sobre o que é interdisciplinaridade. Ancorado no pensamento dessa autora, analise as afirmativas abaixo: I. A interdisciplinaridade exige que cada especialista ultrapasse os seus próprios limites. II. A interdisciplinaridade demanda que cada especialista se abra às contribuições de outras disciplinas. III. A interdisciplinaridade refere-se a justaposição de conteúdos. IV. A interdisciplinaridade é uma relação de reciprocidade, de mutualidade. V. A interdisciplinaridade pressupõe a integração de conteúdos numa disciplina. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q768559 Serviço Social
Sá (2010) nos coloca que a interdisciplinaridade acontece por ascensão, ou seja, há níveis de conhecimento interdisciplinar. Com base na análise da autora, o nível mais alto de interdisciplinaridade denomina-se:
Alternativas
Q768560 Serviço Social
Assinale a alternativa correta. Ortiz (2010) realiza uma análise do desenvolvimento histórico do Serviço Social no Brasil. De acordo com a autora, o grande motivador à profissionalização do Serviço Social no Brasil foi a necessária administração das expressões da questão social. Conforme a autora nos diz, para a administração das expressões da questão social e para sua profissionalização foi necessário também que o Serviço Social:
Alternativas
Q768561 Serviço Social

Ortiz (2010) faz uma profunda análise do processo de consolidação do Serviço Social no Brasil, indicando os fatores que foram influentes nesse processo. Considerando a análise dessa autora, analise as afirmativas abaixo, selecionando aquelas em que contém menções corretas aos fenômenos relacionados a profissionalização do Serviço Social no Brasil.

I. A profissão surge no Brasil como um dispositivo de rompimento da influência burguesa sobre as formas institucionalizadas de ajuda.

II. A profissão surge com a complexificação da dinâmica capitalista e seus desdobramentos.

III. A institucionalização da profissão no Brasil demarca o fim da influência da Igreja Católica junto aos centros de formação.

IV. É influente ao surgimento da profissão o fortalecimento da Ação Católica.

V. O surgimento do Serviço Social como profissão veio acompanhado do processo de redimensionamento do Estado.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q768562 Serviço Social
O surgimento das primeiras escolas de Serviço Social aconteceu no Brasil em meados da década de 30, conforme Aguiar (1995), o surgimento da Escola de São Paulo em 1936 e do Rio de Janeiro em 1937. A escola de São Paulo, conforme Aguiar (1995), teria surgido derivando de uma instituição específica. Assinale a alternativa que apresenta qual seria a instituição que deu origem à Escola de Serviço Social de São Paulo.
Alternativas
Q768563 Serviço Social
Cury (2001) em seu texto: “Elaboração de projetos sociais” nos oferece referências para a elaboração de planos, programas e projetos. Considerando o disposto pela autora, analise as afirmativas abaixo: I. No plano, os problemas são selecionados, estabelecendo-se áreas de concentração. II. O plano é a unidade mais específica e delimitada dentro da lógica de ação. III. O programa traça as grandes estratégias e diretrizes para a intervenção na área social. IV. O programa é o aprofundamento do plano, o detalhamento por setor das políticas e diretrizes do plano. V. O projeto é a unidade mais operativa de ação, o instrumental mais próximo da execução. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q768564 Serviço Social
Carvalho (2001) nos indica que a avaliação de projetos sociais possui abordagens de natureza qualitativa, quantitativa ou pluralista. Sendo assim, selecione, dentre as afirmativas abaixo, as que citam, corretamente, quais as características das abordagens qualitativas de avaliação dos projetos sociais. I. Coleta de dados com ênfase na definição de indicadores de resultado. II. Coleta de dados com ênfase na observação e registro de dados significativos. III. Metodologias de avaliação apoiadas na análise de processos sociais. IV. Metodologias de avaliação assentadas na sociologia. V. Metodologias de avaliação construídas com base no esquema hipotético-dedutivo. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q768565 Serviço Social
De acordo com Carvalho (2001,p.68): “Podemos dizer que avaliar é atribuir valor, medir o grau de eficiência, eficácia e efetividade [...]”, sendo que cada um desses aspectos conforma um tipo de avaliação. Assim, conforme o disposto pela autora, quando realizamos a avaliação de eficácia de um projeto social estamos nos referindo a um tipo específico de avaliação. Assinale a alternativa que apresenta o que podemos compreender por avaliação da eficácia de um projeto.
Alternativas
Q768566 Serviço Social
Carvalho (2001) no texto: “Avaliação de Projetos Sociais” cita que há fases da avaliação dos projetos sociais. Assinale a alternativa que apresenta os nomes dessas fases de avaliação, adotando como referência o disposto por Carvalho (2001).
Alternativas
Q768567 Serviço Social
A elaboração de projetos de pesquisa constitui elemento da discussão proposta por Minayo (1994). Nesse sentido, a autora nos apresenta os principais elementos que compõem um projeto de pesquisa, incluindo, nesse sentido, a metodologia. De acordo com a autora, a metodologia de um projeto de pesquisa possui determinados elementos, dentre os quais os citados nas afirmativas: I. Definição da amostragem. II. Coleta de dados. III. Objetivos. IV. Hipóteses. V. Organização e análise de dados. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q768568 Serviço Social
Observe a frase: “Trata-se da relevância, do porquê tal pesquisa deve ser realizada”(MINAYO, 1994,p. 42). Nela temos a menção da autora a uma parte integrante dos projetos de pesquisa. Selecione, dentre as alternativas abaixo, a que cita de forma correta a qual parte do projeto de pesquisa se refere a frase de Minayo (1994) inserida no início deste enunciado.
Alternativas
Q768569 Serviço Social
O desenvolvimento histórico do Serviço Social como profissão no Brasil foi a referência para a análise de Iamamoto no livro: “Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos”, publicado em 1995 pela Editora Cortez. Nessa obra, a autora analisa o surgimento e também a forma de atuação dos primeiros Assistentes Sociais no Brasil. Com base na obra da autora, analise as afirmativas abaixo: I. O Serviço Social, em seu surgimento como profissão no Brasil, tem sua ação voltada para o soerguimento moral da família operária. II. A atuação do Serviço Social, em sua constituição profissional no Brasil, esteve orientada ao fortalecimento das reivindicações do Movimento Operário. III. A partir do momento em que o Serviço Social se institucionaliza como profissão no Brasil, temos o rompimento da profissão com as bases confessionais da Igreja Católica até então influentes na prática dos agentes. IV. As primeiras ações do Assistente Social, quando de sua constituição enquanto profissão no Brasil, estava, especialmente, orientada para mulheres e crianças. V. O Serviço Social, nos primórdios de sua constituição profissional, buscava estabelecer um contraponto às influências anarcossindicalistas no proletariado urbano. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q768570 Serviço Social
Bravo; Matos (2006) realizam uma análise histórica do desenvolvimento da política de saúde no Brasil e, considerando o período a partir de 1930, citam que a Saúde era organizada em dois subsetores, sendo, um deles, o de Saúde Pública. De acordo com esses autores, a Saúde Pública do período, apresentou determinadas características, as quais estão citadas, corretamente, nas afirmativas: I. Intervenções destinadas para a toda população,via universalização do acesso dos serviços. II. Ênfase nas campanhas sanitárias. III. Interiorização das ações para áreas de endemias rurais. IV. Criação de serviços de combate às endemias. V. Desenvolvimento de ações sob total responsabilidade do Estado brasileiro. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q768571 Serviço Social
Baseado no pensamento de Bravo; Matos (2006,p. 26- 27), avalie as afirmativas abaixo: I. No período de 1945 a 1964 tivemos a elevação dos gastos da previdência social com a assistência médico-hospitalar no Brasil. II. Constitui característica da Saúde no período de 1945 a 1964 a ênfase na prática médica curativa orientada para a burocratização do setor. III. A racionalização administrativa foi uma peculiaridade da política de saúde brasileira no período de 1945 a 1964. IV. Foi no período de 1945 a 1964 que tivemos no Brasil, na área da saúde, uma maior sofisticação às campanhas sanitárias. V. Durante os anos de 1945 a 1964 tivemos,na área da saúde, a criação e a consolidação das Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs). Estão de acordo com o pensamento de Bravo; Matos (2006,p. 26-27) as afirmativas:
Alternativas
Q768572 Serviço Social
De acordo com Bravo; Matos (2006,p. 32-33) no ano de 1986 tivemos no Brasil o “[...]marco histórico mais importante na trajetória da política pública de saúde nesse pais”. Selecione, dentre as afirmativas abaixo, a que cita, corretamente, qual foi o marco histórico mais importante ocorrido na área da saúde no ano de 1986.
Alternativas
Q768573 Serviço Social
Matos (2006) realizou uma discussão visando conceituar a questão da assessoria e da consultoria, visto sua análise em prol da atuação do Serviço Social na área. Considerando o pensamento do autor, analise as afirmativas abaixo e assinale aquelas que fazem uma menção correta aos conceitos sobre assessoria difundidos pelo autor em pauta: I. O ato de assessorar é uma ação que auxilia tecnicamente outras pessoas ou instituições, graças a conhecimentos especializados em determinado assunto. II. A assessoria é uma ação técnica, de assistência, e para a qual não são necessários conhecimentos específicos por parte de quem o exerce. III. A assessoria é um serviço pontual, portanto, fere as atribuições privativas e competências do Assistente Social brasileiro. IV. O assessor é um profissional que intervém junto à realidade analisada, indicando os caminhos a serem seguidos por quem o contratou. V. O assessor é tido como um assistente, adjunto, auxiliar ou ajudante que detém conhecimentos que possam auxiliar a quem assessora. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q768574 Serviço Social
Assinale a alternativa que cita, corretamente, o que pode ser compreendido como consultoria, de acordo com o pensamento de Matos (2010) no texto: “Assessoria e consultoria: reflexões para o Serviço Social”.
Alternativas
Q768575 Serviço Social
Iamamoto (2001) cita que o Serviço Social tem na questão social seu objeto de trabalho. Assim, a autora avança no entendimento da questão social, e dos fatores que condicionam o desenvolvimento desse fenômeno. Considerando o disposto pela autora, analise as afirmativas abaixo: I. A questão social faz menção apenas à pobreza e à exclusão social. II. A questão social provém da incapacidade do ser humano em resolver seus problemas sociais. III. A questão social apresenta múltiplas formas de expressão. IV. A questão social não se amplia a partir do desenvolvimento capitalista. V. A questão social é desigualdade mas é também rebeldia. Estão corretas:
Alternativas
Q768576 Serviço Social
A noção de Iamamoto (2001) sobre processo de trabalho cita que o Assistente Social como profissional inscrito em tal processo possui meios e instrumentos de trabalho. Analise as afirmativas abaixo e assinale as que indicam, corretamente, quais seriam os instrumentos de trabalho do Assistente Social. I. Bases teórico-metodológicas. II. Recursos materiais, financeiros e organizacionais das entidades empregadoras. III. Somente entrevistas, reuniões, plantão e encaminhamentos. IV. Instrumentos e técnicas de trabalho. V. O único instrumento de trabalho do Assistente Social é o Estado. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q768577 Serviço Social
Assinale a alternativa correta. As mudanças operacionalizadas do modo de produção capitalista, contemporaneamente e associadas à alteração do formato de regulação estatal provocam inflexões nas condições de trabalho dos Assistentes Sociais. Iamamoto (2001) cita como repercussões ao mercado de trabalho do Assistente Social: I. Ampliação da demanda pelos serviços sociais públicos. II. Elevação dos recursos destinados aos serviços sociais públicos. III. Elevação da seletividade dos atendimentos. IV. Ampliação das ações estatais em prol das expressões da questão social. V. Diminuição substancial, da demanda para os serviços sociais públicos. Estão corretas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: C
5: E
6: D
7: B
8: D
9: A
10: E
11: B
12: C
13: E
14: A
15: D
16: C
17: B
18: E
19: E
20: A