Questões de Concurso Público EBSERH 2017 para Engenheiro Civil (HUGG-UNIRIO)
Foram encontradas 25 questões
Para melhorar as características do concreto, utilizam-se adições ou aditivos.
Analise as afirmativas abaixo.
I. As adições agem diretamente na dinâmica das reações químicas de hidratação dos constituintes do cimento (C3 A, C3 S etc) podendo atuar como defoculantes ou dispersantes aumentando, portanto, o contato dos grânulos de cimento com a água e melhorando, consequentemente, a trabalhabilidade e a plasticidade do concreto.
II. Os aditivos podem ser tensoativos ou incorporadores de ar, também colaborando para o aumento da fluidez do concreto e da sua impermeabilidade; aceleradores ou retardadores de pega, redutores de água com reflexo direto no aumento de resistência mecânica do concreto e redutores da exsudação, impermeabilizantes, inibidores de corrosão e diminuição da reação álcali-agregado.
III. Os aditivos são materiais extremamente refinados que contém em sua composição grande quantidade de sílica amorfa (reativa) e quando adicionadas aos concretos ou argamassas alteram o balanço dos produtos químicos resultantes da hidratação do cimento, ou seja, se combinam com a portlandita, melhorando a resistência mecânica e a durabilidade.
IV. Como adições minerais utilizam-se escoria de alto-forno (resíduo do processo de produção do aço), materiais pozolânicos (argilas calcinadas e finamente moídas, cinza de casca de arroz, cinzas volantes, sílica ativa). A sílica ativa atua na zona de transição entre a pasta de cimento e o agregado graúdo, onde se verifica em concretos comuns grande quantidade de portlandita, repercutindo em considerável enfraquecimento da ligação e, consequentemente da própria resistência do concreto.
• Ninhos de concretagem
III
• Fissuras
• Trincas
IV
• Eflorescência
Causa
A
• Porosidade excessiva
• Presença de água em abundância
• Cal livre presente no cimento
B
• Sobrecarga
• Carência de armadura
• Problemas de fundação
• Retração
C
• Fissuras no concreto
• Agentes agressivos (CO2 , Cl, sulfatos)
D
• Elevada altura de lançamento do concreto
• Excesso de armadura
• Adensamento inadequado
• Trabalhabilidade
inadequada
A escolha das tintas de acabamentos para imóveis também deve ser técnica, considerando fatores como tipo de superfície, local de aplicação, durabilidade e rendimento. Além de um acabamento bem feito e mais duradouro, a especificação correta das pinturas pode resultar em economia de custo e de material nesta etapa da obra. No Brasil as tintas são classificadas de acordo com requisitos mínimos de durabilidade, lavabilidade e poder de cobertura e podem ser do tipo econômica, standard ou premium. As matérias primas presentes nas tintas são as mesmas, o que muda é o balanceamento entre elas, que lhes confere um desempenho maior ou menor, dependendo dos monômeros presentes na mistura.
Além de respeitar o tipo de aplicação indicada no rótulo da embalagem (econômica, standard ou premium) é importante preparar a base garantindo que qualquer material que possa contaminar a pintura seja removido.
Atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmativas a seguir:
( ) Tintas epóxi são recomendadas para pintura de madeiras.
( ) Tintas látex podem ser a base d’água com cobertura acrílica, vinil acrílica ou a base de acetato de polivinila (PVA).
( ) Esmaltes sintéticos, vernizes e resina acrílica são mais indicados para revestir madeiras.
( ) Para imprimir um acabamento liso o mais recomendado são as massas corridas PVA (para ambientes externos) ou acrílicas (para ambientes internos).
Conhecer as características dos materiais é de extrema importância no processo de confecção dos concretos, pois influenciam diretamente nas propriedades tanto no estado fresco como no estado endurecido.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Melhora a resistência do concreto principalmente nas primeiras idades.
II. Diminui a exsudação e outros tipos de segregação.
III. Aumenta a impermeabilidade, a trabalhabilidade e a coesão dos concretos.
IV. Aumenta a liberação de maior quantidade de calor nas reações de hidratação tornando os concretos mais sensíveis ao fissuramento.
Assinale a alternativa correta.
As constantes físicas dos agregados graúdos influenciam na dosagem do concreto, correlacione a primeira coluna com a segunda.
1. GRANULOMETRIA
2. MASSA ESPECÍFICA
3. DIMENSÃO MÁXIMA CARACTERÍSTICA
4 . APRECIAÇÃO PETROGRÁFICA
a. Relação entre a massa e o volume de grãos do agregado
b. Proporção relativa expressa em forma de porcentagem (%) em que se encontram os grãos de um determinado agregado
c. Representam as características físicas (exemplo: modificações de volume por variação de umidade) e químicas (exemplo: reações com os álcalis do cimento).
d. Relacionada com a trabalhabilidade
do concreto fresco, quanto maior
mais econômico o concreto.
As infiltrações de água nas edificações, de maneira geral, são consideradas um dos principais agentes de degradação de elementos e componentes construtivos.
Diante dessa realidade, destaca-se a importância da elaboração de um projeto de impermeabilização ou reimpermeabilização, conforme a NBR 9575:2010 e principalmente da execução de serviços pertinentes ao sistema, que deverão ser realizados exclusivamente por profissional habilitado.
As principais anomalias causadas em outros sistemas construtivos decorrentes do comprometimento da impermeabilização são:
I. Corrosão da armadura e degradação do concreto.
II. Corrosão de superfícies metálicas.
III. Eforescências e formações de fissuras em revestimento de maneira geral.
IV. Deslocamentos dos revestimentos em geral.
V. Formação de trincas inclinadas nos cantos das esquadrias.
VI. Proliferação de bolor, manchas e umidades em revestimentos ou mobiliários.
Assinale a alternativas INCORRETA:
As argamassas de revestimento de fachadas são executadas em etapas: chapisco, emboço e reboco. Para execução do chapisco dessas argamassas, em condições normais de exposição, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta sobre quais os tipos de cimentos são recomendados:
I. CP I
II. CP II
III. CP III
IV. CP IV
V. CP V
Estão corretas as afirmativas:
( ) Para abatimentos entre 0 e 4 cm, a consistência do concreto é muito seca demonstrando falta de argamassa na mistura. ( ) Na consistência ideal, o concreto apresenta superfície compacta, praticamente sem vazios indicando um teor ótimo de argamassa. ( ) No teor ótimo de argamassa há desprendimento de agregados graúdos. ( ) Verifica-se a coesão e vazios no concreto introduzindo uma colher de pedreiro na massa, quando a colher é retirada deve-se observar se a massa de concreto permaneceu intacta, ou seja, permanecendo o vão formado pela colher, o que caracteriza o teor de argamassa adequado.
( ) Vida útil de projeto (VUP) define o período de tempo em que determinado sistema deverá manter o desempenho esperado, desde que feitas todas as manutenções e garantidas as condições de uso. ( ) Os fabricantes de insumos, sistemas e componentes terão que indicar a vida útil de seus produtos. ( ) Cabe ao construtor garantir que todos os produtos foram aplicados adequadamente. ( ) A medição de desempenho não é para uma peça isolada, mas do sistema como um todo (exemplo: caixilho, parede, alvenaria, piso, etc). ( ) Os prazos de vida útil dos produtos e componentes não serão informados ao consumidor final pois o mesmo irá cobrar da construtora todos os eventuais problemas.
Os mecanismos de formação de fissuras são muitos, antes do início de uma intervenção deve ser feita uma inspeção do local para que seja feito o diagnóstico correto, o qual irá precisar a causa real do problema a qual deve ser corrigida.
Atribua Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada afirmação abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Fissuras passivas, nas quais a extensão e a abertura já se consolidaram, ocorrem em função de retração do concreto, sobrecargas que atuaram pontualmente ou outros fenômenos.
( ) Para a recuperação estrutural das fissuras passivas utilizam-se resinas elásticas.
( ) Fissuras ativas podem ocorrer em função de quaisquer solicitações cíclicas, movimentações térmicas, evolução de recalques de fundação, deformação lenta do concreto e outros fenômenos.
( ) Para a recuperação estrutural das fissuras ativas utilizam-se resinas rígidas.
( ) A profundidade da fissura pode ser determinada por observações visuais ou pela previa injeção de ar ou de água.
( ) Para determinar se a fissura é estável ou evolutiva além da observação ao longo do tempo, recorre-se aos selos de gesso, colagem de finíssimas lâminas de vidro ou medições com alongametros de altíssima resolução e sensibilidade.
( ) Ferrugem: Se sobre as armaduras formou-se uma camada de óxido de ferro na superfície resultante da umidade e oxigênio presentes no ar. ( ) Ferrugem apresenta coloração: marrom claro, castanho e até mesmo preto ( ) Pequenas deposições de ferrugem são removidas com um leve escovamento das barras com escova de aço podendo se utilizar a armadura. ( ) Corrosão significa um processo eletroquímico, devido a presença de umidade e oxigênio, diferença de potencial na barra corroída, motivada por encruamento localizado na barra de aço (região de dobras por exemplo), tensões muito diferenciadas ao longo da armadura, presença de fissuras na peça de concreto armado e outros fatores. ( ) Corrosão apresenta coloração mais escura quanto mais adiantado o estágio de corrosão: avermelhada, laranja. ( ) Se na escovação forem presenciados corrosões localizadas do tipo pites de corrosão e/ou redução da seção da barra maior ou igual a 10% da área resistente deverá ser consultado o projetista para execução de um reforço.
Sobre essa tecnologia assinale a alternativa incorreta.