Questões de Concurso Público POLÍCIA CIENTÍFICA-PR 2017 para Médico Legista Área A
Foram encontradas 12 questões
A ação tóxica do alcoolismo crônico determina uma série de manifestações psíquicas. A respeito desse assunto, analise as características listadas abaixo.
I. O Delirium tremens inicia-se por um estado de confusão, agitação e angústia, com tremores, alucinações de ordem visual e amnésia.
II. A Alucinose dos bebedores (alucinose alcoólica) é a psicose aguda manifestada por alucinações auditivas, desencadeada por excessos alcoólicos, e ocorre a perda de lucidez.
III. Dipsomania é a crise impulsiva e irreprimível de ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas.
Assinale a alternativa correta:
Alucinações e pseudoalucinações correspondem a alterações qualitativas da sensopercepção, ou melhor, das representações.
Sobre tais alterações, assinale a alternativa incorreta.
Existem diferentes aspectos de uma observação psiquiátrica. O roteiro e a técnica da observação psiquiátrica da criança e do adolescente apresentam certas particularidades que a tornam específica. Analise as afirmativas a seguir.
I. Os encaminhamentos, às determinações e a iniciativa espontânea dos pais integram as indicações à avaliação de uma criança ou adolescente.
II. Os estudos atuais acerca da saúde mental valorizam cada vez mais o papel da família, tanto na produção, como na manutenção dos transtornos psiquiátricos e psicológicos da criança.
III. Nas entrevistas com a criança (anamnese subjetiva), a conversa deve se dar com pauta livre, sem se preocupar em saber se a criança entende o porquê de estar ali.
Está correto o que se afirma em:
A intensidade da síndrome da abstinência também varia entre drogas do mesmo tipo (por exemplo a abstinência da metadona é ________ intensa _________ duradoura que a abstinência da heroína), essa é uma das razões por trás da ____________do tratamento com metadona em usuários viciados em heroína.
Diversos tipos de drogas terapêuticas, incluindo agentes antidepressivos e antipsicóticos, também geram sintomas de abstinência quando o tratamento é interrompido, porém é importante distinguir este tipo de fenômeno de rebote comumente observado da dependência ____________ associada ao abuso de drogas.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
A respeito dos usos de fármacos na dependência de substâncias psicoativas, analise os itens a seguir.
I. A nicotina, no curto prazo, é agente de escolha como adjunto na terapia comportamental em tabagistas com o compromisso de abandonar o tabagismo.
II. O dissulfram é usado como adjunto na terapia comportamental em alcoólatras adequadamente motivados ainda antes da desintoxicação.
III. O dissulfram é contraindicado em pacientes nos quais a reação hipotensiva seria perigosa.
IV. Os agonistas ou agonistas parciais dos opioides (por exemplo, metadona e buprenorfna) administrados por via oral ou sublingual, podem ser usados como substitutos dos narcóticos injetáveis, muitos dos quais têm efeitos prejudiciais atribuíveis à via de administração.
V. A naltrexona, um antagonista dos opioides de ação curta, é usada como adjunto para ajudar a impedir a recidiva em dependentes desintoxicados.
Assinale a alternativa que contém o número de itens incorretos.
A psiquiatria agrupa, sob o nome de “esquizofrenia”,
o “conjunto de doenças mentais graves que
provocam uma modificação profunda e duradoura da
personalidade”.
Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:
I. Atividade motora excessiva (aparentemente desprovida de propósito e não influenciada por estímulos externos).
II. Extremo negativismo (uma resistência, aparentemente sem motivo, a toda e qualquer instrução; manutenção de uma postura rígida e resiste às tentativas de mobilização ou mutismo).
III. Peculiaridades do movimento voluntário evidenciadas por posturas (adoção voluntária de posturas inadequadas ou bizarras, movimentos estereotipados, maneirismos proeminentes ou trejeitos faciais proeminentes)
IV. Ecolalia ou ecopraxia.
Assinale a alternativa que corresponde à quantidade de sintomas, característicos da esquizofrenia do tipo catatônico.
Em urgência psiquiátrica, um quadro clínico comum é o paciente agitado, compreendido como quadro de excitação mental associado à hiperatividade motora.
Em relação a tal quadro, assinale a alternativa incorreta.