Questões de Concurso Público SEDUC-MT 2017 para Professor de Educação Básica - Geografia

Foram encontradas 5 questões

Q1110471 Geografia
No Brasil, a expansão industrial e a modernização do campo geraram grandes complexos agroindustriais, sobre os quais se afirma que: I. A nova conexão entre a agricultura e a indústria, tira o poder dos grupos rurais de atuarem isoladamente, além de exigir uma maior participação do Estado como capitalista financeiro. A relação básica ocorre via capital dos grupos rurais, do Estado e de grandes grupos internacionais, que geralmente incorporam outras atividades, além do agrícola. II. Trata-se da articulação da agricultura, por um lado, com a indústria produtora de insumos e bens de capital agrícola, e por outro lado, com a indústria processadora de produtos agrícolas, a agroindústria. A reprodução ampliada da agricultura passa a depender cada vez menos dos recursos naturais e mais dos meios de produção gerados por um setor especializado da indústria. III. É característica do complexo agroindustrial brasileiro: um dado padrão de desenvolvimento tecnológico, que tem por referência os princípios da Revolução Verde; a desinserção da agricultura brasileira no mercado internacional, marcado pelo aumento da participação, na pauta de exportações, de produtos agrícolas elaborados; ausência da atuação do Estado como regulador financeiro na economia.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1110472 Geografia
Sobre a produção agrícola mundial, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1110473 Geografia
A charge abaixo ilustra uma crítica às inovações tecnológicas na agricultura brasileira, que ocorreram em torno da década de 1970. Imagem associada para resolução da questão Relacionando a charge às novas técnicas e tecnologias implementadas na agricultura brasileira em torno de 1970, indique a alternativa correta:
Alternativas
Q1110474 Geografia
É possível identificar vários municípios brasileiros cuja intensificação da urbanização se deve diretamente à consecução e à expansão do agronegócio globalizado (ELIAS, 2007). Sobre a relação entre agricultura e urbanização, analise as afirmativas abaixo: I. Nessas cidades, realiza-se parte da materialização das condições gerais de reprodução do capital do agronegócio globalizado, quando elas passam a exercer novas funções e a compor importantes nós das redes agroindustriais. II. As demandas das produções agrícolas e agroindustriais intensivas têm o poder de adaptar as cidades próximas as suas principais exigências, em virtude de fornecerem a grande maioria dos aportes técnicos, financeiros, jurídicos, de mão de obra e de todos os demais produtos e serviços necessários para a sua realização.
Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1110489 Geografia
A Lei de Terras instaurou uma política agrária excludente que ainda prejudica o país. A esse respeito analise as proposições a seguir atribuindo-lhes valores verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Essa nova lei surgiu em um “momento oportuno”, quando o tráfico negreiro passou a ser permitido em terras brasileiras. ( ) Em 1890, a chamada Lei 601 ou Lei de Terras, de 1850, apresentou novos critérios com relação aos direitos e deveres dos proprietários de terra. ( ) Com relação ao uso da terra, essas transformações incidiram diretamente nas tradições que antes vinculavam a posse de terras enquanto símbolo de distinção social. ( ) O avanço da economia capitalista tinha um caráter cada vez mais mercantil, onde a terra deveria ter um uso integrado à economia, tendo seu potencial produtivo explorado ao máximo. Em conseqüência dessa nova prática econômica, percebemos que diversas nações discutiram juridicamente as funções e os direitos sobre esse bem. ( ) No Brasil, os sesmeiros e posseiros realizavam a apropriação de terras aproveitando de brechas legais que não definiam bem o critério de posse das terras.
Assinale a alternativa que apresenta de cima para baixo a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: D