Questões de Concurso Público Câmara de Araraquara - SP 2018 para Analista de Controle Interno

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Q1072575 Português

Leia com atenção o texto “Função da Arte/1” do Livro dos Abraços, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, e responda a questão a seguir.


Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadlof, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.

Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai

– Me ajuda a olhar!

                                                                                                         Fonte: Carta Maior

De acordo com a interpretação do texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1072576 Português

Leia com atenção o texto “Função da Arte/1” do Livro dos Abraços, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, e responda a questão a seguir.


Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadlof, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.

Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai

– Me ajuda a olhar!

                                                                                                         Fonte: Carta Maior

Leia atentamente o trecho do livro de Eduardo Galeano e, de acordo com a sintaxe da gramática normativa da Língua Portuguesa, analise as afiirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. No trecho “Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas” o termo destacado é aposto.

II. A oração “Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia” é Oração Subordinada Adverbial Temporal.

III. No trecho “o menino ficou mudo de beleza” o termo destacado é um Predicativo do Sujeito.

IV. No trecho “pediu ao pai” o termo destacado é objeto direto.

Alternativas
Q1072577 Português

Leia com atenção o texto “Função da Arte/1” do Livro dos Abraços, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, e responda a questão a seguir.


Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadlof, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.

Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai

– Me ajuda a olhar!

                                                                                                         Fonte: Carta Maior

A partir da leitura atenta do texto acima, e da morfologia da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A palavra destacada no trecho é um advérbio de tempo “Diego não conhecia o mar”

( ) No trecho “O pai, Santiago Kovadlof, levou-o” o termo destacado é um pronome pessoal do caso oblíquo.

( ) No trecho “E foi tanta a imensidão do mar” a expressão destacada é uma locução adjetiva.

( ) No trecho “foi tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza” o termo destacado é um pronome relativo.

( ) No trecho “E quando finalmente conseguiu falar” a palavra destacada é uma preposição.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q1072578 Português

A partir do trecho da reportagem abaixo, sobre a mostra “Afinidades Afetivas” da 33ª Bienal de Artes de São Paulo, responda a questão a seguir.


Bienal de Arte de São Paulo de 2018 terá ‘tema livre’. A exposição trará uma soma de projetos individuais, que tratam sobre assuntos distintos Na contramão das 32 edições passadas, a Bienal de Arte de São Paulo de 2018 não vai eleger um tema para estruturar a exposição.

No lugar, o evento propõe uma soma de trabalhos individuais, exaltando a particularidade de cada artista e a compreensão pessoal dos espectadores frente às obras.

Segundo a curadoria da Bienal, a decisão é uma resposta a um “mundo de verdades prontas, onde a fragmentação da informação e a dificuldade de concentração levam à alienação e passividade” dos indivíduos. Os homenageados da edição, o guatemalteco Aníbal López, o paraguaio Feliciano Centurión e a brasileira Lucia Nogueira, também têm pouco em comum artisticamente, além do fato de terem morrido precocemente.

                                                                                                          Fonte: Revista Veja

A partir da leitura atenta da reportagem acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A Bienal de Arte de São Paulo de 2018 não elegerá um tema e trará somente três artistas.

II. A Bienal de Arte de São Paulo de 2108 não elegerá um tema por priorizar a particularidade de cada artista e a compreensão pessoal dos espectadores.

III. O curador pretende fragmentar a informação e a concentração dos indivíduos como resposta à alienação.

IV. Esta Bienal terá pontos que a distinguem das 32 edições passadas.

Alternativas
Q1072579 Português

A partir do trecho da reportagem abaixo, sobre a mostra “Afinidades Afetivas” da 33ª Bienal de Artes de São Paulo, responda a questão a seguir.


Bienal de Arte de São Paulo de 2018 terá ‘tema livre’. A exposição trará uma soma de projetos individuais, que tratam sobre assuntos distintos Na contramão das 32 edições passadas, a Bienal de Arte de São Paulo de 2018 não vai eleger um tema para estruturar a exposição.

No lugar, o evento propõe uma soma de trabalhos individuais, exaltando a particularidade de cada artista e a compreensão pessoal dos espectadores frente às obras.

Segundo a curadoria da Bienal, a decisão é uma resposta a um “mundo de verdades prontas, onde a fragmentação da informação e a dificuldade de concentração levam à alienação e passividade” dos indivíduos. Os homenageados da edição, o guatemalteco Aníbal López, o paraguaio Feliciano Centurión e a brasileira Lucia Nogueira, também têm pouco em comum artisticamente, além do fato de terem morrido precocemente.

                                                                                                          Fonte: Revista Veja

Leia o trecho acima com atenção e, de acordo com a gramática normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1072580 Português

Leia alguns trechos do poema “Súplica” da poeta moçambicana Noémia de Souza e responda a questão. 


Tirem-nos tudo,

mas deixem-nos a música!

Tirem-nos a terra em que nascemos,

onde crescemos

e onde descobrimos pela primeira vez

que o mundo é assim:

um tabuleiro de xadrez…

(...)

Podem desterrar-nos,

levar-nos

para longe terras,

vender-nos como mercadoria, acorrentar-nos

à terra, do sol à lua e da lua ao sol,

mas seremos sempre livres

se nos deixarem a música!

Que onde estiver nossa canção

mesmo escravos, senhores seremos;

(...)

– Por isso pedimos,

de joelhos pedimos:

Tirem-nos tudo…

mas não nos tirem a vida,

não nos levem a música!

                                                                         Fonte: Ermira Cultura

A partir da leitura atenta do poema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. o eu-lírico deseja que lhe tirem tudo, mesmo que ele precise da música.

II. o eu-lírico entende a música como uma forma de libertação mesmo que esteja acorrentado.

III. o eu-lírico ajoelha por desejar ser senhor.

IV. o eu-lírico entende que a música substitui todas as outras necessidades de seu povo.

Alternativas
Q1072581 Português

Leia alguns trechos do poema “Súplica” da poeta moçambicana Noémia de Souza e responda a questão. 


Tirem-nos tudo,

mas deixem-nos a música!

Tirem-nos a terra em que nascemos,

onde crescemos

e onde descobrimos pela primeira vez

que o mundo é assim:

um tabuleiro de xadrez…

(...)

Podem desterrar-nos,

levar-nos

para longe terras,

vender-nos como mercadoria, acorrentar-nos

à terra, do sol à lua e da lua ao sol,

mas seremos sempre livres

se nos deixarem a música!

Que onde estiver nossa canção

mesmo escravos, senhores seremos;

(...)

– Por isso pedimos,

de joelhos pedimos:

Tirem-nos tudo…

mas não nos tirem a vida,

não nos levem a música!

                                                                         Fonte: Ermira Cultura

Sobre a interpretação do trecho “Tirem-nos tudo… mas não nos tirem a vida, não nos levem a música!”, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1072582 Português

Leia alguns trechos do poema “Súplica” da poeta moçambicana Noémia de Souza e responda a questão. 


Tirem-nos tudo,

mas deixem-nos a música!

Tirem-nos a terra em que nascemos,

onde crescemos

e onde descobrimos pela primeira vez

que o mundo é assim:

um tabuleiro de xadrez…

(...)

Podem desterrar-nos,

levar-nos

para longe terras,

vender-nos como mercadoria, acorrentar-nos

à terra, do sol à lua e da lua ao sol,

mas seremos sempre livres

se nos deixarem a música!

Que onde estiver nossa canção

mesmo escravos, senhores seremos;

(...)

– Por isso pedimos,

de joelhos pedimos:

Tirem-nos tudo…

mas não nos tirem a vida,

não nos levem a música!

                                                                         Fonte: Ermira Cultura

A partir da interpretação correta do título do poema, assinale a alternativa que não é sinônimo da palavras “súplica”.
Alternativas
Q1072583 Português

Leia alguns trechos do poema “Súplica” da poeta moçambicana Noémia de Souza e responda a questão. 


Tirem-nos tudo,

mas deixem-nos a música!

Tirem-nos a terra em que nascemos,

onde crescemos

e onde descobrimos pela primeira vez

que o mundo é assim:

um tabuleiro de xadrez…

(...)

Podem desterrar-nos,

levar-nos

para longe terras,

vender-nos como mercadoria, acorrentar-nos

à terra, do sol à lua e da lua ao sol,

mas seremos sempre livres

se nos deixarem a música!

Que onde estiver nossa canção

mesmo escravos, senhores seremos;

(...)

– Por isso pedimos,

de joelhos pedimos:

Tirem-nos tudo…

mas não nos tirem a vida,

não nos levem a música!

                                                                         Fonte: Ermira Cultura

De acordo com a leitura do poema “Súplica” e com a gramática normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1072584 Português

Leia com atenção o trecho do artigo Consumismo infantil, um problema de todos do programa Criança e Consumo e responda a questão.


Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente.

As crianças, que vivenciam uma fase de peculiar desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, não ficam fora dessa lógica e infelizmente sofrem cada vez mais cedo com as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco e álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, entre outras. Nesse sentido, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.

                                                                                               Fonte: Criança e Consumo

Leia com atenção o texto acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O texto traz à tona a informação de que o consumismo é uma ideologia de gênero que impacta a todos.

II. O texto afirma que as crianças, por serem mais suscetíveis que os adultos, sofrem graves consequências advindas do estímulo consumista produzido pelas mídias de massa.

III. O texto apresenta a obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência como causas do consumo exagerado.

IV. O texto caracteriza o consumismo como um hábito mental que acompanha o ser humano desde sua origem.

V. O texto chama a atenção do leitor para discutir o consumismo infantil como uma pauta urgente e de interesse geral.

Alternativas
Q1072585 Português

Leia com atenção o trecho do artigo Consumismo infantil, um problema de todos do programa Criança e Consumo e responda a questão.


Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente.

As crianças, que vivenciam uma fase de peculiar desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, não ficam fora dessa lógica e infelizmente sofrem cada vez mais cedo com as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco e álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, entre outras. Nesse sentido, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.

                                                                                               Fonte: Criança e Consumo

Leia o texto atentamente e, de acordo com morfologia da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que classifica corretamente o trecho destacado.
Alternativas
Q1072586 Português

Leia a charge de Malfada, personagem criada pelo chargista argentino Quino, e responda a questão a seguir. 


                         

A partir da leitura atenta da charge acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O ponto de exclamação utilizado no primeiro quadrinho significa que a personagem falou alto com a intenção de perturbar o doente da casa.

II. A expressão “SHHH!” é uma onomatopeia.

III. O globo terrestre está em um berço no último quadrinho como metáfora de que o mundo é um bebê.

IV. A ausência de texto verbal prejudica a compreensão da charge, exemplificando como o texto não-verbal tem pouca importância nesse gênero textual.

Alternativas
Q1072587 Português

Leia a charge de Malfada, personagem criada pelo chargista argentino Quino, e responda a questão a seguir. 


                         

A partir da leitura atenta da charge, e da gramática normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A expressão “olá!” no primeiro quadrinho é uma interjeição.

( ) A vírgula no terceiro quadrinho indica zeugma.

( ) A expressão “seu pai” no segundo quadrinho é um vocativo.

( ) Como exemplo da charge lida, esse é um gênero que tem a função de entreter o leitor com seu humor sem utilizar a crítica social para isso.

( ) A palavra “não” no segundo quadrinho é um advérbio de negação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q1072588 Português
Leia o cartaz de uma propaganda de combate ao mosquito da dengue e responda a questão a seguir.

Imagem associada para resolução da questão
A partir da leitura atenta da propaganda apresentada e da gramática normativa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O gênero publicitário, como exemplifica a propaganda apresentada, sempre tem a intenção de vender um produto, convencer um consumidor a comprá-lo.
II. O verbo “matar” está conjugado no modo Imperativo.
III. A oração “Se você tiver febre alta com dor de cabeça” é uma Oração Coordenada Explicativa
IV. No trecho “Mobilize sua família e seus vizinhos” o termo destacado, sintaticamente, é um verbo transitivo direto.
Alternativas
Q1072589 Português

Leia o poema de Mário Quintana chamado “Poeminho do contra” e responda a questão a seguir.


Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho,

Eles passarão...

Eu passarinho!

Fonte: Poesias, poemas e versos


Leia atentamente o poema de Mário Quintana e, de acordo com a gramática normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: E
5: E
6: C
7: A
8: A
9: A
10: A
11: D
12: B
13: A
14: E
15: A