Questões de Concurso Público Câmara de Araraquara - SP 2018 para Analista Legislativo
Foram encontradas 15 questões
Leia com atenção o texto “Função da Arte/1” do Livro dos Abraços, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, e responda a questão a seguir.
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadlof, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai
– Me ajuda a olhar!
Fonte: Carta Maior
De acordo com a interpretação do texto acima, assinale
a alternativa correta.
Leia com atenção o texto “Função da Arte/1” do Livro dos Abraços, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, e responda a questão a seguir.
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadlof, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai
– Me ajuda a olhar!
Fonte: Carta Maior
Leia atentamente o trecho do livro de Eduardo Galeano e, de acordo com a sintaxe da gramática normativa da Língua Portuguesa, analise as afiirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. No trecho “Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas” o termo destacado é aposto.
II. A oração “Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia” é Oração Subordinada Adverbial Temporal.
III. No trecho “o menino ficou mudo de beleza” o termo destacado é um Predicativo do Sujeito.
IV. No trecho “pediu ao pai” o termo destacado é objeto
direto.
Leia com atenção o texto “Função da Arte/1” do Livro dos Abraços, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, e responda a questão a seguir.
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadlof, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai
– Me ajuda a olhar!
Fonte: Carta Maior
A partir da leitura atenta do texto acima, e da morfologia da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A palavra destacada no trecho é um advérbio de tempo “Diego não conhecia o mar”
( ) No trecho “O pai, Santiago Kovadlof, levou-o” o termo destacado é um pronome pessoal do caso oblíquo.
( ) No trecho “E foi tanta a imensidão do mar” a expressão destacada é uma locução adjetiva.
( ) No trecho “foi tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza” o termo destacado é um pronome relativo.
( ) No trecho “E quando finalmente conseguiu falar” a palavra destacada é uma preposição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A partir do trecho da reportagem abaixo, sobre a mostra “Afinidades Afetivas” da 33ª Bienal de Artes de São Paulo, responda a questão a seguir.
Bienal de Arte de São Paulo de 2018 terá ‘tema livre’. A exposição trará uma soma de projetos individuais, que tratam sobre assuntos distintos Na contramão das 32 edições passadas, a Bienal de Arte de São Paulo de 2018 não vai eleger um tema para estruturar a exposição.
No lugar, o evento propõe uma soma de trabalhos individuais, exaltando a particularidade de cada artista e a compreensão pessoal dos espectadores frente às obras.
Segundo a curadoria da Bienal, a decisão é uma resposta a um “mundo de verdades prontas, onde a fragmentação da informação e a dificuldade de concentração levam à alienação e passividade” dos indivíduos. Os homenageados da edição, o guatemalteco Aníbal López, o paraguaio Feliciano Centurión e a brasileira Lucia Nogueira, também têm pouco em comum artisticamente, além do fato de terem morrido precocemente.
Fonte: Revista Veja
A partir da leitura atenta da reportagem acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A Bienal de Arte de São Paulo de 2018 não elegerá um tema e trará somente três artistas.
II. A Bienal de Arte de São Paulo de 2108 não elegerá um tema por priorizar a particularidade de cada artista e a compreensão pessoal dos espectadores.
III. O curador pretende fragmentar a informação e a concentração dos indivíduos como resposta à alienação.
IV. Esta Bienal terá pontos que a distinguem das 32 edições passadas.
A partir do trecho da reportagem abaixo, sobre a mostra “Afinidades Afetivas” da 33ª Bienal de Artes de São Paulo, responda a questão a seguir.
Bienal de Arte de São Paulo de 2018 terá ‘tema livre’. A exposição trará uma soma de projetos individuais, que tratam sobre assuntos distintos Na contramão das 32 edições passadas, a Bienal de Arte de São Paulo de 2018 não vai eleger um tema para estruturar a exposição.
No lugar, o evento propõe uma soma de trabalhos individuais, exaltando a particularidade de cada artista e a compreensão pessoal dos espectadores frente às obras.
Segundo a curadoria da Bienal, a decisão é uma resposta a um “mundo de verdades prontas, onde a fragmentação da informação e a dificuldade de concentração levam à alienação e passividade” dos indivíduos. Os homenageados da edição, o guatemalteco Aníbal López, o paraguaio Feliciano Centurión e a brasileira Lucia Nogueira, também têm pouco em comum artisticamente, além do fato de terem morrido precocemente.
Fonte: Revista Veja
Leia alguns trechos do poema “Súplica” da poeta moçambicana Noémia de Souza e responda a questão.
Tirem-nos tudo,
mas deixem-nos a música!
Tirem-nos a terra em que nascemos,
onde crescemos
e onde descobrimos pela primeira vez
que o mundo é assim:
um tabuleiro de xadrez…
(...)
Podem desterrar-nos,
levar-nos
para longe terras,
vender-nos como mercadoria, acorrentar-nos
à terra, do sol à lua e da lua ao sol,
mas seremos sempre livres
se nos deixarem a música!
Que onde estiver nossa canção
mesmo escravos, senhores seremos;
(...)
– Por isso pedimos,
de joelhos pedimos:
Tirem-nos tudo…
mas não nos tirem a vida,
não nos levem a música!
Fonte: Ermira Cultura
A partir da leitura atenta do poema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. o eu-lírico deseja que lhe tirem tudo, mesmo que ele precise da música.
II. o eu-lírico entende a música como uma forma de libertação mesmo que esteja acorrentado.
III. o eu-lírico ajoelha por desejar ser senhor.
IV. o eu-lírico entende que a música substitui todas as outras necessidades de seu povo.
Leia alguns trechos do poema “Súplica” da poeta moçambicana Noémia de Souza e responda a questão.
Tirem-nos tudo,
mas deixem-nos a música!
Tirem-nos a terra em que nascemos,
onde crescemos
e onde descobrimos pela primeira vez
que o mundo é assim:
um tabuleiro de xadrez…
(...)
Podem desterrar-nos,
levar-nos
para longe terras,
vender-nos como mercadoria, acorrentar-nos
à terra, do sol à lua e da lua ao sol,
mas seremos sempre livres
se nos deixarem a música!
Que onde estiver nossa canção
mesmo escravos, senhores seremos;
(...)
– Por isso pedimos,
de joelhos pedimos:
Tirem-nos tudo…
mas não nos tirem a vida,
não nos levem a música!
Fonte: Ermira Cultura
Leia alguns trechos do poema “Súplica” da poeta moçambicana Noémia de Souza e responda a questão.
Tirem-nos tudo,
mas deixem-nos a música!
Tirem-nos a terra em que nascemos,
onde crescemos
e onde descobrimos pela primeira vez
que o mundo é assim:
um tabuleiro de xadrez…
(...)
Podem desterrar-nos,
levar-nos
para longe terras,
vender-nos como mercadoria, acorrentar-nos
à terra, do sol à lua e da lua ao sol,
mas seremos sempre livres
se nos deixarem a música!
Que onde estiver nossa canção
mesmo escravos, senhores seremos;
(...)
– Por isso pedimos,
de joelhos pedimos:
Tirem-nos tudo…
mas não nos tirem a vida,
não nos levem a música!
Fonte: Ermira Cultura
Leia alguns trechos do poema “Súplica” da poeta moçambicana Noémia de Souza e responda a questão.
Tirem-nos tudo,
mas deixem-nos a música!
Tirem-nos a terra em que nascemos,
onde crescemos
e onde descobrimos pela primeira vez
que o mundo é assim:
um tabuleiro de xadrez…
(...)
Podem desterrar-nos,
levar-nos
para longe terras,
vender-nos como mercadoria, acorrentar-nos
à terra, do sol à lua e da lua ao sol,
mas seremos sempre livres
se nos deixarem a música!
Que onde estiver nossa canção
mesmo escravos, senhores seremos;
(...)
– Por isso pedimos,
de joelhos pedimos:
Tirem-nos tudo…
mas não nos tirem a vida,
não nos levem a música!
Fonte: Ermira Cultura
Leia com atenção o trecho do artigo Consumismo infantil, um problema de todos do programa Criança e Consumo e responda a questão.
Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente.
As crianças, que vivenciam uma fase de peculiar desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, não ficam fora dessa lógica e infelizmente sofrem cada vez mais cedo com as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco e álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, entre outras. Nesse sentido, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.
Fonte: Criança e Consumo
Leia com atenção o texto acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O texto traz à tona a informação de que o consumismo é uma ideologia de gênero que impacta a todos.
II. O texto afirma que as crianças, por serem mais suscetíveis que os adultos, sofrem graves consequências advindas do estímulo consumista produzido pelas mídias de massa.
III. O texto apresenta a obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência como causas do consumo exagerado.
IV. O texto caracteriza o consumismo como um hábito mental que acompanha o ser humano desde sua origem.
V. O texto chama a atenção do leitor para discutir o consumismo infantil como uma pauta urgente e de interesse geral.
Leia com atenção o trecho do artigo Consumismo infantil, um problema de todos do programa Criança e Consumo e responda a questão.
Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente.
As crianças, que vivenciam uma fase de peculiar desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, não ficam fora dessa lógica e infelizmente sofrem cada vez mais cedo com as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco e álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, entre outras. Nesse sentido, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.
Fonte: Criança e Consumo
Leia a charge de Malfada, personagem criada pelo chargista argentino Quino, e responda a questão a seguir.
A partir da leitura atenta da charge acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O ponto de exclamação utilizado no primeiro quadrinho significa que a personagem falou alto com a intenção de perturbar o doente da casa.
II. A expressão “SHHH!” é uma onomatopeia.
III. O globo terrestre está em um berço no último quadrinho como metáfora de que o mundo é um bebê.
IV. A ausência de texto verbal prejudica a compreensão
da charge, exemplificando como o texto não-verbal tem
pouca importância nesse gênero textual.
Leia a charge de Malfada, personagem criada pelo chargista argentino Quino, e responda a questão a seguir.
A partir da leitura atenta da charge, e da gramática normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A expressão “olá!” no primeiro quadrinho é uma interjeição.
( ) A vírgula no terceiro quadrinho indica zeugma.
( ) A expressão “seu pai” no segundo quadrinho é um vocativo.
( ) Como exemplo da charge lida, esse é um gênero que tem a função de entreter o leitor com seu humor sem utilizar a crítica social para isso.
( ) A palavra “não” no segundo quadrinho é um advérbio de negação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A partir da leitura atenta da propaganda apresentada e da gramática normativa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O gênero publicitário, como exemplifica a propaganda apresentada, sempre tem a intenção de vender um produto, convencer um consumidor a comprá-lo.
II. O verbo “matar” está conjugado no modo Imperativo.
III. A oração “Se você tiver febre alta com dor de cabeça” é uma Oração Coordenada Explicativa
IV. No trecho “Mobilize sua família e seus vizinhos” o termo destacado, sintaticamente, é um verbo transitivo direto.
Leia o poema de Mário Quintana chamado “Poeminho do contra” e responda a questão a seguir.
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
Fonte: Poesias, poemas e versos
Leia atentamente o poema de Mário Quintana e,
de acordo com a gramática normativa da Língua
Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.