Questões de Concurso Público Prefeitura de Divinópolis - MG 2018 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 15 questões
( ) Diminuição do trofismo vaginal decorrente da deprivação estrogênica. ( ) Lesão do suporte conectivo por trauma mecânico direto consequente ao parto vaginal. ( ) Alterações vasculares das estruturas pélvicas resultantes da compressão fetal pelo trabalho de parto. ( ) Lesão direta do trato urinário durante o parto, que já se encontra mais suscetível em consequência das alterações normalmente induzidas pela gestação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
1. Incontinência urinária. 2. Incontinência urinária de esforço. 3. Incontinência urinária mista. 4. Incontinência por urgência. A. Queixa de perda involuntária de urina durante o esforço ou exercício físico, tosse ou espirro.
B. Queixa de perda de urina durante ou imediatamente precedida de urgência miccional. C. Queixa de perda involuntária de urina a esforços (exercício físico, esforço, espirro, tosse) associada à urgência. D. Queixa de qualquer perda involuntária de urina.
A correlação correta é:
Estão corretas as afirmativas:
( ) Na contração muscular voluntária e progressiva as unidades motoras das fibras lentas são ativadas antes das de contração rápida. ( ) Os músculos do assoalho pélvico (AP) diferem de outros músculos estriados esqueléticos pois mantém atividade eletromiográfca constante, exceto durante a micção, defecação e manobra de Valsalva. ( ) A ação sinérgica entre o diafragma pélvico e respiratório influencia no sucesso do tratamento de reeducação e fortalecimento muscular. ( ) Durante toda fase inspiratória, ocorre a ação sinérgica do diafragma, músculos abdominais e AP, na expiração o períneo se contrai e eleva a pressão intra abdominal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O comprometimento dos nervos periféricos é a principal característica da doença, podendo provocar incapacidades físicas e deformidades e para que o tratamento seja eficiente a avaliação é ferramenta imprescindível. ( ) Os sinais e sintomas neurológicos se manifestam por dor e espessamento dos nervos periféricos e perda de sensibilidade nas áreas inervadas correspondentes. ( ) Os principais nervos periféricos acometidos são trigêmio e facial, ulnar e musculocutâneo, tibial anterior e ciático popliteo externo. ( ) O teste de sensibilidade deve ser feito utilizando estesiômetro com objetivo de identificar áreas comprometidas e orientar cuidados com queimaduras, ferimentos e úlceras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A bexiga hiperativa é uma condição frequente embora ocorra em ambos os sexos e em qualquer faixa etária, aponta uma maior incidência em mulheres e idosos. ( ) Os idosos apresentam IU transitória relacionada a diversas causas, a terapêutica consiste essencialmente no tratamento da doença de base. ( ) O tratamento da IU no idoso requer medidas terapêuticas globais e abordagens multiprofissionais, no entanto, costumam ser muito satisfatórias, tendo em vista a deficiência física e cognitiva comum a todos os idosos. ( ) A indicação do tipo de tratamento não medicamentoso e não cirúrgico para a IU depende da compreensão e cooperação do idoso, com utilização restrita em pacientes com alterações cognitivas e de locomoção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Entre os fatores associados ao envelhecimento estão as alterações cognitivas, doenças associadas, hipotensão postural, efeitos adversos de medicação, limitações articulares e diminuição da força muscular. ( ) As alterações posturais que ocorrem no envelhecimento são cifose torácica ou toracolombar, associada à flexão do tronco, protusão do pescoço e retificação da lordose lombar, no entanto, em nenhum momento interferem na estabilidade postural, pois o corpo desenvolve mecanismos compensatórios. ( ) A capacidade física e mental devem ser avaliadas minuciosamente pois estão relacionadas à funcionalidade do indivíduo e não sofre influências em suas competências da visão, escolaridade, atenção, aprendizado e ambiente. ( ) A avaliação permite observar a restrição da mobilidade do paciente que diminui seu convívio social, interfere na auto estima, no senso de bem estar e auto percepção da saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Maximizar o potencial de cada criança por meio de estimulação em nível ambulatorial e em seu ambiente natural, estabelecendo o tipo, ritmo e a velocidade dos estímulos e designando se possível um perfil de reação. II. Promover um modelo de atuação multiprofissional e interdisciplinar. III. Promover ambiente favorável para o desempenho de atividades que são prescindíveis para o desenvolvimento da criança. IV. Disseminar informações incentivando e auxiliando a criação de novos programas de estimulação precoce.
Estão corretas as afirmativas:
1. 2 meses. 2. 4 meses. 3. 6 a 9 meses. 4. 12 a 18 meses.
(A) coordena a atenção entre um parceiro social e um objeto de interesse mútuo (atenção triádica). (B) explora os brinquedos, ocasionalmente levando-os à boca (C) repete gestos ou atitudes que provocaram risadas. (D) segue uma pessoa ou objeto com os olhos na linha média.
A correlação correta se estabelece em:
( ) As causas da luxação congênita do quadril são multifatoriais e em recém nascidos (RN) a suspeita é maior quando trata-se de primeiro filho do sexo feminino com apresentação pélvica. ( ) Na criança, a displasia sem instabilidade ou luxação é assintomática e o exame físico é normal. O diagnóstico é feito tardiamente quando ocorre subluxação ou luxação, com limitação da abdução e sinal de Galeazzi e Trendelenburg na idade da marcha. ( ) No RN o diagnóstico de luxação de quadril é feito pelo teste de Barlow e o de instabilidade pelo teste de Ortolani. ( ) Entre os achados clínicos após a idade da marcha estão a lordose lombar excessiva, abdome protuberante, trocanter maior proeminente, claudicação e marcha na ponta do pé.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A asma é a doença crônica mais frequente na criança e sua prevalência é aumentada em pacientes com menos de 2 anos de idade. ( ) A infamação crônica das vias aéreas causa aumento de hiper-responsividade brônquica, sibilância, dispnéia, desconforto torácico e tosse que pode ser tratados tão somente com procedimentos fisioterápicos. ( ) Até os 12 anos de idade, a resistência das vias aéreas está relacionada quase exclusivamente ao diminuto diâmetro das pequenas vias aéreas inferiores. ( ) Quando ocorre broncoespasmo, edema de mucosa e hipersecreção, há aumento exagerado da resistência ao fluxo aéreo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. A avaliação do quadro pode ser feita por GMFCS (Gross Motor Function Classifcation System) identificando os níveis, de acordo com a capacidade funcional, a limitação dos prejuízos, a mobilidade e a autossuficiência e por GMFM (Gross Motor Function Measure) que detecta mudanças nas habilidades motoras em 5 níveis. II. O fisioterapeuta deve investigar a marcha e a mobilidade nas dependências da escola e realizar as adaptações necessárias. III. O programa de tratamento deve incluir alongamento e fortalecimento global, atividades de equilíbrio e controle postural, troca de órtese a cada 3 anos e prioritariamente treinamento dos músculos respiratórios. IV. As complicações que não interferem no sucesso do tratamento estão relacionadas ao nível cognitivo e motivação da criança, entendimento do problema pela família e disponibilidade de equipamentos de alta tecnologia.
Estão corretas as afirmativas: