Questões de Concurso Público SEPLAG-SE 2018 para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Foram encontradas 10 questões
Leia os textos (1) e (2) das músicas a seguir:
[Texto música (1)]
O Mundo é Um Moinho
Cartola
Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó
[ Texto música (2) ]
Anna Julia
Los Hermanos
Quem te vê passar assim por mim
Não sabe o que é sofrer
Ter que ver você, assim, sempre tão linda
Contemplar o sol do teu olhar, perder você no ar
Na certeza de um amor
Me achar um nada
Pois sem ter teu carinho
Eu me sinto sozinho
Eu me afogo em solidão
Oh, Anna Júlia
Oh, Anna Júlia
Analisando sintaticamente ambos os textos, quanto aos termos destacados podemos afirmar que:
I. Se equivalem sintaticamente.
II. Não se equivalem, pois “amor e querida” não podem ser considerados sujeitos nucleares dentro do contexto que estão inseridos.
III. Estão descolados sintaticamente da oração, não pertencem ao sujeito ou predicado e servem para chamar, ou seja, invocar o receptor da mensagem.
IV. São considerados apenas acessórios da oração, complementos que não são utilizados como integrantes, ou seja, não participam como essenciais para o esclarecimento da oração.
Estão corretas as afirmativas:
Leia o fragmento do texto:
“Acredita-se que o ebola se propague em longas distâncias ao ser levado por morcegos, que podem hospedar o vírus sem morrer. Assim, ele infecta outros animais com os quais os mamíferos voadores compartilham árvores, como os macacos. Frequentemente se propaga para os humanos através de carne infectada. A geografia remota e extensa do Congo lhe dá uma vantagem com relação a outras zonas, já que os surtos costumam ser localizados e são relativamente fáceis de isolar.”
A partir do texto, leia as afirmativas interpretadas gramaticalmente a seguir:
I. É afirmada a indeterminação do sujeito, ao se apresentar o verbo acreditar em terceira pessoa, acompanhado do pronome SE.
II. Há a participação do sujeito composto ao lermos no texto, uma geografia remota e extensa do Congo.
III. O advérbio de modo está presente quando é classificado o modo que se propaga a doença para os seres humanos.
IV. Ao dizer ’’frequentemente”, se faz a classificação do tempo necessário para que a enfermidade acometa os seres humanos por intermédio da carne infectada.
Estão corretas as afirmativas:
Leia com atenção o poema de Gregório de Matos:
Três dúzias de casebres remendados,
Seis becos de mentrastos entupidos
Quinze soldados rotos e despidos
Doze porcos na praça bem criados.
Dois conventos, seis frades, três letrados
Um juiz com bigodes sem ouvidos
Três presos de piolhos carcomidos
Por comer dois meirinhos esfaimados.
As damas com sapatos de baeta
Palmilha de tamanca como frade
Saia de chita, cinta de raquete.
O feijão que só faz ventosidade
Farinha de pipoca, pão de greta
De Sergipe Del Rei esta é a cidade.
Quanto à tipologia textual usada pelo escritor analise
as afirmativas a seguir:
I. É uma descrição, por relatar as características de um local.
II. É uma dissertação, por analisar e interpretar dados reais sobre a cidade de Sergipe Del Rei.
III. É apenas a definição de uma linda cidade aos olhos do poeta.
IV. É uma exposição, são apresentadas informações sobre assuntos e fatos específicos; expõe ideias; explica; avalia; reflete.
Estão corretas as afirmativas:
Observe a tirinha:
Analisando a tirinha é possível afirmar que:
I. O objetivo da linguagem utilizada não é expor verbalmente a realidade, não há a necessidade de vocábulos. II. Nos mostra que os pais da nova geração não conseguem ser exemplos ideais para os filhos. III. A importância da linguagem televisiva para os padrões atuais. IV. A relação decadente entre mídia e educação nos dias atuais.
Estão corretas as afirmativas:
“Os conhecimentos produzidos na área de políticas públicas vêm sendo largamente utilizado por pesquisadores, políticos e administradores que lidam com problemas públicos em diversos setores de intervenção e nas mais diferentes áreas: ciência política, sociologia, economia, administração pública, direito etc.[i] Vêm sendo utilizado tanto no que diz respeito à implementação e a avaliação das políticas públicas, quanto no que diz respeito a abordagens que destacam o papel das ideias e do conhecimento neste processo[ii].”
As palavras destacadas estão morfologicamente classificadas, respectivamente e conforme os preceitos da norma culta. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Considere os textos:
1. “... a riqueza provoca um tipo de consumo “ostentatório”, comprando que serviam apenas para demonstrar o status dos ricos. [...] Esse consumo provoca a imitação dos pobres, que por sua vez, passavam, dentro das suas possibilidades, a consumir objetos desnecessários, mas que lhe davam aparência de “classe superior" (José Chiavenato).
2.
3. “Eu me utilizo de todos os meios da Sociedade de consumo, penetro no Sistema, mas como um veneno” (Raul Seixas)
Ao compará-los, é correto afirmar:
I. Na atualidade os bens de consumo são o equilíbrio físico e mental necessários para toda a sociedade.
II. Há um consumo ilimitado de bens, sobretudo em artigos de pouca necessidade.
III. As palavras “ostentatório” e “veneno” servem para definir o que representa o consumismo no mundo atual.
IV. O consumismo é necessário pela importância da produtividade industrial no mundo moderno a menos que ultrapasse os limites da classe menos favorecida.
Estão corretas as afirmativas:
Leia com atenção o fragmento do livro Mensagem, de Fernando Pessoa:
“Há em mim fenômenos de abulia que a histeria, propriamente dita, não enquadra no registo dos seus sintomas. Seja como for, a origem mental dos heterônimos está na minha tendência orgânica e constante para a despersonalização e para simulação. Estes fenômenos - felizmente para mim e para outros - mentalizaram-se em mim; quero dizer, não se manifestam na minha vida prática, exterior e de contato com os outros; fazem explosão para dentro e vivo-os eu a sós comigo. Se eu fosse mulher - na mulher os fenômenos histéricos rompem em ataques e cousas parecidas - cada poema de Álvaro de Campos (o mais histericamente histérico de mim) seria um alarme para vizinhança. Mas sou homem - e nos homens a histeria assume aspectos mentais: assim tudo acaba em silêncio e poesia...”
Assinale a alternativa incorreta:
( ) Renderam-se às tropas aliadas as forças germânicas de terra, mar e ar. (O núcleo do sujeito é, “forças germânicas”). ( ) Pode haver grandes shows na virada cultural. (O verbo haver tem valor existencial). ( ) Precisa-se de pedreiro. (A partícula SE atua como determinante do sujeito). ( ) Foram incentivados a comemorar a queda do governo. (O infinitivo não é flexionado, principalmente, em locuções verbais e verbos preposicionados).
Assinale a alternativa que, respectivamente, apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise o poema de Rudolf Steiner:
“No coração tece o sentir
Na cabeça brilha o pensar
Nos membros vigora o querer
Brilhocente
Tecer revigorante
Vigor brilhante
Isto é o homem.
Com relação à palavra “Brilhocente”:
Assinale a alternativa correta.
I. “Casal maduro vive os últimos capítulos de uma crise matrimonial diante dos olhos da filha mais velha, uma adolescente que está a um passo de iniciar-se na vida adulta e amorosa.” II. “Em 2017, o Papa Francisco recebeu de presente da Lamborghini uma unidade do esportivo Huracán. Trata-se de um modelo personalizado pela fabricante italiana como homenagem para o Vaticano, de quem empresta as cores da bandeira. O papa assinou o capô e resolveu colocá-lo à venda para beneficiar instituições de caridade.’’ III. “Por mais voltas que o mundo dê, um dia todos nós iremos nos encontrar em algum ponto. Um ponto pacífico, onde estaremos falando a mesma língua, bebendo o mesmo vinho, contando nossas histórias e rindo, um riso leve e sincero. Assim, estaremos prontos para percorrer juntos este longo caminho; em que simplesmente falamos de nossos dias, vendo o futuro com olhos livres.’’ Charles Chaplin IV. “Espalhe o amor por onde você for antes de tudo, em sua própria casa. Dê amor a seus filhos, sua esposa ou seu marido, a um vizinho próximo... Não permita jamais, que alguém se aproxime de você sem viver melhor, e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de deus; bondade em seu rosto, bondade em seus olhos, bondade em seu sorriso, bondade em sua terna saudação" Madre Teresa de Calcutá
Com base na gramática de pontuação da língua culta, assinale a alternativa correta: