Questões de Concurso Público FSA-SP 2019 para Vigilante Patrimonial
Foram encontradas 50 questões
Texto 1
“Os Retirantes”. Cândido Portinari (1944)
Texto 1
“Os Retirantes”. Cândido Portinari (1944)
Texto 1
“Os Retirantes”. Cândido Portinari (1944)
Texto 1
“Os Retirantes”. Cândido Portinari (1944)
“Nas últimas eleições, votei na _______ 123. Ao sair, olhei para _______ e vi que havia esquecido o título sobre a mesa. Voltei para guardá-lo em minha carteira, _______ os olhos por um segundo e pensei: - sei que cumpri meu papel de cidadão com bom _______, fiz minha parte.”
( ) A palavra odisseia não é mais acentuada, uma vez que ditongos abertos ei, em paroxítonos, se enquadram na nova regra. ( ) freqüência continua com acento trema e circunflexo, pois é uma paroxítona terminada em ditongo decrescente. ( ) As palavras tambem e alguem deixaram de ser acentuadas, uma vez que são oxítonas com terminação "em". ( ) Não há mais acento diferencial nos pares : para/pára, pelo/pêlo; entretanto, ele permanece nos pares: por/pôr e pode/pôde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. O humor da charge resulta da conclusão que a personagem chega sobre as empresas que anunciam produtos na TV. II. O pensamento da personagem, no último quadrinho, é irrelevante para a mensagem da charge. III. O uso de aspas sobre algumas palavras, no primeiro quadrinho, foi utilizado para destacar a fala de alguém, ou seja, é exemplo de discurso indireto. IV. A expressão “Os malditos”, presente no último quadrinho, funciona como sujeito composto porque representa muitas pessoas e está no plural.
I. Que tal assistirmos _______ novo filme que está no cinema? II. Antigamente, os filhos precisavam obedecer _______ seus pais. III. Prefiro suco de frutas _______ refrigerante. IV. Esta é a refeição _______ mais gosto.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
I. Expor um assunto e discutir a problemática que nele reside; defender princípios e tomar decisões; apresentar opinião e provar citando fatos, razões ou justificativas. II. Ao comunicar algo sobre um evento da vida - uma situação complicada, um sonho, um acontecimento – a comunicação geralmente assume a forma deste tipo de texto, ou seja, apresenta-se uma estória contada de acordo com certas convenções. (Brockmeier, & Harré, 2003). III. Este texto procura representar a elaboração de um retrato revelado por meio das palavras. Há aspectos importantes: características físicas e/ou psicológicas; dimensões, localização etc. Não é, por norma, um tipo de texto autônomo, encontrando-se presente em outros textos.
“Paulo abandonou-me Ana Júlia encontre-me às 8h e contar-te-ei como foi isto.”
Assinale a alternativa que apresenta a pontuação correta de acordo com a sua justificativa.