Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE 2019 para Gestor Social
Foram encontradas 17 questões
A respeito das contribuições de Marx para o pensamento sociológico, assinale a alternativa incorreta.
O livro “as artimanhas da exclusão: Análise psicossocial e ética da desigualdade social” conceitua o termo “exclusão social” e afirma que a pobreza contemporânea tem sido percebida como um fenômeno multidimensional, atingindo tanto os clássicos pobres (indigentes, subnutridos, analfabetos...), quando outros segmentos da população, pauperizados pela precária inserção no mercado de trabalho (migrantes discriminados, por exemplo). Segundo ele, esse processo não é resultante apenas da ausência de renda, incluem também outros fatores, como o precário acesso aos serviços públicos.
A respeito do conceito de exclusão, assinale a alternativa correta.
Observe a figura abaixo.
Por consumo pode entender-se o ato de apropriação e/ou utilização (geralmente de carácter aquisitivo, implicando uma troca) de um determinado bem ou serviço, por parte de um ou mais indivíduos, com vista à satisfação de necessidades materiais ou não-materiais, ou, em termos mais latos, “qualquer atividade envolvendo a seleção, compra, uso, manutenção, reparação e destruição de qualquer produto ou serviço” (CAMPBELL, 1995).
O autor estuda o consumo nas ciências sociais contemporânea. A respeito do assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O conceito de consumo assume uma grande variedade de significados, consoante o enquadramento teórico à luz do qual é formulado e envolve muito mais do que o simples ato de compra de um produto porque, embora o acesso a recursos financeiros determine a possibilidade de chegar à compra, o ato de compra é apenas um momento específico de um processo cultural mais lato. ( ) O consumo é um processo social profundamente elusivo e ambíguo. Elusivo porque, embora seja um pré-requisito para a reprodução física e social de qualquer sociedade humana, só se toma conhecimento de sua existência quando é classificado, pelos padrões ocidentais, como supérfluo, ostentatório ou conspícuo. ( ) Assim, se na visão de uns, o consumo é um instrumento de liberdade, no entender de outros é uma grilheta de dominação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Leia os quadrinhos abaixo.
A respeito do comportamento da personagem Mafalda, assinale a alternativa correta.
Observe a figura e o excerto abaixo.
A respeito da globalização, assinale a alternativa correta.
A respeito da definição do surgimento da sociologia, assinale a alternativa correta.
( ) As sociedades humanas sempre se encontram em permanente transformação, por mais “estáveis” ou “estáticas” que elas pareçam ser. ( ) Mesmo uma sociedade tida como “estagnada” só pode sobreviver absorvendo pressões do ambiente físico ou de sua composição interna, as quais redundam e requerem adaptações sócio dinâmicas. ( ) As sociedades não sofrem mudanças com os acontecimentos históricos, sendo possível viver sem verificar mudanças em uma determinada sociedade se a mesma se constitui isolada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo
O trecho anterior foi retirado do livro “A Sociedade Global”, escrito por Octavio Ianni. Neste trecho o autor faz referência a um movimento que ocorreu, principalmente no século XX. Assinale a alternativa que corresponda corretamente ao movimento citado pelo autor.
Observe a figura e leia o texto abaixo.
A ideia de um homem sem uma nação parece impor uma (grande) tensão à imaginação moderna. Um homem deve ter uma nacionalidade, assim como deve ter um nariz e duas orelhas. Tudo isso parece óbvio, embora, sinto, não seja verdade. Mas que isso viesse a parecer tão obviamente verdadeiro é, de fato, um aspecto, talvez o mais central, do problema do nacionalismo. Ter uma nação não é atributo inerente da humanidade, mas aparece, agora, como tal (STUART HALL, 2006).
O projeto descrito anteriormente foi criado pelos arquitetos Virginia San Fratello e Ronald Rael, sócios do escritório de design Rael San Fratello, tendo como intuito pensar a questão de nacionalismo, cultura e identidade cultural. A respeito de identidade cultural, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As identidades nacionais não são coisas com as quais nós nascemos, mas são formadas e transformadas no interior da representação. ( ) Essas identidades não estão literalmente impressas em nossos genes. Entretanto, nós efetivamente pensamos nelas como se fossem arte de nossa natureza essencial. ( ) As diferenças regionais e étnicas não foram gradualmente colocadas, elas sempre estiveram presentes desde a pré-história. As diferenças culturais são nítidas e por isso existem barreiras instransponíveis entre determinadas culturas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
Sobre o sociólogo, analise as afirmativas abaixo.
I. Para Weber, o sociólogo deve saber integrar estes dois métodos (individualizante/ compreensivo e generalizante/ explicativo) nas suas pesquisas. II. Segundo ele, a ideia de causalidade e os procedimentos explicativos (método generalizante), que são centrais nas ciências naturais, também são um recurso essencial para o entendimento dos fenômenos sociais. III. O cientista social seleciona os dados da realidade que deseja pesquisar, destacando a singularidade e os traços que definem seu objeto.
Assinale a alternativa correta.
OS FUNDAMENTOS DO POSITIVISMO
Augusto Comte usa o termo filosofia na acepção geral que lhe davam os antigos filósofos, particularmente Aristóteles, como definição do sistema geral do conhecimento humano; e o termo positivista designa, segundo ele, o real frente ao quimérico, o útil frente ao inútil, o certo frente ao incerto, o preciso frente ao vago, o relativo frente ao absoluto, o orgânico frente ao inorgânico, e o simpático frente à intolerância. Seu método de trabalho é o histórico genético indutivo, ou seja, observação dos fatos, adivinhando-lhes por indução as leis da coexistência e da sucessão, e deduzindo dessas leis, por via da consequência e correlação, fatos novos que escaparam da observação direta, mas que a experiência verificou (RIBEIRO, 2003).
A respeito do positivismo de Augusto Comte, assinale a alternativa incorreta.
Leia a charge abaixo e respectivo excerto.
Numa guerra não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é gay, outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias...
A partir do texto e figura, assinale a alternativa correta.
[...] os principais emblemas que inspiram e polarizam a análise sociológica nos dias de hoje: _____, sob o qual nasce a sociologia no século XIX, fruto das revoluções industriais, político-sociais e culturais que abalaram o mundo moderno ocidental; _____, que adquire proeminência na passagem do século XIX para o século XX, quando a Sociologia volta-se para o ator social, a identidade e o cidadão; _____, como totalidade complexa e realidade social nova que desafia o ensino e a pesquisa desde o final do século passado, envolvendo configurações e dinâmica próprios, com importantes implicações metodológicas, empíricas e epistemológicas para as ciências sociais (IANNI, 1997).
A respeito das ideias deste sociólogo, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.