Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE 2019 para Médico Colpocitologista
Foram encontradas 20 questões
I. Epitélio escamoso original (maduro ou atrófico). II. Epitélio colunar (inclusive ectopia). III. Epitélio escamoso metaplásico: com cistos de Naboth e/ou orifícios (glandulares) abertos. IV. Deciduose na gravidez.
Considere descrições características de achados colposcópicos normais e assinale a alternativa correta.
Zona de transformação _____: componente endocervical que não é completamente visível e podendo ter um componente ectocervical que pode ser pequeno ou grande.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
I. Citologia anormal do colo uterino. II. Sangramento genital de causa desconhecida. III. Histórico de exposição uterina ao dietilestilbestrol. IV. Lesões anormais do trato genital visíveis macroscopicamente.
Assinale a alternativa correta.
( ) A solução de lugol colore as células epiteliais escamosas maduras em marrom escuro como resultado do baixo teor de glicogênio celular. ( ) A solução salina normal auxilia na remoção do muco cervical, permitindo a avaliação inicial do padrão vascular e do contorno superficial. ( ) O ácido acético de 3 a 5% é um agente mucolítico que exerce seu efeito aglutinando, reversivelmente, a cromatina nuclear. ( ) A aplicação de acido acético ao epitélio anormal resulta na alteração acetobranca, característica exclusivamente das lesões neoplásicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“O ácido acético desidrata as células e coagula de forma reversível as proteínas nucleares. Portanto, as áreas de ________ atividade nuclear e conteúdo de DNA apresentam alterações de coloração _______ evidentes.”
( ) Termos obsoletos, como “mácula rubra” e “colposcopia alargada”, devem ser evitados. ( ) No laudo colposcópico, deve constar se o exame foi considerado adequado ou inadequado, de forma que a não visibilização da junção escamocolunar classifica o exame como inadequado. ( ) A junção escamocolunar deve ser especificada, em relação à sua visibilidade, em: completamente visível, parcialmente visível e não visível. ( ) Em relação à localização dos achados colposcópicos anormais, deve-se descrever se os mesmos se encontram dentro ou fora da zona de transformação (ZT), sendo opcional a localização de acordo com o ponteiro do relógio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Figura 1. Exame colposcópico. Fonte: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Manual de Orientação em Trato Genital Inferior e Colposcopia. 2010
Em relação à imagem apresentada, assinale a alternativa correta.
( ) A JEC em zero localiza-se exatamente no orifício externo (anatômico) do colo uterino. ( ) A JEC +1 localiza-se pouco acima do orifício externo do colo uterino, mas ainda fora do canal endocervical. ( ) A JEC -1 localiza-se pouco abaixo do orifício externo do colo uterino. ( ) Preferencialmente, a JEC deve ser descrita em localização ectocervical (ectopia), endocervical ou justa-orificial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A excisão da ZT do tipo I destina-se a tratar a doença ectocervical ou que não se estende mais que 1 cm no canal endocervical. ( ) A excisão da ZT do tipo II destina-se a retirar maior porção do canal endocervical, suficiente para ultrapassar a junção escamocolunar (JEC), geralmente entre 1,5 e 2,0 cm de profundidade no canal. ( ) A excisão da ZT do tipo III destina-se a retirar entre 2,0 e 2,5 cm do canal endocervical
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Se a colposcopia apresentar achados sugestivos de invasão, a melhor conduta é _____.
Se a colposcopia não apresentar achados sugestivos de invasão, a melhor conduta é _____.
Nas situações em que a JEC não for completamente visualizada, ou a biópsia sugerir microinvasão, a conduta específica mais adequada é _____.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.