Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE 2019 para Médico Mastologista

Foram encontradas 20 questões

Q1079577 Medicina
A.C.F.A.R., 42 anos, feminino, procura mastologista devido à queixa de dor difusa em ambas as mamas em peso, predominantemente nos quadrantes superolaterais que ocorre durante o período pré-menstrual. Essa dor tem duração média de quatro dias e melhora gradativamente após o término da menstruação. Paciente já realizou exame de rastreio e o resultado de sua mamografia foi BI-RADS® 2. Quanto à conduta adequada para essa paciente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1079578 Medicina

A.J.A.C. 42 anos, feminino, procura mastologista devido à alteração em exame mamográfico de rastreio BI-RADS® 0 (imagem 1a). Realiza complementação diagnóstica com ultrassonografia de mamas que apresentou o seguinte achado (imagem 1b). Ao exame físico, paciente não possui qualquer alteração em mamas. De acordo com os achados da imagem, assinale a alternativa correta que apresenta a classificação do BI-RADS® ultrassonográfico e conduta adequada.

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1079579 Medicina
A _____ é caracterizada por: deformidade da parede torácica, _____ dos músculos peitorais, e _____ da mama.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Q1079580 Medicina
A.L.A.C., 32 anos, feminino, com diagnóstico de carcinoma ductal infiltrante grau II após biópsia por agulha grossa, apresenta nódulo de 3,5 cm em mama esquerda, dois linfonodos axilares móveis ipsilaterais de, aproximadamente, 2 cm cada um, e linfonodo supraclavicular palpável. Quanto ao estadiamento (TNM), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1079581 Medicina
Correlacione os subtipos moleculares do câncer de mama com seu padrão pela imuno-histoquímica e, assinale a alternativa correta.
1. Luminal A 2. Luminal B 3. Her 2 4. Basal-like 5. Triplo negativo 
I Receptor de estrógeno negativo, receptor de progesterona negativo, HER-2 negativo, CK 5 e CK 6 positivas II Receptor de estrógeno positivo, receptor de progesterona positivo, HER-2 negativo, KI67 5% III Receptor de estrógeno positivo, receptor de progesterona negativo, HER-2 negativo, KI 67 40% IV Receptor de estrógeno negativo, receptor de progesterona negativo, HER-2 negativo, CK 5 e CK 6 negativas V Receptor de estrógeno negativo, receptor de progesterona negativo, HER-2 positivo, KI 67 70%
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
Alternativas
Q1079582 Medicina
Z.S.Z.R, 26 anos, feminino, comparece para consulta com mastologista devido a achado de nódulo em mama direita de 12,5 cm x 10,5 cm, ulcerado, ocupando 1/3 de toda a mama, com linfonodos coalescentes em região axilar ipsilateral. Paciente foi submetida a core biopsia do nódulo e punção aspirativa por agulha fina dos linfonodos axilares com resultado de carcinoma ductal invasor triplo negativo e metástase de carcinoma para linfonodos axilares. Demais exames de estadiamento negativos para malignidade. De acordo com os dados descritos, assinale a alternativa correta que apresenta o estadiamento clínico (TNM) e a conduta para essa paciente.
Alternativas
Q1079583 Medicina
Sobre hormonioterapia adjuvante em pacientes com câncer de mama receptor hormonal positivo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1079584 Medicina
Em relação às recomendações de rotina para o seguimento das pacientes que tiveram câncer de mama, assinale a alternativa que não faz parte da propedêutica da consulta ambulatorial.
Alternativas
Q1079585 Medicina
Em relação à periodicidade e tempo de seguimento das pacientes após término do tratamento de câncer de mama, assinale a alternativa que apresenta a recomendação correta da Society of Clinical Oncology (ASCO).
Alternativas
Q1079586 Medicina

Assinale a alternativa correta que evidencia o diagnóstico para o quadro histológico ilustrado na figura abaixo. 

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1079587 Medicina
Muitos fatores prognósticos são importantes para a conduta terapêutica nos carcinomas invasivos. Além do estágio do linfonodo e grau histológico, outros fatores são independentes e de maior importância para a determinação do curso clínico, dentre os quais, podem-se destacar _____ e _____.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Q1079588 Medicina
Os sarcomas primários de mama são raros, representando menos de 1% dos tumores malignos do órgão. A disseminação ocorre por via _____, geralmente atingindo _____, _____, _____.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Q1079589 Medicina
M.T.F.A., 58 anos, feminino, procura mastologista por diagnostico de carcinoma ductal invasor triplo negativo, T1N1M0, com lesão única de 1,8cm em quadrante súperolateral da mama direita tanto em mamografia quanto em ultrassonografia, além de acometimento linfonodal ipsilateral. Quanto a abordagem terapêutica para essa paciente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1079590 Medicina
A Mastectomia Redutora de Risco (MRR) compreende a remoção da mama normal, visando reduzir a incidência e melhora da expectativa de vida de mulheres pertencentes à população de alto risco para desenvolvimento de câncer de mama. Assinale a alternativa que não inclui uma indicação de realização da MRR. 
Alternativas
Q1079591 Medicina
Em relação às recidivas locais, após tratamento cirúrgico do câncer de mama, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1079592 Medicina
Em relação às lesões precursoras do câncer de mama, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Em relação à hiperplasia ductal atípica, devido ao risco de subestimação diagnóstica, a excisão cirúrgica é muitas vezes realizada, porém a magnitude do risco para o câncer de mama não é bem definida. ( ) Recomenda-se excisão completa da lesão, das margens cirúrgicas e de minucioso exame das amostras com adenose microglandular e/ou adenose microglandular atípica para excluir carcinoma invasivo. ( ) Uma das características histológicas mais prevalentes das lesões proliferativas intralobulares (hiperplasia lobular atípica e carcinoma lobular in situ) é a manutenção da coesão celular expressa pela molécula de adesão intercelular E- caderina, presente nessas lesões. ( ) Pacientes com neoplasia lobular, denominação que pode ser usada para se referir a hiperplasia lobular atípica e para o carcinoma lobular in situ clássico, não pode ser oferecido vigilância clínica e radiográfica como alternativa segura à cirurgia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1079593 Medicina
Em se tratando da doença de Paget, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1079594 Medicina
Em relação ao Carcinoma Ductal in situ (CDIS), analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O CDIS é neoplasia precursora caracterizada pela presença de proliferação de células neoplásicas presentes exclusivamente no epitélio ductal. Condições fundamentais para a caracterização da lesão consistem em ausência de penetração de células malignas na membrana basal e, consequentemente, de invasão do estroma. ( ) Os fatores anatomopatológicos mais importantes no controle local e indicadores de prognóstico do CDIS são: extensão da lesão, margens cirúrgicas livres e grau histológico. ( ) Todo CDIS deve ser retirado cirurgicamente. Objetiva-se primeiramente prevenir o câncer invasor e, de maneira secundária, prevenir recidiva local de CDIS, otimizar os resultados estéticos e funcionais com técnicas conservadoras, minimizando a morbidade do tratamento. ( ) A Biópsia de Linfonodo Sentinela (BLS) deve ser reservada aos casos de mastectomia e pode ser discutida nos casos onde existam fortes suspeitas de carcinoma invasor como tumores maiores de 4cm, lesões palpáveis, presença de comedonecrose.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1079595 Medicina
Em se tratando do câncer de mama em pessoas do sexo masculino, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1079596 Medicina
M.F.O.A., 32 anos, gestante com 28 semanas, apresenta diagnóstico de carcinoma ductal invasivo (CDI) de mama esquerda, estadiamento T3N0, triplo negativo, marcador de proliferação KI67 60%. Quanto à conduta adequada para a paciente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: A
5: B
6: C
7: A
8: C
9: A
10: D
11: C
12: D
13: B
14: B
15: D
16: A
17: A
18: D
19: C
20: D