Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuiabá - MT 2019 para Especialista em Desenvolvimento Social - Psicólogo
Foram encontradas 25 questões
I. No final do século XX, por meio de uma nova constituição e a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. II. No final do século XIX, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente. III. No início do século XX, por meio de uma nova constituição e a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Assinale a alternativa correta.
I. Riscos genéticos e biológicos. II. Riscos psicológicos e ambientais. III. Combinação de fatores de risco genéticos, biológicos, psicológicos e ambientais, geralmente envolvendo interações complexas entre eles.
I. Com a capacidade de articulação interdisciplinar e na perspectiva de uma teoria psicológica contextualizada a questões de relevância social, como o resgate da cidadania e a exclusão social, o psicólogo não será meramente um especialista em saúde mental, e sim, um profissional importante na soma de esforços pela prevenção e promoção da saúde através do enfoque do restabelecimento do bem estar da comunidade (Benevides, 2005; Camargo-Borges; Cardoso, 2005; Dimenstein, 1998; Dimenstein, 2000; Dimenstein 2001; Duràn-Gonzales; Hernandez-Rincon; Becerra-Apontes, 1995; Spink, 2003; Traverso-Yépez, 2001). II. Segundo escrevem Stralen (2005, p. 93) e Álvaro e Garrido (2006), a Psicologia Social é uma disciplina que se constitui no espaço de interseção entre a Psicologia e Sociologia. III. Na atualidade a Psicologia Social deve apresentar viés individualista. IV. Psicologia Social é uma ciência básica e neutra, a ela cabe descobrir as relações estáveis entre variáveis psicossociais a fim de possibilitar ao tecnólogo social a solução dos problemas sociais de forma consciente e não improvisada” (Rodrigues, 1986, apud Sawaia, 2002).
( ) Ausência da mãe e agressões dos genitores. ( ) Violência verbal somente. ( ) Apenas a pobreza urbana. ( ) Negligência e abusos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“O Psicólogo pode e deve, hoje, pensar sua _____ de maneira mais ampla, no sentido da _____ da saúde da comunidade. Isto significa compreender o sujeito como alguém que, ao ampliar seu conhecimento e sua compreensão sobre a realidade que o cerca, torna-se capaz de intervir, _____, atuar, modificar a realidade. Assumir um compromisso social em nossa profissão é estar voltado para uma intervenção crítica e transformadora de nossa condição de vida. É estar comprometido com a _____ desta realidade, a partir da perspectiva de nossa ciência e de nossa profissão. (BOCK, 1999)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
( ) Participação direta da família no cotidiano dos serviços, por meio de projetos terapêuticos e ações de integração social. ( ) Nessa nova proposta, a família assumiu o papel de parceira, de corresponsável pelo tratamento da pessoa em sofrimento psíquico, pela resolutividade e efetividade do processo. ( ) Recursos afetivos, representados por familiares e amigos, assim como sociais, sanitários, econômicos, culturais e religiosos, passaram a constituir a rede de atenção à saúde mental. ( ) Maior interação paciente e equipe de saúde e participação familiar em escala menor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Ações que visem refazer os vínculos originais ou estimular a formação deles (se não existem), fortalecer esse núcleo, aliando apoio socioeconômico à elaboração de novas formas de interação e de acesso aos bens e serviços públicos. II. Ações que visem desfazer os vínculos originais e não estimular a formação deles (se não existem), não fortalecer esse núcleo, aliando apoio socioeconômico à elaboração de novas formas de interação e de acesso aos bens e serviços públicos. III. Ações que visem refazer os vínculos, fortalecer esse núcleo, mas sem o compromisso de aliar apoio socioeconômico à elaboração de novas formas de interação e de acesso aos bens e serviços públicos.
I. O Art. 131°, versa sobre a criação dos Conselhos Tutelares, de âmbito apenas municipal, composto por pessoas escolhidas democraticamente pela comunidade, encarregados de executar a política de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. II. O município pode criar quantos forem necessários, de acordo com a população, sendo que tem a obrigação de ter pelo menos um. III. Em geral se propõe um Conselho Tutelar para cada 250.000 habitantes. IV. Em geral se propõe um Conselho Tutelar para cada 450.000 habitantes, mas a realidade vivida pela população infanto-juvenil no que se refere às situações de risco, exploração, violência, negligência é determinante para definir o número mínimo.
I. Aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento humano. II. Atuar nas relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser. III. Analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais.
“Pode-se dizer que o objetivo dessa práxis psicossocial é de atuar pela _____ dos envolvidos, que pressupõe a legitimidade individual na vida pública e na _____, no sentido de buscar firmar o exercício da _____ e da criação no espaço coletivo. Ou seja, atua-se pela potencialização das ações individuais e coletivas em prol do(a) _____ e da felicidade particular.” (SAWAIA, 1997,p.86)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
“Os problemas de(a/o) _____ podem ser fruto de falhas nas _____ do sistema direto do qual a _____ participa. A criança precisa ser _____ dentro de seu sistema social de interação, como parte inseparável do seu sistema social.” (Del Prette, 2001; Souza,1997)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.