Questões de Concurso Público IAP - PR 2021 para Agente Profissional - Sociólogo

Foram encontradas 2 questões

Q2421587 Sociologia

As décadas de 20 e 30 do século XX foram importantes para o desenvolvimento da Sociologia no Brasil, anos em que muitos estudaram a sociedade brasileira com vistas a entender a sua formação. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:


COLUNA I

1. Gilberto Freyre

2. Sérgio Buarque de Holanda

3. Caio Prado Júnior


COLUNA II

( ) Tinha uma visão mais crítica sobre a formação da sociedade brasileira, partindo da visão material e econômica da sociedade.


( ) A tese central do autor é de que o legado personalista da experiência colonial no Brasil era um obstáculo que deveria ser vencido para que acontecesse a democracia política no país.


( ) Foi pioneiro na abordagem cultural na compreensão da formação da sociedade brasileira, contribuindo para o estudo da família patriarcal no Brasil.


( ) Para ele, a origem do atraso da sociedade brasileira estaria vinculada ao tipo de colonização do Brasil, considerada por ele como periférica e exploratória.


( ) Traz as características da colonização portuguesa; a utilização da mão de obra escrava; a formação da sociedade agrária e a mistura das três raças, inclusive entendendo essa mistura como a “força” da nossa cultura.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q2421601 Sociologia

Identidade e cultura são conceitos polissêmicos. São conceitos utilizados por vários campos das ciências sociais. Sobre esses dois conceitos, assinale as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Identidade, numa explicação ontológica está ligada à essência do ser, àquilo que permanece, mas, paradoxalmente, apesar de significar permanência, necessita de permanente mudança para constante reinterpretação, quer seja do indivíduo, do grupo ou da sociedade.

( ) Clifford Geertz defendia que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, e por isso, entendia a cultura como uma ciência experimental em busca de leis.

( ) Para Peter Berger, a identidade é entendida como socialmente outorgada, socialmente sustentada e socialmente transformada, uma vez que a identidade do indivíduo é construída em conformidade com a cultura em que ele está inserido.

( ) Patrimônio cultural é um conjunto de bens concretos que devem ser preservados para que sejam transmitidos a outrem. Para cuidar da diversidade de patrimônio espalhado pelo país, em 30/11/1937, foi criado o IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

( ) Para o antropólogo Lévi-Strauss, a identidade é uma espécie de fundo virtual ao qual nos é indispensável referirmo-nos para explicar certo número de coisas, porém sem que tenha jamais uma existência real.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Respostas
1: D
2: B