Questões de Concurso Público SEED - RR 2021 para Professor de Educação Básica - Química

Foram encontradas 33 questões

Q2008088 Química
 Um dos métodos de identificação de cátions metálicos em análise química é o teste de chama que consiste em introduzirmos uma pequena quantidade do material de interesse em uma chama de Bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida, pois quando um material é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada por meio de sua cor. Um exemplo deste fenômeno é o cátion sódio (Na+ ) presente no cloreto de sódio ou sal de cozinha que ao ser aquecido emite uma coloração amarela intensa. Este fenômeno de absorção e emissão de radiação está relacionado o modelo atômico de: 
Alternativas
Q2008089 Química
O gás oxigênio (O2) é essencial para a manutenção da vida humana. Atualmente, devido à pandemia de COVID-19, tornou-se mais relevante nos diversos ambientes de saúde, como hospitais, clínicas, ambulâncias e até mesmo em residências. Seus usos vão desde anestesias, reanimações cardiorrespiratórias até terapias profiláticas ou curativas para diversos tipos de doenças. É usado também para administração de medicamentos através de inalação/nebulização.
Adaptado. Oxigênio Hospitalar (mixandi.com.br). Acesso em 24 de Julho de 2021.
Considere a seguinte situação hipotética. Temos em um hospital, um cilindro contendo gás oxigênio hospitalar com volume de 15 m3 , mantido à temperatura de -23 ℃ e à pressão de 25 atm. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade, em mols, e a massa, em quilogramas (Kg), de O2 que estão contidas neste cilindro. Considere o O2 um gás ideal. Dados: R = 0,082 atm.L.K-1 .mol-1 ; M.M do gás O2 (g/mol) = 32.
Alternativas
Q2008090 Química
Os modelos atômicos servem para entendermos a estrutura e o comportamento de um átomo. Os filósofos gregos Leucipo e Demócrito em 450 a.C foram os primeiros a refletirem sobre a unidade fundamental presentes na matéria. Eles tinham a concepção de que toda a matéria era formada por átomos, partículas indivisíveis (“a” não e “tomos” partes). Atualmente sabemos que o átomo é divisível devido aos estudos científicos comprovados com o auxílio da tecnologia e de pesquisas elaboradas ao longo dos anos, por muitos cientistas. Leia atentamente as afirmativas sobre as diferentes características dos modelos atômicos, a seguir.
I. O átomo era uma esfera não maciça, contendo carga elétrica positiva e negativa distribuídas em harmonia. O átomo teria carga elétrica total nula. II. O átomo não seria maciço como proposto por estudos anteriores. Seria descontínuo, nucleado e composto por duas regiões (O núcleo e a eletrosfera). III. O átomo era uma partícula minúscula, maciça, esférica e indivisível, não podendo ser criado nem destruído. IV. As órbitas elípticas indicaram um segundo número quântico (número quântico secundário), explicando como os espectros de emissão de luz apresentavam o fenômeno de linhas múltiplas nas raias espectrais. V. Os elétrons não giram aleatoriamente ao redor do núcleo, mas se movimentam ao redor do núcleo, em órbitas circulares determinadas. E cada órbita circular de elétrons apresentava um nível de energia definida e constante.
( ) Modelo de Dalton; ( ) Modelo de Thomson; ( ) Modelo de Rutherford; ( ) Modelo de Bohr; ( ) Modelo de Sommerfeld.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta que associa os modelos atômicos aos seus respectivos responsáveis
Alternativas
Q2008091 Química

A tabela periódica dos elementos químicos relaciona os elementos em linhas (Períodos) e colunas (Grupos ou Famílias), dispostos em ordem crescente de seus números atômicos. As propriedades dos elementos químicos presentes no mesmo grupo são semelhantes. Neste contexto, considere os seguintes elementos químicos e seus respectivos números atômicos.


Césio (Cs) Z = 55

Enxofre (S) Z = 16

Argônio (Ar) Z = 18

Magnésio Mg) Z =12



A partir dessas informações assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2008092 Química
A Tabela Periódica é uma listagem que agrupa todos os elementos químicos conhecidos. Trata-se de um instrumento relevante para a Química, pois contém uma enorme quantidade de informações sobre todos os elementos químicos, como seus estados físicos, suas propriedades físicas e químicas, suas massas e números atômicos etc. Os elementos encontram-se organizados em ordem crescente de seus números atômicos (número de prótons). Observe a tabela a seguir que apresenta alguns elementos químicos genericamente identificados pelos números I, II, III, IV e V, com sua respectiva distribuição eletrônica.

Elementos Químicos                Distribuição Eletrônica
                 I                                     1s2 2s2 2p6 3s23p3                  II                             1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d8                  III                                1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2                  IV                         1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s23d10 4p3                  V                                    1s2 2s2 2p6 3s2 3p

De acordo com as informações localizadas na tabela acima, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2008093 Química
O etanol ou álcool etílico é solúvel em água em qualquer proporção, pois apresenta infinita solubilidade em água. Já a gasolina apresenta baixa solubilidade em água. Sabemos que um dos princípios importantes na dissolução de solutos é que “materiais semelhantes se dissolvem”. Observe as fórmulas estruturais do etanol e da água a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


Após observar as fórmulas estruturais do etanol e da água, reconhecemos que o etanol se dissolve em água devido à formação de______:
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
Alternativas
Q2008094 Química
A geometria molecular de moléculas e de íons considera que os pares eletrônicos da camada de valência são arranjados ao redor de cada átomo, deixando-os o mais afastado possível, minimizando assim a repulsão eletrônica. Ainda, devemos lembrar que nem sempre a geometria molecular é exatamente aquela prevista pelos domínios eletrônicos e que os pares não ligados não fazem parte da geometria molecular: somente os átomos ligados devem ser contabilizados.
Adaptado. Chapter 9 Molecular Geometries and Bonding Theories (ufpr.br). (Acesso em 23 de Julho de 2021).
Observe a tabela a seguir. E assinale a alternativa que apresenta a sequência que relaciona corretamente a substância ou o íon à sua geometria molecular, respectivamente.
Substâncias/íons               Geometria Molecular         I. NH3                               ( ) Angular         II. PH4+                                      ( ) Linear         III. H2O                             ( ) Tetraédrica         IV. CO2                             ( ) Piramidal 

Dados: Números atômicos (Z) H = 1; C = 6; N = 7; O = 8; P =15. 
Alternativas
Q2008095 Química
A maioria dos solos brasileiros onde se cultiva a batata é ácido, ou seja, apresenta pH abaixo da faixa ideal de cultivo (entre 5,5 e 6,0). A calagem promove importante modificação no ambiente radicular, pois diminui a acidez do solo, fornece íons Ca+2 e Mg+2, aumentando a disponibilidade e a eficiência na utilização de vários nutrientes. Assim, apesar de ser considerada relativamente tolerante à acidez do solo, a cultura da batata responde positivamente à aplicação de corretivos da acidez. Neste contexto, a quantidade de corretivo deve ser determinada com base na análise química e física do solo, no poder relativo de neutralização total (PRNT) do corretivo e na profundidade de incorporação. Recomenda-se muito cuidado no cálculo da calagem, pois calcário em excesso eleva o pH acima de 6,0, favorecendo o ataque da sarna-comum, uma das doenças de maior dificuldade de controle na cultura da batata.
Adaptado.https://www.embrapa.br/documents/1355126/49258452/e mbrapa.br-Corre%C3%A7%C3%A3o+do+Solo+- +Portal+Embrapa.pdf/8a01a49d-0b94-c4e4-ea38- 5682ceb37955. (Acesso em 23 de Julho de 2021).
O processo de calagem do solo citado anteriormente no texto refere-se à utilização de calcário (CaCO3) para diminuir a acidez dos solos. Assim, quando o carbonato de cálcio é adicionado ao solo, ele pode reagir de vários modos. Assinale a alternativa que apresenta as equações químicas que podem ocorrer neste processo. 
Alternativas
Q2008096 Química
Observe a tabela a seguir. Nela estão algumas substâncias químicas e suas principais aplicações nas atividades industriais e até mesmo do nosso cotidiano.
Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas químicas que representam as substâncias presentes na tabela acima. 
Alternativas
Q2008097 Química
A maior parte dos tipos de bafômetros utilizados pela polícia federal funcionam a base de reações químicas. O dicromato de potássio e a célula de combustível são os principais reagentes. Em ambos os testes, o motorista deve assoprar no bafômetro com força (sopro de 5 segundos). Assim, o bafômetro (dicromato de potássio) funciona da seguinte maneira:
- O ar expelido pelos pulmões do suspeito é bombeado em uma solução de dicromato de potássio fortemente acidulada (ácido sulfúrico); - O etanol presente na boca do motorista (se este consumiu bebida alcoólica) reage com os íons dicromato da solução, produzindo acetaldeído e íons Cromo (III); - Em razão da reação química, ocorre uma mudança na cor da solução, a cor característica laranja passa para um tom esverdeado, acusando a presença de álcool etílico ou etanol.
Adaptado. Composição química do Bafômetro - Mundo Educação (uol.com.br). (Acesso em 23 de Julho de 2021)
A reação que ocorre no bafômetro com dicromato de potássio está representada pela equação química não balanceada a seguir:
K2Cr2O7(aq) + x H2SO4(aq) + 3CH3CH2OH(g)alaranjado                               incolor
Cr2(SO4)3(aq) + y H2O(l) + 3CH3CHO(g) + K2SO4(aq) verde                         incolor
Assinale a alternativa que relaciona a classificação e os respectivos valores de x e y (mínimos coeficientes inteiros) que balanceiam corretamente a reação do bafômetro com dicromato de potássio. 
Alternativas
Q2008098 Química
A pilha de lítio é usada em marca-passos implantados no interior da caixa torácica do paciente para controlar as batidas do coração por meio de impulso. Essa pilha é bastante leve, pesando apenas 25 g. Foi desenvolvida principalmente para ser utilizada em marca-passos, pois além de ter uma grande durabilidade (que pode chegar a até 10 anos), ela não solta gases que poderiam ser prejudiciais ao paciente, sendo fechada hermeticamente. Sua voltagem também é grande, variando de 2,8 V a 3,4 V. Sua constituição básica tem lítio metálico no ânodo e um complexo de iodo ou uma mistura de soluções, como por exemplo, o cloreto de sulfurila (SOCl2) no cátodo. Esses dois eletrodos sólidos são separados por uma camada cristalina de iodeto de lítio, por onde a corrente elétrica passa do ânodo para o cátodo.
Adaptado. Pilhas e Baterias de Lítio. Pilha e Baterias de íon lítio (uol.com.br). (Acesso em 23 de Julho de 2021).
Com relação à pilha de lítio usada em marca-passos e as transformações nela ocorridas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2008099 Química
O cobre é um metal com alta durabilidade, resistência à corrosão, maleabilidade e ductilidade. Por isso, pode ser transformado em fios, lâminas, bastões etc. Alguns processos de obtenção do cobre metálico, envolvem uma série de etapas com o minério extraído, britado e moído até a obtenção do metal isolado. Um dos minérios de cobre é a calcosita (Cu2S), que tem em sua composição sulfetos (compostos de enxofre). Por isso, é aquecida na presença de gás oxigênio (O2), que reage com o enxofre, formando o dióxido de enxofre (SO2) e liberando o cobre na forma simples (Cu). Esse processo recebe o nome de ustulação. Ele é representado pela equação química não balanceada a seguir: Cu2S (s) + O2 (g) → Cu (s) + SO2 (g) Dados: Massas atômicas (g/mol): Cu= 63,5; S=32; O=16. Assinale a alternativa que apresenta qual será a massa aproximada em toneladas de cobre metálico produzido, se tivermos 20 toneladas do minério de cobre (Cu2S) com pureza de 80% e gás oxigênio suficiente. 
Alternativas
Q2008100 Química
O processo mais usado para a obtenção do alumínio metálico é o Processo de Hall-Héroult. O alumínio é fundido verticalmente de modo semi contínuo produzindo lingotes de alumínio, folhas de alumínio ou blocos de alumínio, utilizados diretamente em produtos semiacabados. O resfriamento das peças de alumínio é acelerado por jatos de água. Os lingotes retangulares grandes, que podem pesar até 25 toneladas passam por uma espiral quente levando, posteriormente, à fabricação de produtos como o papel alumínio. De 4 a 5 toneladas de Bauxita (minério), são produzidas 2 toneladas de alumina (Al2O3), que, por sua vez, produzem 1 tonelada de alumínio (Al). Apesar de a performance na produção de alumínio não sofrer grandes mudanças de acordo com a usina, a quantidade final pode variar de acordo com a capacidade de processamento da usina de produção de alumínio, enquanto algumas produzem 200 toneladas por ano, outras podem produzir cerca de 400 mil toneladas/ano.
Adaptado.Produção de Alumínio: Extração da Bauxita, Obtenção na Eletrólise (culturalivre.com). (Acesso em 24 de Julho de 2021).
Podemos resumir a reação de obtenção do alumínio a partir do óxido de alumínio por meio da seguinte equação química balanceada. 2 Al2O3 (l) + 3 C(s) → 4 Al (l) + 3 CO2 (g) Dados: Massas atômicas (g/mol) Al=27; C=12; O=16. Assinale a alternativa que apresenta a massa, em gramas, de alumínio produzida se tivermos o triplo da quantidade, em mol, de óxido de alumínio e carvão.
Alternativas
Q2008101 Química
Leia o trecho, da música do Emicida (Passarinhos) com a participação da Vanessa da Mata. "No pé que as coisas vão, jão Doidera, daqui a pouco, resta madeira nem pro caixão Era neblina, hoje é poluição Asfalto quente queima os pés no chão Carros em profusão, confusão Água em escassez, bem na nossa vez Assim não resta nem as barata Injustos fazem leis e o que resta pro ceis? Escolher qual veneno te mata". Passarinhos, Emicida e Vanessa da Mata.
Neste trecho da música do Emicida, a preocupação com o uso dos recursos naturais é notória. E nos faz refletir sobre as questões ambientais e suas implicações tecnológicas, sociais e científicas que fazem parte da nossa vida pessoal e profissional. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta quais problemáticas ambientais podemos relacionar ao trecho da música Passarinhos, de Emicida.
Alternativas
Q2008102 Química
Consideremos os quatro postulados para a teoria cinética dos gases. São eles:
- O gás é formado por moléculas que se encontram em movimento desordenado e permanente. Cada molécula pode ter velocidade diferente das demais. - Cada molécula do gás interage com as outras somente por meio de colisões (forças normais de contato). A única energia das moléculas é a energia cinética. - Todas as colisões entre as moléculas e as paredes do recipiente que contém o gás são perfeitamente elásticas. A energia cinética total se conserva, mas a velocidade de cada molécula pode mudar. - As moléculas são infinitamente pequenas. A maior parte do volume ocupado por um gás é espaço vazio.
Seguindo estes quatro postulados, Boltzmann e Maxwell mostraram a relação entre a energia cinética média do total de moléculas de um gás ideal e sua temperatura conforme a expressão:
PV = 2/3 N { ½ m[v 2 ]} ½ m[v 2 ] = 3/2 kT Onde: N = número de moléculas; k (constante de Boltzmann) = 1,38.10 -23 J/K; T = temperatura absoluta (Kelvin)
Considere que o gás seja ideal, mantido em um recipiente isolado e fechado hermeticamente, e assinale a alternativa correta de acordo com a teoria cinética dos gases. 
Alternativas
Q2008103 Química
O crescimento tecnológico e as práticas antrópicas geraram um aumento nas transformações físicas e químicas dos materiais para sanar demandas humanas, como: alimentação, vestuário, comunicação, energia, transporte e saúde, agravando assim, os impactos sobre o meio ambiente, ameaçando a vida de diversas espécies, inclusive a humana. No Brasil, há o despejo inadequado de resíduos sólidos, líquidos e gasosos que acabam sendo depositados nos solos, nas águas e na atmosfera. Essas atividades são geradas não só por grandes indústrias ou fábricas, mas também em muitos lares. Por isso, algumas campanhas de conscientização para a população aumentaram, destacando malefícios e danos causados por práticas inadequadas do uso de recursos naturais, como a água, a energia e os minérios. Alguns problemas ambientais decorrentes destas práticas são: a poluição do ar, das águas, dos solos, o aumento descontrolado da temperatura do planeta e a chuva ácida. Sabemos que todas as chuvas são ácidas, porém a precipitação se torna um problema ambiental quando o pH da chuva está abaixo de 4,5. O que revela altos níveis de ácidos (sulfúrico, nitroso e nítrico, principalmente) formados por gases lançados na atmosfera, decorrentes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis. Com relação às chuvas ácidas e como podemos amenizar seus efeitos, um estudante fez as seguintes afirmativas:
I. Estimular a instalação de equipamentos que monitoram e diminuem a toxicidade dos gases que são lançados na atmosfera por diversas indústrias pode reduzir a precipitação de chuvas ácidas. II. Evitar a liberação de monóxido de carbono que reage com a água, formando ácido carbônico, um dos principais responsáveis pelo aumento da acidez das chuvas, pode dificultar a precipitação de chuvas ácidas. III. Diversificar a matriz energética por meio da oferta e do uso de fontes renováveis ou alternativas de energia, diminuindo o lançamento de gases na atmosfera resultantes da queima de combustíveis fósseis pode inibir a precipitação de chuvas ácidas. IV. Dificultar a chegada da chuva ácida ao solo, evitando a neblina, que é o principal formato úmido da chuva ácida, responsável pela contaminação e desgaste dos solos, pode amenizar os efeitos negativos da precipitação ácida sobre as plantações.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2008106 Química

Observe a tabela a seguir. Temos quatro reações (I, II, III e IV) e seus respectivos produtos.


Imagem associada para resolução da questão


Analise as reações (I, II, III e IV) representadas na tabela acima. Observe suas características e sua classificação. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a reação e seu respectivo produto (A, B, C e D), respectivamente.

Alternativas
Q2008107 Química

Os polímeros são grandes moléculas que apresentam unidades que se repetem, chamadas monômeros. Tais moléculas podem ser encontradas na natureza ou produzidas em laboratório, através de reações de polimerização. Uma das principais e mais importantes características dos polímeros é a resistência mecânica. E segundo ela, os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros (borrachas). Um exemplo de plástico termofixo são as resinas epóxi. Elas são base para diversas aplicações e produtos industriais, sendo empregadas na fabricação de tintas, materiais compósitos, adesivos de engenharia de alta performance, fabricação de aviões, automóveis, bicicletas, barcos, snowboards, colagem de madeiras, metais, vidros e pedras, sob condições ambientais de temperatura e pressão. Além da fabricação de circuitos eletroeletrônicos, pois são protetores de componentes de pequenos circuitos, como resistores, transistores e capacitores.

Adaptado. g5.pdf (unicamp.br). Acesso em 25 de Julho de 2021.

A seguir, apresentamos a sua fórmula estrutural.


Imagem associada para resolução da questão


 Analisando a fórmula estrutural do epóxi, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2008108 Química
Sistemas de células a combustível são uma fonte de energia elétrica limpa, eficiente, confiável e silenciosa. Não precisam ser recarregadas periodicamente como as baterias, em vez disso continuam a produzir energia elétrica enquanto forem alimentadas por um combustível. Uma das montadoras mais conhecidas, a Toyota, lançou em março deste ano o Mirai, de segunda geração, que é um veículo elétrico cuja energia não provém de uma bateria, mas de um dispositivo chamado célula a combustível — também pode ser chamado de pilha a combustível, como dizem os franceses (pile à combustible).
Adaptado. CÉLULA A COMBUSTÍVEL, COMO FUNCIONA – Autoentusiastas. Acesso em 20 de Julho de 2021.
A seguir, temos um esquema da célula a combustível de gás hidrogênio.
Imagem associada para resolução da questão


Esquema da célula a combustível de gás hidrogênio. Disponível em: www.usp.br/portalbiossistemas/?p=4316#:~:text=Em outras palavras%2C nessa célula a combustível a,célula a combustível é%3A H2 %2B ½O2→ H2O. Acesso em 20 de Julho de 2021.
A reação global balanceada da célula a combustível de gás hidrogênio é:
H2 (g) + ½O2 (g) → H2O (g)
Analisando o esquema da célula a combustível de gás hidrogênio (acima) e sua reação global balanceada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2008109 Química
 Para entendermos como se dá o controle do pH sanguíneo devemos levar em conta que ele é influenciado pela taxa de gás carbônico (CO2) que, como sabemos é um óxido ácido. Os locais onde o gás carbônico do sangue é aumentado, como nos músculos, o pH é baixo, ou seja, esse é um microambiente mais ácido. Já nos alvéolos, nos quais há redução da concentração de gás carbônico, o pH é aumentado, sendo o microambiente alveolar mais alcalino que o muscular. O pH do sangue normalmente tem caráter básico, variando de 7,35 a 7,45, sendo o sangue venoso mais ácido que o arterial por conta da maior concentração de gás carbônico. A redução do pH sanguíneo para abaixo de 7,35 é chamada de acidose, enquanto a elevação para acima de 7,45 é uma alcalose. Ambos os processos (acidose e alcalose) são considerados anormais, apresentando várias causas para a sua ocorrência.
Adaptado. Sala BioQuímica: Controle (e descontrole) do pH sanguíneo (salabioquimica.blogspot.com). Acesso em 25 de Julho de 2021.
A seguir, temos as reações de conversão do gás carbônico (CO2) em bicarbonato (HCO3 - ).
CO2 (g) + H2O (l) ↔ H2CO3 (aq) H2CO3 (aq) ↔ HCO3 – (aq) + H+ (aq)
Elas são a base para entendermos o comportamento desse sistema tamponado do sangue nos dois ambientes diferentes: no tecido muscular e nos alvéolos. Assim, de acordo com as características do controle de pH do sistema sanguíneo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: B
6: D
7: C
8: A
9: C
10: C
11: A
12: B
13: C
14: D
15: B
16: C
17: A
18: A
19: B
20: C