Questões de Concurso Público DPE-MT 2022 para Analista - Psicólogo

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: DPE-MT Prova: IBFC - 2022 - DPE-MT - Analista - Psicólogo |
Q1971065 Psicologia
De acordo com Messa (2010): “A Psicopatologia é a ciência que estuda os estados mentais patológicos do ser humano. O termo é de origem grega; psykhé significa espírito, e patologia, estado das doenças e seus sintomas.” (MESSA, 2010, p. 36). Levando em consideração a autora, analise as afirmativas abaixo.
I. Os transtornos da personalidade se caracterizam pelo comprometimento de características normais que podem prejudicar a adaptação do indivíduo às situações. II. As modificações de personalidade podem ser duradouras e ocorrer após uma experiência catastrófica. III. O estudo de comportamentos patológicos e estados psíquicos anormais não podem auxiliar a entender a conduta das partes e das testemunhas.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: DPE-MT Prova: IBFC - 2022 - DPE-MT - Analista - Psicólogo |
Q1971066 Psicologia
O Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM – 5), traz uma advertência para a utilização forense do referido manual. De acordo com a referida advertência, analise as afirmativas abaixo.
I. A definição de transtorno mental inclusa no DSM – 5, foi desenvolvida para satisfazer as necessidades de clínicos, profissionais da área da saúde e pesquisadores, em vez de todas as necessidades técnicas de tribunais e de profissionais da área jurídica. II. Quando usados apropriadamente, os diagnósticos e as informações diagnósticas, podem auxiliar os detentores do poder de decisão no âmbito legal em suas deliberações. III. O DSM – 5, não fornece diretrizes de tratamento das características relevantes dos transtornos mentais pelas autoridades judiciais.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: DPE-MT Prova: IBFC - 2022 - DPE-MT - Analista - Psicólogo |
Q1971067 Psicologia
De acordo com Milby (1988): “Não existem condições necessárias e suficientes, universalmente aceitas, para o desenvolvimento da dependência de drogas. Ao invés, existe uma grande quantidade de fatores e condições diferentes, que variam para cada indivíduo e para cada cultura.” (MILBY, 1988, p. 21). De acordo com o autor, existem motivos comuns para o desenvolvimento da dependência de drogas. Assinale a alternativa que não se insere nesses motivos, levando em consideração o autor citado.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A