Questões de Concurso Público EBSERH 2022 para Médico - Nefrologia
Foram encontradas 32 questões
I. O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.
II. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
III. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
Assinale a alternativa correta.
( ) O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).
( ) O Sistema Único de Saúde (SUS) é mantido e executado pelo Poder Público, não havendo possibilidade da participação da iniciativa privada.
( ) É objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outros, a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Há maior prevalência de HA ou elevação dos níveis pressóricos naqueles que ingeriam seis ou mais doses ao dia, o equivalente a 30 g de álcool/dia: 1 garrafa de cerveja, 2 taças de vinho ou 1 dose (de destilados. Esse limite deve ser reduzido à metade para mulheres.
II. Há clara evidência que sustenta a relação entre a apneia obstrutiva do sono e a HA e o aumento do risco para HA resistente. Existe uma associação mais forte de caucasianos e pacientes do sexo feminino.
III. A diminuição do peso promove a diminuição da pressão arterial tanto em indivíduos normotensos quanto em hipertensos.
Estão corretas as afirmativas:
( ) Cerca de 5% dos casos são atribuíveis a etiologias, como efeitos adversos de fármacos vasoativos e imunossupressores, abuso de medicamentos esteroides, alterações no sistema nervoso central e aumento da pressão intracraniana.
( ) A HA (hipertensão arterial) primária não é a forma mais comum de HA no adolescente.
( ) As nefropatias parenquimatosas e obstrutivas e a estenose de artéria renal são responsáveis por aproximadamente 60-90% dos casos de HA secundária, podendo acometer todas as faixas etárias.
( ) Diagnostica-se hiperaldosteronismo primário cerca de 5% dos casos de HA secundária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Não se recomenda o uso de diuréticos para prevenir LRA.
II. Não se recomenda o uso de diuréticos para tratar LRA, exceto no manejo da sobrecarga de volume.
III. Dados epidemiológicos sugerem que o uso de diuréticos de alça pode aumentar a mortalidade em pacientes com doença crítica e LRA.
Estão corretas as afirmativas:
( ) Não se recomenda o uso de vasopressores em conjunto com fluidos em pacientes com choque vasomotor com ou em risco de LRA.
( ) Na ausência de choque hemorrágico, recomenda-se o uso de cristaloides isotônicos em vez de coloides (albumina ou amidos) como manejo inicial para expansão do volume intravascular em pacientes risco de LRA ou com LRA.
( ) Recomenda-se que a revascularização do miocárdio sem circulação extracorpóreas enxerto não seja selecionada somente para de reduzir a LRA perioperatória ou a necessidade de terapia renal substitutiva
( ) Recomenda-se usar dopamina em baixas doses para prevenir ou tratar a LRA.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. A metformina é contraindicado em transplantados renais diabéticos com filtração glomerular < 60 ml/min
II. A metformina pode ser usada no DM2 com DRC com filtração glomerular > 30 ml/min
III. A maioria dos pacientes com DM2, DRC e filtração glomerular < 30 ml/min beneficiaria do tratamento com a associação da metformina com um inibidor do cotransportador sódio-glicose 2 (SGLT2i).
Estão corretas as afirmativas: