Questões de Concurso Público SES-DF 2022 para Médico - Cirurgia Pediátrica

Foram encontradas 40 questões

Q1939242 Medicina
A agressão traumática cirúrgica pode promover destruição tissular, perturbações endocrinológicas, imobilização prolongada e alterações do ritmo alimentar. Assinale a alternativa que apresenta corretamente alterações metabólicas relacionadas ao trauma cirúrgico.
Alternativas
Q1939243 Medicina
Menina de 3 anos apresenta cisto na linha média cervical observado pela mãe há 1 ano. Nega episódios de infecção local e saída de secreção. Exame físico: cisto em linha média cervical, de localização infra-hioide, com aproximadamente 2 cm de diâmetro e que não se move com a protrusão da língua. Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada neste momento.
Alternativas
Q1939244 Medicina
Criança de 2 anos de idade com torcicolo congênito à direita. Pais relatam ter realizado fisioterapia por 8 meses, desde os 2 meses de vida, com pouca melhora. Assinale a alternativa que apresenta a opção de tratamento mais adequada. 
Alternativas
Q1939245 Medicina
Menina de 1 ano apresenta tosse e coriza nasal hialina há 5 dias, sem febre. Exame físico: bom estado geral, frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 38 irpm, murmúrios vesiculares presentes e simétricos, com roncos transmitidos de vias aéreas superiores difusos. Antecedentes pessoais: 2 episódios de pneumonias tratadas ambulatorialmente, com 6 meses e 9 meses de idade. Raio x de tórax: imagens a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta a principal hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q1939246 Medicina
A Malformação Pulmonar Congênita das Vias Aéreas (MPCVA) é considerada como a mais comum das malformações congênitas pulmonares. Em relação às MPCVA, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1939247 Medicina
Em relação às anomalias da região inguinal na criança, assinale a alternativa que apresenta uma conduta que seja atualmente recomendada.
Alternativas
Q1939248 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o grau de classificação, de acordo com a classificação tomográfica da Associação Americana para Cirurgia do Trauma (AAST), de uma lesão esplênica com lesão vascular ou sangramento contido pela cápsula.
Alternativas
Q1939249 Medicina
Aproximadamente 15% das crianças com pancreatite evoluem com a formação de pseudocistos. Em relação aos pseudocistos pancreáticos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Pseudocistos com sinais de infecção ou sangramento volumoso devem ser tratados cirurgicamente.
( ) Em pacientes assintomáticos, pseudocistos com 3 cm de diâmetro, com 3 semanas de evolução, devem ser submetidos à derivação cirúrgica interna.
( ) A causa mais comum de formação de pseudocisto na criança é a pancreatite traumática.
( ) A cistojejunostomia em Y de Roux é atualmente contraindicada para derivação cirúrgica de pseudocistos de pâncreas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1939250 Medicina
Atresia duodenal é uma das causas de obstrução congênita do trato digestivo superior. Em relação à atresia duodenal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1939251 Medicina
As duplicações do tubo digestivo são malformações congênitas que podem se manifestar por meio de uma ampla variedade de sintomas, a depender, entre outros fatores, do segmento afetado. Assinale a alternativa que apresentam o(s) segmento(s) de tubo digestivo mais comumente afetado(s) por esta malformação.
Alternativas
Q1939252 Medicina
Em relação ao tratamento cirúrgico da apendicite aguda na criança, assinale a alternativa que apresenta uma medida que contribui significativamente para melhores desfechos pós-operatórios.
Alternativas
Q1939253 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta o método considerado como padrão-ouro para o diagnóstico da Doença de Hirschsprung.
Alternativas
Q1939254 Medicina
Menino de 3 meses de idade está sendo submetido a tratamento cirúrgico de doença de Hirschsprung, pela técnica de abaixamento endorretal transanal (Swenson endoanal). O abaixamento se iniciou 2 cm acima da linha pectínea e se estendeu por 15 cm, quando se identificou região de aspecto cônico, compatível com zona de transição, previamente avaliada por enema opaco. Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada para ser realizada neste momento.
Alternativas
Q1939255 Medicina
Menino de 2 anos, com constipação intestinal desde o nascimento, com pouca resposta ao tratamento clínico. Enema opaco: megarreto. Análise histopatológica de biopsia de reto a 2 cm da linha pectínea: aumento do número de células ganglionares nos plexos nervosos da submucosa. Assinale a alternativa que apresenta uma possível hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q1939256 Medicina
Recém-nascido a termo, sexo masculino, com 25 horas de vida, estável clinicamente. Após o nascimento foi identificado ausência do ânus durante o exame físico. Até o momento, não houve eliminação de mecônio pela urina ou por orifício perineal. Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta em relação ao tratamento da malformação anorretal, neste momento.
Alternativas
Q1939257 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o (a) paciente com malformação anorretal com maior chance de apresentar constipação intestinal grave no seguimento pós-operatório a longo prazo. 
Alternativas
Q1939258 Medicina
Em relação às anomalias congênitas do trato urinário superior, analise as afirmativas abaixo, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A principal causa de doença renal terminal na infância são as uropatias obstrutivas, dentre elas a obstrução da junção ureteropélvica.
( ) De acordo com a classificação de hidronefrose fetal proposta pela Sociedade de Urologia Fetal, o grau III corresponde a dilatação acentuada da pelve e dos cálices renais, já com afilamento do parênquima renal.
( ) A causa mais comum de obstrução da junção ureteropélvica ocorre devido a pólipos ureterais.
( ) A técnica cirúrgica mais utilizada para o tratamento da obstrução da junção ureteropélvica é a ureteropieloplastia desmembrada (Anderson-Heynes).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1939259 Medicina
Lactente de 2 meses apresenta hipospadia penoescrotal e distopia testicular (testículo não palpável à esquerda e palpável com dificuldade na região inguinal direita). Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada a ser empregada neste momento.
Alternativas
Q1939260 Medicina
Em relação aos tumores sacrococcígeos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) É o tipo de tumor que mais afeta recém-nascidos e a maioria tem histologia tipo coriocarcinoma ao nascimento.
( ) Não há nenhum potencial de benefício com intervenção intrauterina, mesmo em casos graves de com shunt arterial ou hidropsia fetal.
( ) Pela Classificação de Altman, o tipo I corresponde ao tumor com componente sacrococcígeo predominante.
( ) Durante o tratamento cirúrgico, não há indicação para remoção do cóccix.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1939261 Medicina
Em relação aos hemangiomas na infância, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: D
5: A
6: D
7: D
8: E
9: D
10: A
11: A
12: C
13: C
14: B
15: D
16: E
17: C
18: C
19: D
20: B