Questões de Concurso Público EBSERH 2023 para Médico - Cardiologia Pediátrica
Foram encontradas 30 questões
Recém-nascido 48hs de vida, à termo, adequado para a idade gestacional, em aleitamento materno exclusivo, está no alojamento conjunto acompanhado da mãe. Você realizado o teste do coraçãozinho e evidência diferencial de saturação 5%. O teste é repetido em 1 hora com o mesmo resultado. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Menino, 1 ano de idade, com diagnóstico de Tetralogia de Fallot já em seguimento com cardiologia pediátrica e com indicação cirúrgica. Nesta patologia são encontradas alterações cardíacas estruturais, exceto:
Lactente de 3 meses de idade, com diagnóstico de Sindrome de Down e cardiopatia congênita. A cardiopatia mais comum relacionada síndrome genética é:
Em paciente com diagnóstico de cardiopatia congênita que evolui para Parada Cardiorrespiratória (PCR) durante a monitorização, pode ser revelado ritmo cardíaco chocável, mais comumente:
Lactente de 2 meses de idade é trazido ao pronto atendimento por quadro de obstrução nasal e desconforto respiratório associado a febre. A mãe relata que notou o coração do bebê mais acelerado e à observação apresenta palidez cutâneo-mucosa. O lactente é monitorizado e observada FC: 210 bpm, ritmo de QRS estreito e regular. Assinale a alternativa que representa um ritmo cardíaco possível.
Recém-nascido, sem diagnóstico intraútero de cardiopatia congênita, apresenta cianose ao nascimento com piora progressiva em 48hs de vida. Não apresentou resposta efetiva ao teste de hiperóxia. Não há evidencias de quadro infeccioso e radiografia de tórax revela cardiomegalia e aumento da trama vascular.
Assinale a alternativa correta quanto à suspeita diagnóstica e conduta.
Paciente, de 6 meses, submetido à cirurgia para correção total de Tetralogia de Fallot. No pós-operatório apresenta hipoxemia persistente que pode ser:
A cardiopatia congênita mais comum é a comunicação interventricular (CIV). Em relação a esta anormalidade anatômica, assinale a alternativa correta.
A atresia tricúspide é uma cardiopatia congênita cianosante que recebe o retorno venoso sistêmico no lado esquerdo através de comunicação interatrial. Acerca da cardiopatia descrita, assinale a alternativa correta.
Recém-nascido, 3 horas de vida, sexo masculino está internado em leito de UTI neonatal em ventilação mecânica e com infusão contínua de prostaglandina. Evolui progressivamente com cianose central às custas de hipoxemia grave. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a causa da evolução e a conduta imediata:
Paciente de 3 anos de idade apresenta sudorese e dispnéia nas atividades diárias, principalmente quando brinca com outras crianças. Solicitado ecocardiograma que evidenciou comunicação interatrial (CIA).
Analise as afirmativas e assinale a correta.
Paciente submetido a pós-operatório de cirurgia cardíaca, evolui, em ambiente de UTI pediátrica com síndrome de baixo débito cardíaco. Em relação aos sinais clínicos da síndrome de baixo débito, assinale a alternativa incorreta.
A ecocardiografia tem papel fundamental no diagnóstico e monitorização das cardiopatias estruturais. Em avaliação fetal, os achados relacionados a aumento acentuado das câmaras direitas e dilatação da veia cava superior podem relacionar à cardiopatia descrita abaixo, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta que evidencia apenas cardiopatias congênitas que necessitam de correção cirúrgica no período neonatal.
Menino, 3 anos de idade, sem comorbidades ou uso de medicamentos é admitido em pronto atendimento com história de febre há 12 dias e evolução com odinofagia, hiperemia conjuntival adenomegalia cervical e edema de extremidades. Acerca do diagnóstico clínico, assinale a alternativa correta.
A Insuficiência Cardíaca (IC) ocorre em virtude de anormalidades cardíacas estruturais e no pós-operatório de correção de cardiopatias.
Os diuréticos de alça são medicamentos utilizados no tratamento e controle dos sinais relacionados à IC, mas estão freqüentemente relacionados a efeitos colaterais. Assinale a alternativa que não representa um efeito colateral.
A Hipertensão Pulmonar (HP) é uma complicação muito comum no pós-operatório de cardiopatias congênitas. Analise as afirmativas abaixo.
I. Defeito de septo atrioventricular, tronco arterial comum e drenagem pulmonar venosa anômala são fisiologias de risco para o desenvolvimento de HP.
II. A mortalidade não está relacionada à disfunção do ventrículo direito.
III. As crises de HP resultam em acidose, hipoxemia e hipocapnia.
IV. As crises de HP envolvem o aumento da resistência vascular pulmonar e da pós carga do ventrículo direito.
Estão corretas as afirmativas:
Pacientes com diagnóstico de Tetratologia de Fallot cuja estenose infundibular apresenta gradiente elevado evoluem freqüentemente com crises de cianose associadas a agitação, choro e dor. A posição em agachamento pode ser efetiva para a melhora do quadro por contribuir com ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Após o nascimento é comum, na maior parte dos casos, que o canal arterial se contraia e evolua para fechamento. Em outros casos o canal arterial pode permanecer aberto parcialmente, com ou sem repercussão clínica.
Diante da Persistência do Canal Arterial (PCA), assinale a alternativa incorreta.
O teste do coraçãozinho é um exame simples de triagem neonatal capaz de identificar cardiopatia congênita cianosante e antecipar intervenções clínicas e ou cirúrgicas. Analise as cardiopatias congênitas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) às patologias que podem ser detectadas no teste do coraçãozinho.
( ) Coarctação da aorta.
( ) Comunicação interventricular.
( ) Atresia pulmonar.
( ) Síndrome do coração esquerdo hipoplásico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.