Questões de Concurso Público EBSERH 2023 para Médico - Cirurgia do Aparelho Digestivo
Foram encontradas 4 questões
O exame de tomografia computadorizada de abdome com contraste é muito utilizado para a identificação de estruturas e delimitação de lesões, sendo, muitas vezes, essencial no diagnóstico de determinadas patologias. Segundo a segmentação hepática proposta por Couinaud (1957), assinale a alternativa que apresenta o segmento hepático que está sendo apontado pela seta preta na figura a seguir.
Tomografia computadorizada com contraste do fígado. Veia
Assinale a alternativa correta.
A doença diverticular do cólon é um dos diagnósticos mais comuns no âmbito das doenças do trato gastrointestinal. A respeito dessa doença, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A ingesta de fibras é considerada um fator protetor.
( ) É mais comum no cólon direito.
( ) A complicação mais comum é a diverticulite aguda, sendo esta mais comum no cólon sigmoide.
( ) De acordo com a classificação de Hinchey modificada, Ib significa abscesso pericólico, enquanto IV significa peritonite purulenta.
( ) A colonoscopia é indispensável para o diagnóstico da diverticulite aguda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
No que diz respeito às doenças inflamatórias intestinais, a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RCU) destacam-se pela sua gravidade e evolução. Sobre elas, leia o seguinte trecho:
“A ______ possui acometimento transmural enquanto a ______ acomete apenas a camada mucosa. Outro importante diferencial entre as duas é que a ______ possui acometimento de padrão contínuo e ascendente e a ______ esse acometimento é descontínuo, com lesões salteadas. A ______ pode causar lesões da boca ao ânus, enquanto a ______ se restringe ao cólon e a o reto. Os granulomas caseosos são típicos da ______”.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A colite isquêmica é a forma mais comum de isquemia gastrointestinal. A gravidade varia desde doença leve e autolimitada até doença grave com alto risco de vida. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.