Questões de Concurso Público EBSERH 2023 para Médico - Cirurgia do Aparelho Digestivo
Foram encontradas 13 questões
O tronco celíaco é uma artéria curta e espessa que se origina da aorta logo abaixo do hiato aórtico do diafragma e estende-se horizontalmente e para frente acima do pâncreas. Assinale a alternativa que apresenta os ramos emitidos pelo tronco celíaco.
A arquitetura interna do fígado é composta por uma série de segmentos que se combinam para formar setores separados por cisuras que contêm as veias hepáticas, conforme descrito por Couinaud (1957). De acordo com Couinaud, assinale a alternativa que apresenta os segmentos hepáticos do fígado direito.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é notável por sua alta prevalência, variedade de apresentações clínicas, morbidade pouco reconhecida e consequências econômicas substanciais. A endoscopia digestiva alta pode ser normal em pacientes com DRGE ou pode haver evidência de esofagite em graus variados. A classificação de Los Angeles classifica a gravidade da esofagite pela extensão da anormalidade da mucosa. A respeito da classificação de Los Angeles, assinale a alternativa correta.
A avaliação inicial de um paciente com sangramento gastrointestinal superior começa com a avaliação da estabilidade hemodinâmica e a determinação da necessidade de reanimação com fluidos e/ou transfusão de sangue. Uma vez estabilizado, a endoscopia digestiva alta é realizada para diagnóstico. Certos achados endoscópicos estão associados a um risco aumentado de sangramento recorrente, sendo utilizada a classificação de Forrest. De acordo com essa classificação, correlacione a classificação com a sua descrição correta.
1. Ia |
A. Sangramento ativo em jato |
2. Ib |
B. Úlcera de base limpa |
3. IIa |
C. Fundo com pontos de hematina |
4. IIb |
D. Sangramento em babação |
5. IIc |
E. Vaso visível sem sangramento |
6. III |
F. Coágulo aderido, sem sangramento |
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre a classificação e a descrição.
A apendicite é uma inflamação do apêndice vermiforme constituindo uma das causas mais comuns de abdome agudo e uma das indicações mais frequentes para procedimento cirúrgico abdominal de emergência em todo o mundo. A respeito dessa patologia, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A apendicite é causada por uma obstrução luminal.
( ) Entre os diagnósticos diferenciais, temos adenite mesentérica, nefrolitíase a direita, gravidez ectópica e doença inflamatória pélvica.
( ) A cobertura polimicrobiana e antibiótica deve incluir bactérias gram-positivas e anaeróbias.
( ) O sinal do obturador é a dor no quadrante inferior direito na rotação externa do quadril.
( ) Na apresentação tomográfica, o apêndice é normalmente maior do que 7 mm de diâmetro com parede espessada e inflamada e realce mural ou “sinal de alvo”.
( ) No escore de Alvarado modificado, a leucocitose tem pontuação de 2.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.