Questões de Concurso Público EBSERH 2023 para Médico - Cirurgia Oncológica
Foram encontradas 23 questões
Mulher de 65 anos, portadora de carcinoma de mama metastático em seguimento, apresenta-se ao pronto atendimento com queixa de dispneia progressiva e dor pleurítica há duas semanas. Antecedentes de radioterapia torácica e quimioterapia. Exame físico: dispneica, FR 27 irpm, SatO2 90% em ar ambiente, macicez e diminuição dos ruídos respiratórios à direita. Radiografia de tórax: grande derrame pleural à direita. Realizada toracocentese guiada por US na Sala de Emergência. Após a drenagem de 2,5 litros de líquido hemático, a paciente evolui com taquipneia, dessaturação para 87% em O2 suplementar e piora expressiva da dispneia. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.
Mulher de 50 anos, com antecedente de câncer de mama tratado há 5 anos, comparece ao ambulatório queixando-se de sintomas respiratórios progressivos, incluindo dispneia, tosse seca e dor pleurítica. Relata perda ponderal de 7 kg nos últimos 4 meses. Exame físico: crepitações em ambas as bases pulmonares. Tomografia computadorizada de tórax: espessamento dos septos interlobulares e linfonodos mediastinais aumentados. Assinale a alternativa que apresenta a melhor hipótese diagnóstica.
Mulher de 67 anos, com diagnóstico de tumor de Klatskin, é submetida a tomografia de abdome para planejamento cirúrgico. Observou-se, na imagem, que a lesão envolvia o ducto hepático comum, estendendo-se até a bifurcação e infiltrando o ducto hepático direito, sem acometer o ducto hepático esquerdo. A classificação de Bismuth-Corlette para esta lesão é ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Homem de 45 anos apresenta tosse persistente, perda de peso de 10 kg nos últimos 6 meses, dispneia progressiva, dor torácica pleurítica e episódios de sudorese noturna. Não possui comorbidades prévias e nega tabagismo ou exposição ocupacional significativa. Tomografia computadorizada de tórax: espessamento nodular dos septos interlobulares e adenopatia mediastinal. O melhor exame para confirmar a principal suspeita diagnóstica é:
Homem de 74 anos, com histórico de carcinoma de pulmão metastático, apresenta, subitamente, fraqueza nas pernas e retenção urinária aguda enquanto nadava. Exame físico: há perda de sensibilidade perineal e ausência de tônus retal. Realizada sondagem vesical com cateter de Foley com drenagem de 800 mL de urina. A respeito da melhor conduta, assinale a alternativa correta.