Questões de Concurso Público EBSERH 2023 para Médico - Otorrinolaringologia
Foram encontradas 30 questões
Considerando a anatomofisiologia da faringe, o principal músculo responsável pela abertura da tuba auditiva é:
A tuba auditiva das crianças possui as seguintes características que a diferenciam da dos adultos:
Analise as afirmativas abaixo.
I. A otite média aguda pode ser prevenida com administração de vacina conjugada contra o pneumococo 10 valente conjugado à proteína D.
II. A otite média aguda pode ser prevenida com administração de vacina contra o Haemophilus influenzae não tipável (HiNT).
III. A otite média aguda pode ser prevenida com administração de vacinas contra a influenza.
IV. A otite média aguda pode ser prevenida com diminuição de fatores de risco, por exemplo, retirando das creches, eliminando a exposição ao tabagismo passivo, não alimentando com mamadeira quando deitado, abreviando o uso de chupetas.
Estão corretas as afirmativas:
A criança que apresenta otites médias recorrentes muitas vezes tem biofilmes detectados na:
As otites médicas crônicas podem evoluir com perdas condutivas por uma série de alterações do sistema tímpano-ossicular. Quando há erosão ossicular na otite média crônica, assinale a alternativa que apresenta o segmento ossicular mais frequentemente acometido.
A otite média crônica pode levar a danos cocleares. Nas otites médias crônicas não colesteatomatosas, assinale a alternativa que apresenta a porta de entrada mais provável para que os processos inflamatórios da orelha média atinjam a orelha interna.
Em relação à otite média crônica tuberculosa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A hipótese diagnóstica deve ser considerada na presença de mucosa de aspecto pálido, curso insidioso e má resposta ao uso de gotas otológicas com antibiótico.
( ) Essa doença, apesar de rara, geralmente se manifesta de forma isolada e não relacionada à infecção pulmonar.
( ) O isolamento do bacilo da tuberculose na secreção da orelha média é de relativa facilidade.
( ) O curso da doença costuma ser rápido, com queda do estado geral e com secreção espessa.
( ) Geralmente é um quadro fulminante com erosão óssea extensa e prognóstico reservado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Paciente feminino de 17 anos apresenta otorreia fétida na orelha direita há 3 anos. Tem história de otites médias de repetição. Há dois dias iniciou quadro de febre alta (38,9oC), cefaleia e vômitos e, há 6 horas, rebaixamento do nível de consciência. Sua conduta inicial seria:
O principal sintoma de uma lesão pré-maligna de laringe é:
Artrite, pleurite, pericardite, fotossensibilidade, rash malar e manifestações orais, como úlceras superficiais indolores com halo eritematoso em palato e mucosa jugal, são características de:
A petrosite, infecção do ápice petroso do osso temporal, pode se manifestar através da Síndrome de Gradenigo, a qual se caracteriza por:
Paciente do sexo masculino, 32 anos, deu entrada no PS com febre alta persistente com calafrios, cefaleia intensa, vômitos, diplopia e dor na região retromastóidea há 3 dias. Referia odor fétido na orelha direita (OD) persistente há mais de 10 anos e negava cirurgia otológica prévia. Ao exame físico: regular estado geral, febril, com alteração do nível de consciência. À otoscopia da orelha esquerda, observada retração de membrana timpânica, e da orelha direita, observada bolsa de retração superior com lamelas de epiteliais e otorreia. Estava com dificuldade na movimentação do olho direito no sentido lateral. Em relação à principal hipótese diagnóstica e conduta, assinale a alternativa correta.
Com relação às síndromes genéticas, assinale a alternativa que corresponde ao quadro clínico apresentado a seguir.
Criança de 4 anos de idade apresentando microtia e atresia aural à esquerda (sem alterações de orelha externa, média e interna à direita), apêndices periauriculares, alterações oculares e vertebrais. Tem assimetria facial e hipoplasia malar e mandibular à esquerda.
É importante reconhecer o potencial de lesão do trauma acústico para a orelha interna e diferenciá-lo da perda auditiva induzida pelo ruído. Com relação ao trauma acústico, podemos afirmar que:
Num trauma acústico do tipo explosão, as estruturas da orelha que sofrem agressão são:
Quando se faz a admissão de um candidato a um trabalho com exposição a ruído, considera-se como de:
Na vigência de um quadro de paralisia facial periférica, o melhor exame subsidiário para afastar a etiologia tumoral é:
Paciente de 38 anos com história de acidente automobilístico há 6 dias com perda da consciência e entubação orotraqueal. Encontra-se em coma induzido na unidade de terapia intensiva. Ao exame, observa-se saída de pequena quantidade secreção serosanguinolenta pelo conduto auditivo externo esquerdo. Neste momento, a provável etiologia da secreção e melhor conduta são:
A vertigem nos pacientes com Doença de Menière:
Assinale a terapêutica que aumenta o ganho do reflexo vestibulo-ocular e a tolerância aos movimentos da cabeça, ajuda na estabilização do olhar e no processo de interação vestibulovisual nos movimentos cefálicos e melhora o controle postural: