Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuiabá - MT 2023 para Médico - Dermatologia

Foram encontradas 30 questões

Q2071343 Medicina
Paciente de 34 anos, fototipo IV, com diagnóstico de HIV desde 2018, em uso de zidovudina, lamivudina e efavirenz, com carga viral indetectável, apresenta episódio de febre, cefaleia a artralgia há uma semana, com posterior surgimento de lesões papulopustulosas, com evolução para lesões ulceronecróticas de bordas elevadas e crostas rupioides, na face e no tronco anterior. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a principal hipótese diagnóstica e o exame confirmatório. 
Alternativas
Q2071344 Medicina
Paciente de oito meses, do sexo feminino, nascido de parto normal sem intercorrências. Realizado pré-natal adequadamente, sem nenhuma intercorrência. Em aleitamento materno associado à introdução alimentar adequada para a idade. Crescimento, ganho de peso e desenvolvimento neuropsicomotor adequados para a idade. Há um mês, iniciou quadro de lesões eritematosas, com descamação, principalmente nos pés e mãos, e exulcerações nas regiões perioral e perianal. Assinale a alternativa que apresenta qual o exame complementar necessário para confirmar a principal hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q2071345 Medicina
Paciente de 40 anos, fototipo II, relata presença de nódulos eritematosos, dolorosos, com fistulização e saída de secreção purulenta nos glúteos e face posterior das coxas, há dois meses. Nega febre e perda de peso durante o período. Relata que, há cerca de três meses, realizou injeção de desoxicolato para redução de medidas com esteticista da cidade. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2071346 Medicina
Paciente de 55 anos, fototipo IV, relata áreas com perda de cabelo e de pêlos do corpo há um ano. Ao exame físico, aumento do recesso frontotemporal com alopecia difusa na região afetada. Na dermatoscopia da área, não se observam aberturas foliculares, e na periferia da lesão são observados eritema e descamação peripilar. Não há perda de supercílios ao exame clínico, porém há perda de pelos nos membros superiores e inferiores. Na dermatoscopia da região, são vistas aberturas foliculares. Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica correta para o caso.
Alternativas
Q2071347 Medicina
A esporotricose é endêmica em regiões de clima tropical e subtropical, como o Brasil. Atualmente, houve crescimento importante do seu diagnóstico, principalmente no estado do Rio de Janeiro, com predominância da infecção pela espécie Sporothrix brasiliensis. Sobre as formas clínicas da esporotricose, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2071348 Medicina
O conhecimento em dermatopatologia é essencial ao dermatologista clínico, visto que exames anatomopatológicos podem ser descritivos e pode haver a necessidade de correlação anatomoclínica. Assinale a alternativa correta quanto à descrição anatomopatológica do líquen plano.
Alternativas
Q2071349 Medicina
A psoríase pustulosa generalizada de von Zumbusch é uma forma especial de psoríase, que apresenta particularidades específicas quanto à apresentação clínica. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2071350 Medicina
O advento dos imunobiológicos na Dermatologia é recente; seu uso já é realidade na prática clínica atual apresentando indicações para doenças como psoríase, dermatite atópica e hidradenite supurativa. Quanto aos imunobiológicos, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2071351 Medicina
Paciente do sexo masculino, 40 anos, fototipo III, relata surgimento de placa normocrômica endurecida, de bordas irregulares e aspecto multinodular na região do dorso superior à direita, com crescimento progressivo. Nega trauma ou cirurgia local. Realizada biópsia cujo exame anatomopatológico revelou presença de células fusiformes dispostas em redemoinhos, predominantemente no subcutâneo. Feito imunohistoquímica da lesão, que apresentou positividade difusa para CD14 e negatividade para o fator XIIIa. Assinale a alternativa que contenha o diagnóstico correto.
Alternativas
Q2071352 Medicina
Paciente do sexo feminino, 45 anos, relata surgimento de nódulos eritematosos na parte posterior das pernas há cerca de seis meses, com surtos de piora e melhora, e recente ulceração de uma das lesões. Ao exame físico, observam-se nódulos subcutâneos eritematosos na face posterior de ambas as pernas, associados a um nódulo eritematoso, com ulceração central com focos de necrose. Considerando a principal hipótese diagnóstica infecciosa, assinale a alternativa que contenha o resultado do teste de Mantoux (PPD) e a provável carga bacilar da lesão em evidência.
Alternativas
Q2071353 Medicina
A epidermólise bolhosa adquirida (EBA) pertence ao grupo das doenças vesicobolhosas autoimunes vinculadas ao colágeno tipo VII, predominante na sublâmina densa na zona da membrana basal. Quanto às suas características clínicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2071354 Medicina
Em situações e condições distintas, a retenção sudoral pode evoluir para quadros patológicos cutâneos, como a miliária. Sobre as características dos diferentes tipos de miliária, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2071355 Medicina
A escabiose é uma dermatose contagiosa causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e não apresenta predileção por sexo, idade ou fototipo. Sobre a escabiose, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2071356 Medicina
É imprescindível que a biópsia, feita para a execução do exame anatomopatológico, seja feita no momento e local mais adequados, para aumentar usa acurácia diagnóstica. Sobre a escolha dos locais para a realização de biópsia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2071357 Medicina
Paciente de 49 anos, fototipo IV, trabalhador rural, relata que, há cerca de dois anos, surgiu lesão de crescimento lento e centrífugo na face anterior da perna esquerda. Ao exame, presença de placa hiperceratósica, vegetante, indolor, sem sinais flogísticos, de cerca de 5 cm de diâmetro, na face anterior da perna esquerda. À dermatoscopia, visualizam-se pontos pequenos dispersos pela lesão. O exame anátomopatológico evidenciou hiperplasia pseudoepiteliomatosa na epiderme e infiltrado inflamatório crônico granulomatoso na derme, com células gigantes e microabscessos. Pensando na principal hipótese clínica para o caso descrito, assinale a alternativa que contenha a estrutura que pode ser encontrada na descrição do exame anatomopatológico. 
Alternativas
Q2071358 Medicina
Paciente do sexo feminino, 32 anos, fototipo II, relata surgimento de múltiplos nódulos subcutâneos eritematosos, dolorosos, com fistulização de conteúdo purulento, há cerca de três meses, na face posterior das coxas. Relata ter feito aplicação de desoxicolato com esteticista há cerca de quatro meses, no mesmo local. Considerando a principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2071359 Medicina
Em cirurgia dermatológica, o uso de anestésicos locais é recorrente, seja para pequenas biópsias ou mesmo para cirurgias mais extensas, com a realização de retalhos e enxertos. Quanto aos anestésicos locais mais utilizados em dermatologia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2071360 Medicina
A escolha do fio de sutura adequado é um dos pontos mais importantes do planejamento de uma cirurgia dermatológica, podendo refletir nos resultados e eventuais complicações. Sobre os fios de sutura mais utilizados em cirurgia dermatológica, assinale a alternativa que contenha a informação incorreta.
Alternativas
Q2071361 Medicina
Paciente de 25 anos, do sexo feminino, procura dermatologista por conta de lesões faciais que deseja tratar. Ao exame físico, são observadas pápulas eritematosas, por ora confluentes, acometendo todo o centro facial, principalmente o nariz. Observando o resto do corpo, o colega dermatologista encontrou manchas e máculas hipocrômicas em forma de folha distribuídas de forma esparsa pelo tronco, e tumorações filiformes normocrômicas periungueais. Paciente relata que mãe tem as mesmas lesões periungueais. Assinale a alternativa que contenha a principal hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q2071362 Medicina
Paciente de um ano e oito meses, fototipo I, com história de febre há três dias, de 38,2 a 38,5ºC, tosse, inapetência e mal estar. Dois dias após o início do quadro, iniciou exulcerações na mucosa oral e vesículas com eritema na sua base, não dolorosas, acometendo o cavum plantar e as palmas, com saída de conteúdo serossanguinolento. Feita a principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa que contenha o agente causador.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: A
6: B
7: B
8: A
9: C
10: D
11: C
12: D
13: C
14: C
15: D
16: A
17: B
18: D
19: B
20: C