Questões de Concurso Público SEAD-GO 2023 para Analista Ambiental - Geologia

Foram encontradas 14 questões

Q2103327 Geologia
Os terremotos são fenômenos associados à movimentação das placas tectônicas, às falhas geológicas, ao vulcanismo ou até mesmo a ações antrópicas, tais como explosões de grande magnitude ou extração de fluidos. Os terremotos ocorrem quando é liberada uma grande quantidade de energia, propagada por meio de ondas sísmicas, que geram oscilações de sentidos verticais e horizontais na superfície da Terra. O Brasil é um país em que a incidência de terremotos de grande magnitude é rara. Isto ocorre devido a características geológicas especiais.
Fonte: elaborado pelo autor.
Sobre o texto acima, assinale a alternativa sobre o Brasil.
Alternativas
Q2103328 Geologia
A Figura 1 a seguir descreve um fenômeno denominado tsunami. Esse fenômeno atingiu diversos países do sudeste asiático ao final de 2004, causando mais de 220.000 mortes e uma vasta destruição.

Imagem associada para resolução da questão

Figura 1. Tsunami no sudeste asiático no ano de 2004 Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia /MeioAmbiente/noticia/2022/01/o-quecausa-um-tsunami-cientistaexplicafisica-por-tras-do-fenomeno.html
Em relação ao tsunami abordado, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2103330 Geologia
O(a) ______ de um mineral pode ser definido(a) como a(s) forma(s) com a qual o mesmo aparece frequentemente na natureza, por exemplo: como prismas alongados; como cristais tabulares (achatados); como agregados cristalinos com arranjos geométricos característicos; ou mesmo como grãos com forma indefinida.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q2103332 Geologia
Analise as afirmativas a seguir acerca dos indicadores geológico e geotécnicos para áreas degradadas.
I. Tecnologias geotécnicas representam a execução de obras de engenharia (com ou sem estruturas de contenção e retenção), incluindo as hidráulicas, que visam a estabilidade física do ambiente.
II. Os indicadores geológico-geotécnicos são quantificáveis e traduzem o estágio de degradação.
III. Os indicadores geológico-geotécnicos não permitem dimensionar os esforços (técnicos e econômicos) aplicados num trabalho de recuperação.
IV. Exemplos de indicadores geológico-geotécnicos são: feições erosivas de pequeno e grande porte; feições de movimentação de massa; posicionamento do nível freático; dimensão do assoreamento; alcance da poluição do solo; grau de compactação; umidade do solo e variações no ph da água.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2103334 Geologia
Rochas também podem ser denominadas de ígneas ou eruptivas.
Diante do exposto, assinale a alternativa que contém corretamente outra denominação e um respectivo exemplo desse tipo de rocha:
Alternativas
Q2103335 Geologia

Observe o mapa das Unidades de Relevo Brasileiro presentes na Figura 2 a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Figura 2. Unidades do Relevo Brasileiro Fonte: Adaptado de ROSS, Jurandyr L. Sanches (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

Segundo Ross (2008), as unidades de relevo no mapa do Brasil, numeradas como 2, 6, 22 e 28 são classificadas, correta e respectivamente, como:

Alternativas
Q2103337 Geologia
Em relação à geoquímica, analise as afirmativas a seguir.
I. O petróleo é gerado a partir do intemperismo físico de rochas encontradas no substrato rochoso terrestre. Essas rochas são ricas em materiais como C, N e H.
II. O intemperismo químico é o principal agente de modificação das rochas em regiões equatoriais, como na Floresta Amazônica. São processos inseridos no intemperismo químico a hidrólise e a dissolução.
III. Nas regiões mais secas, a lixiviação é menos intensa, produzindo quantidades reduzidas de íons H+ . Algumas condições químicas em demasia, tais como a alcalinidade e a salinidade, podem ocasionar problemas para a fertilidade edáfica.
IV. O poder tampão dos solos pode ser definido como a capacidade de resistência do solo em ter o valor do pH alterado quando tratado com um elemento ácido ou básico.
Assinale a alternativa que engloba todas as afirmativas corretas descritas acima.
Alternativas
Q2103338 Geologia
Em relação aos aquíferos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os aquíferos podem ser classificados em porosos, fissurais e cársticos em relação à porosidade; e em livres/freáticos ou confinados/ artesianos em relação à pressão da água.
II. Alguns fatores que influenciam a infiltração de água nos aquíferos são a porosidade do subsolo, a cobertura vegetal, o relevo e as características pluviais.
III. A composição química da água subterrânea depende de alguns fatores. São esses, por exemplo, a composição da água percolante e a litologia.
IV. A permeabilidade do solo não exerce influência direta na recarga dos aquíferos, sendo que esses, em sua maioria, são constituídos por rochas fraturadas pelo percolamento hídrico.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2103340 Geologia
Analise as afirmativas abaixo:
I. O magma localiza-se na camada da Terra denominada manto.
II. A velocidade das ondas sísmicas depende de alguns fatores. Dentre esses fatores, não está inserida a densidade das rochas transpassantes.
III. Geofísica é o estudo da estrutura, da composição, das propriedades físicas e dos processos dinâmicos da Terra através de métodos diretos e empíricos.
IV. Segundo a Geofísica, os silicatos são a classe de minerais mais abundante da crosta terrestre. Os silicatos possuem densidade específica baixa, o que facilita sua disposição terrestre.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2103342 Geologia
Segundo a Escala de Dureza de Mohs, a ordem decrescente de dureza dos materiais está correta apenas na alternativa:
Alternativas
Q2103343 Geologia
Assinale a alternativa correta acerca dos solos. 
Alternativas
Q2103344 Geologia
O ponto mais alto da Terra acaba de se elevar. O Monte Everest está aproximadamente a 8.848,86 metros acima do nível do mar, de acordo com os resultados da pesquisa apresentada recentemente. Essa altura é 86 centímetros maior do que a altitude reconhecida anteriormente pelo governo do Nepal.
Fonte: https://www.nationalgeographicb rasil.com/ciencia/2021/01/por-que-aaltura-do-monte-everestcontinuamudando
Em relação ao local exemplificado acima, podemos afirmar corretamente que:
I. Há predomínio dos processos deposicionais. II. Há a presença de zonas de falha transformantes associadas à margem sísmica passiva. III. Há grande instabilidade sísmica e vulcanismos. IV. Sob uma perspectiva geológica, as maiores cadeias de montanhas da Terra são muito antigas, tais como os Andes e o Himalaia. São datadas do começo da Era Paleozoica, cerca de 400 milhões de anos atrás. V. Ocorre a ação de processos endógenos de alteração do relevo.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q2103345 Geologia
A respeito da Hidrogeologia, analise as afirmativas a seguir.
I. São fenômenos do ciclo hidrológico precipitação, evaporação, evapotranspiração e silitização. II. A razão entre permeabilidade e porosidade é diretamente proporcional. III. A relação existente entre o volume dos poros interconectados e o volume total da rocha inserida no reservatório hídrico determina a porosidade total. IV. Aterros sanitários, fossas sépticas, fertilizantes nitrogenados e resíduos de atividades industriais podem degradar a qualidade das águas subterrâneas.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2103346 Geologia
Considere os movimentos de massa comuns no Brasil, definidos a seguir.
I. Movimento descendente, lento e contínuo da massa de solo de um talude, caracteriza uma deformação plástica, sem geometria e superfície de ruptura definidas.
II. Movimentos gravitacionais na forma de escoamento rápido, envolvendo grandes volumes de materiais. Caracterizados pelas dinâmicas da mecânica dos sólidos e dos fluidos, pelo volume de material envolvido e pelo extenso raio de alcance que possuem, chegando até a alguns quilômetros, apresentando alto potencial destrutivo.
III. Movimento rápido de massas do solo e/ou rocha, com volume bem definido, sendo que o centro de gravidade do material desloca-se para baixo e para fora do talude, seja ele natural, de corte ou aterro.
IV. Deslocamentos, por gravidade, de blocos de rocha, sendo divididos em 4 tipos básicos: queda de blocos; tombamento de blocos; rolamento de blocos e desplacamento.
Assinale a alternativa que corresponde às definições I, II, III e IV, respectivamente.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: C
5: E
6: A
7: D
8: D
9: A
10: D
11: B
12: D
13: C
14: A