Questões de Concurso Público SEC-BA 2023 para Professor da Educação Básica - Filosofia

Foram encontradas 25 questões

Q2063973 Filosofia
A Filosofia nasce em um momento e lugar específicos, ou seja, na Antiga Grécia, século VI a.C. caracterizando-se como uma forma específica de discurso, no qual procura-se entender o mundo que nos cerca. Este discurso tem uma especificidade que difere em relação ao pensamento mítico que o precedeu na Antiga Grécia. A respeito da relação entre o discurso filosófico e o mítico assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2063974 Filosofia
Aristóteles, no livro I da Metafísica definiu um filósofo como sendo o primeiro. Dentre os nomes abaixo, segundo Aristóteles, o primeiro filósofo seria: 
Alternativas
Q2063975 Filosofia
“Quando acompanhamos a história das ideias éticas, desde a Antiguidade clássica (greco-romana) até nossos dias, podemos perceber que, em seu centro, encontra-se o problema da violência e dos meios para evitá-la, diminuí-la, controlá-la. Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.” (CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. SP: Ed. Ática, 2000; p.432).
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O conceito de agente autônomo é essencial no pensamento ético. Suas origens são do grego antigo, sendo a junção das palavras autos que significa “eu mesmo” ou “si mesmo” e a palavra nomos que significa “lei”, “norma”, “regra”. Portanto trata-se daquele que tem o poder para dar a si mesmo a regra, a norma, a lei, gozando de liberdade e autonomia. II. O valor supremo da ética é a liberdade, então nada pode restringir a ação de um agente livre, mesmo quando ele causa dor para outros indivíduos. A moral como relativa historicamente e variável para cada sociedade não pode ter valores universais. Uma determinada sociedade pode conter indivíduos que gostem de sentir dor e serem humilhados. III. No pensamento ético existe uma relação entre meios e fins para se atingir objetivos. Porém, essa relação pressupõe a ideia de discernimento, ou seja, o uso da razão para distinguir entre meios morais e imorais, tais como nossa sociedade os definem. Esse discernimento precisa ser educado e desenvolvido para os valores morais, pois ele é criado pela vida intersubjetiva e social, e não nasce conosco, sendo um item fundamental no desenvolvimento de uma pedagogia voltada para o desenvolvimento humano. IV. A conduta ética é aquela na qual o agente não sabe exatamente o que está em seu poder de realizar, deixando-se arrastar pelas circunstâncias e instintos. Também pode ser considerada uma atitude ética quando se submete a uma vontade alheia, recusando-se a independência e capacidade de autodeterminação.

Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q2063976 Filosofia
Jean Paul Sartre é considerado um dos maiores filósofos e escritores do século passado. Criou uma interessante relação entre suas filosofias e seus romances, peças teatrais e ensaios filosóficos. Ele foi escritor porque filósofo, ei-lo filósofo porque escritor. Tirava da filosofia o melhor das invenções formais de seus romances, mas também tirou de seu talento de romancista as hipóteses mais audaciosas de sua ontologia e moral. Foi um filósofo famoso nos meios de comunicação da indústria cultural e como figura pública. Provocou um abalo e uma revolução da filosofia acadêmica, embora nunca tivesse ministrado aula na Universidade. Criou frases sintéticas e paradoxais que sempre provocavam controvérsias e discussões apaixonadas. Leia as frases abaixo de Sartre.
1) A ______ precede a ______. 2) No mundo estamos condenados a ser ______.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Q2063979 Filosofia
Platão foi um filósofo discípulo de Sócrates e cidadão ateniense. Fundou em Atenas a escola com o nome de Academia, na qual ensinava-se filosofia, matemática e ginástica. Considerando o núcleo central da filosofia de Platão em sua maturidade, tais como sua epistemologia, política e ética, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma das principais questões para Platão foi analisar e diferenciar aquilo que é eterno e imutável em contraposição aquilo que flui, movimentando-se. Concluiu que aquilo que é eterno e imutável está no plano ideal da razão, o qual chamou de mundo das ideias. Já aquilo que flui pertence ao mundo dos sentidos e acontecimentos, sendo sujeito à corrosão do tempo. II. Para Platão, a razão é eterna e imutável sempre emitindo juízos verdadeiros, pois ela se manifesta sobre dados que são eternos e universais. Já as opiniões do senso comum as quais são baseadas naquilo que é transitório são simples acontecimentos percebidos pelos sentidos que podem nos dar ideias falsas ideias, noções e conceitos sobre o que sentimentos ou percebemos. As opiniões dos homens estão baseadas na transitoriedade e não podem ascender por nenhum método para o mundo das verdades. III. Platão concebeu uma sociedade ideal, a qual ele compara com o corpo humano. A cabeça seria a sede da razão, o peito seria a sede da vontade e os desejos seriam a sede do baixo-ventre. A razão deve desenvolver a sabedoria; a vontade deve desenvolver a coragem e os desejos devem ser controlados. Essa sociedade ideal e harmônica deveria ser organizada, em analogia com o corpo humano, com os governantes sendo a cabeça, os soldados sendo o peito e os trabalhadores em geral sendo o baixo-ventre. Esse conceito platônico de sociedade foi considerado como a origem da concepção de “bem-estar social” e da democracia. IV. Na filosofia de Platão existe uma divisão entre dois mundos, a qual engendra também sua visão do homem como um ser separado por corpo de alma. O corpo sofre inclinações e paixões, sendo irracional, sensível e inferior, contaminando a pureza da alma racional e impedindo-a de contemplar as ideias perfeitas e eternas. A alma por não ser material pode ter acesso ao mundo das ideias.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2063980 Filosofia
O cultivo da Filosofia proporcionou um crescente desenvolvimento dos conhecimentos e acúmulo de informações gerando uma constante busca para a produção de conhecimentos verdadeiros. Assim, no século XVII surge um método científico baseado na experiência e cuja aplicação a cada objeto de estudo constitui uma ciência diferente: a física, a química, a biologia e a partir do século XIX, as chamadas ciências humanas e sociais: psicologia, sociologia e humanidades em geral, possui o seu próprio método, o qual depende do objeto de conhecimento.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2063981 Filosofia
De acordo com Carol Gilligan, as formas femininas de pensar sobre as decisões morais são baseadas em uma “ética do cuidado” e não em princípios (masculinos) impessoais e abstratos. Os críticos da ética feminista apontam que, embora uma ética do cuidado possa soar bem, ela é menos útil do que uma ética da justiça para lidar com os problemas gerados nas sociedades ocidentais modernas. A essa crítica, as feministas da linha da “ética do cuidado” respondem que: 
Alternativas
Q2063982 Filosofia
Em sociedades totalitárias apenas um ou poucos tem o poder político, todos os outros indivíduos não têm poder algum. De onde viria o poder desse indivíduo ou grupo? Por que todos se submetem aos seus desejos? Etienne de la Boétie em seu livro Discurso da servidão voluntária elaborou uma teoria política, colocando em perspectiva que o sustentáculo do tirano não é sua própria autoridade, mas a entrega dos súditos, isto é, a dominação só é possível com o concurso direto dos próprios dominados. Para tanto, o tirano constrói em torno de si uma rede de interesses semelhante a uma cebola, na qual uma série de cascas são sobrepostas em torno de um núcleo central. Reflita sobre esta questão e assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2063984 Filosofia
“A Filosofia, no espaço escolar, acompanhada de todo processo educativo desenvolvido na escola, não só é responsável por formar as novas gerações, mas também precisa oferecer aos novos cidadãos aquilo que a humanidade possui de melhor, e não o que nos envergonha como humanos. Uma sociedade ou um Estado que neguem a seus cidadãos as conquistas mais qualitativas da humanidade promovem a barbárie e contribuem para a animalização do ser humano, transformando-o em coisa, em objeto […]”. (GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2008, p. 144). Reflita sobre o texto acima e assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2063985 Filosofia
Já nas diretrizes para o ensino da Filosofia do Parecer de nº 277/62, realizada em 1962, procurava-se um princípio para nortear o curso de graduação no sentido de formar professores de filosofia altamente qualificados para introduzir os alunos do 2º grau na atividade crítico-reflexiva (licenciatura) e o de formar profissionais capazes de levar adiante, em outras áreas de atividade, a pesquisa filosófica e a reflexão crítica. Estava em questão o problema da flexibilidade e da diversificação aliado, em geral, à intenção de reforço de um ensino voltado mais para o rigor da formação que para o volume da informação. Mas é essa a dificuldade para o professor de Filosofia. Ensinar Filosofia: mas qual Filosofia. E se não há conteúdos, procedimentos e estratégias e o que deve ser ensinado: o que pode ser ensinado; como ensinar? Diante dessa questão, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2063986 Filosofia
Muitas das discussões contemporâneas oriundas das novas ciências são referências de velhas discussões já acontecidas na Filosofia em outros contextos históricos, agora atualizadas em novos contextos. Uma dessas discussões é a relação entre o corpo e a mente, com propostas dualistas, monistas e “monismo anômalo” (Donald Davidson). Neurociência, Ciências Cognitivas, Ceticismo Científico são novos campos do saber que fazem uso da história da filosofia para realizar suas discussões e defesas de teses. A respeito do pensamento de Descartes, filósofo do século XVII e considerado por muitos como o fundador da ciência moderna, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2063987 Filosofia
Em Filosofia procuramos ler, escrever e comentar artigos científicos, bem como dissertações de mestrado e teses de doutorado. Assinale a alternativa que apresenta quando podemos dizer que um texto de filosofia tem uma proposta ou tese forte e consistente.
Alternativas
Q2063989 Filosofia
A ética, a estética e a filosofia política são campos explorados pela reflexão filosófica. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Na medida em que a ética, a filosofia política e a estética levantam questões sobre julgamentos relativos ao valor, elas se referem à axiologia. II. A tentativa filosófica da ética de fornecer um padrão para avaliar leis, religiões, costumes e preferências individuais é, ela mesma, baseada nos valores pessoais de cada filósofo. III. Como justificativa utilitária (Filosofia Utilitarismo) para a pena de morte, a teoria da reforma utilitarista recomenda uma mudança na sociedade como um todo por meio da eliminação de indivíduos ameaçadores na comunidade. IV. De acordo com Sócrates e Platão, devemos agir virtuosamente pelo bem dos outros, independentemente do agir moralmente melhorar nossa capacidade de discernir o que é bom ou de controlar nossas paixões.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2063990 Filosofia
Existe contemporaneamente um forte interesse pela filosofia helenística, em particular fora dos estudos acadêmicos. Isso porque esses estudos ainda privilegiam Platão e Aristóteles, passando rapidamente para Agostinho ou Aquino. Por vezes, vão direto para Descartes. Apesar desse privilégio acadêmico dado a esses filósofos existe, de fato, um renascimento do interesse pela filosofia helenística, principalmente pelo estoicismo, Portanto, não há muita filosofia helenística no currículo acadêmico voltado para os Grandes Livros. Pensando nas questões estoicas, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Podemos considerar o hedonismo como uma forma de teoria ética teleológica, pois o que essa teoria recomenda é que tenhamos atitudes segundo o princípio de produzir maior felicidade como consequência de nossas ações, a qual é entendida como prazer. ( ) Os estoicos observam que, ao agir, procuramos acumular poder e riqueza, restringindo nossos desejos a coisas sobre as quais temos controle. ( ) Para o estoico, a razão pela qual alguém cumpre seu dever é que é a única maneira pela qual uma pessoa pode alcançar a verdadeira felicidade. ( ) Segundo os estoicos, a única maneira de cumprir nosso dever de viver em harmonia com o universo é ceder às nossas paixões, desejos e emoções.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2063991 Filosofia
Abaixo se encontram duas famosas frases de dois famosos filósofos: Jean-Jacques Rousseau e Thomas Hobbes respectivamente.
“O homem nasce _____, e por toda a parte se encontra a ______.” (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. in: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 22.) “O homem é o ___ do próprio homem”.
(HOBBES, Thomas. Do cidadão. São Paulo: Martin Claret, 2006, p. 9)

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 
Alternativas
Q2063992 Filosofia
A “liberdade” é um sentimento e um valor que busca evitar que o homem seja submetido ao controle externo ou coerção e permite que ele tome decisões independentes e aja de acordo com sua vontade. A liberdade em um sentido político é livre de subjugação. No sentido econômico, a liberdade significa expressar e trabalhar na área desejada para ganhar a vida; no sentido ético, a liberdade significa tornar alguém livre do controle dos outros. É também a capacidade de as pessoas se expressarem livremente e desenvolverem seu potencial. Refletindo sobre essa questão assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2063993 Filosofia
No Livro I do Contrato Social, capítulo 7, Rousseau faz a seguinte declaração:
“A fim pois de o pacto social não ser um vão formulário, nele tacitamente se inclui essa obrigação, a única que pode fortificar as outras; que, se qualquer um se recusa obedecer à vontade geral, todo o corpo o force à obediência; isso não significa outra coisa exceto que o obrigarão a ser livre porque a condição com a qual se dá cada cidadão à pátria lhe assegura toda a independência pessoal; condição que faz o artifício e jogo da máquina política, e que só legitima os compromissos civis, os quais sem isso se tornariam absurdos, tirânicos e sujeitos aos maiores abusos.”
(ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Ou princípios do direito político. Capítulo VII – Do soberano, 2011, p. 28 – grifo nosso.)


Assinale a alternativa incorreta sobre o que Rousseau quer dizer quando escreve que o cidadão será “obrigado a ser livre”.
Alternativas
Q2063994 Filosofia
Assinale a alternativa que apresenta em qual dos seguintes campos da filosofia sobre a natureza do significado seria melhor categorizada como uma discussão. 
Alternativas
Q2063995 Filosofia
“Chama-se ética a parte da filosofia que se dedica a pensar as ações humanas e os seus fundamentos. Um dos primeiros filósofos a pensar a ética foi Aristóteles, que viveu na Grécia, no século IV a.C. Esse filósofo ensinava numa escola à qual deu o nome de Liceu, e muitas de suas obras são o resultado das anotações que os alunos faziam de suas aulas […] Em suas aulas, Aristóteles fez uma análise do agir humano que marcou decisivamente o modo de pensar ocidental. O filósofo ensinava que todo conhecimento e todo trabalho visa a algum bem.” (GALLO, Sílvio. Ética e cidadania. Caminhos da filosofia. 15ª Edição. Grupo de Estudos sobre Ensino de Filosofia. Campinas, SP: Papirus Editora, 2003, p. 54).
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo:
I. Segundo Aristóteles, as virtudes morais são hábitos e por isso mesmo não podem ser ensinadas, mas apenas aprendidas na medida em que se vive cada vez mais de acordo com elas. II. Segundo Aristóteles é possível se atingir uma vida boa ou feliz por meio de um comportamento que combina moderação, boa sorte e sabedoria. III. De acordo com Aristóteles a felicidade é um objetivo para todos os seres humanos e por isso cada um possui uma forma de alcançá-la, não existindo um padrão ético último e universal. IV. Na ética da virtude de Aristóteles, o valor moral é uma questão puramente privada, desvinculada de como as pessoas interagem com as outras numa determinada comunidade.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2063997 Filosofia
Cecília Meireles escreveu a estrofe abaixo em homenagem à Inconfidência Mineira, que foi um dos primeiros movimentos políticos sociais a buscar a independência do Brasil.

"...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda…"
Cecília Meireles – Romanceiro da Inconfidência

Dentre os filósofos do século XX, Jean-Paulo Sartre foi um dos que mais se destacou ao colocar o conceito de liberdade como central em seu pensamento. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo a Filosofia de Sartre como parâmetro.
( ) Segundo Sartre, a má-fé é autocontraditória porque envolve a livre escolha de um indivíduo em acreditar que não é livre. ( ) Sartre argumenta que uma pessoa é, em última análise, livre para agir da maneira que escolher, não importa quais sejam suas inclinações pessoais ou como ela foi criada. ( ) De acordo com Sartre, a escolha em acreditar que não somos livres e que somos determinados por forças sobre as quais não temos controle é em si uma escolha livre. ( ) Embora diga que estamos “condenados a ser livres” e que podemos “transcender” nossa situação social ou pessoal, Sartre reconhece que nem sempre somos responsáveis pelo que fazemos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: E
5: B
6: E
7: B
8: B
9: D
10: A
11: E
12: C
13: C
14: C
15: D
16: E
17: C
18: E
19: D
20: B